domingo, fevereiro 04, 2007

Muffin de Brownie de Chocolate

Esse muffin da Valentina é realmente uma mistura de muffin e brownie, perfeito com sorvete de creme ou mesmo puro, pra quem não gosta de doce muito doce. Algumas pessoas queridas vieram aqui hoje e aprovaram. O rendimento da Valentina foi de 12 muffins, mas nas minhas forminhas, que com certeza são menores, a massa deu 18 unidades. Receita muito prática e deliciosa. Não sei se a minha dúvida em relação à Nutella comprometeu a textura, mas o sabor estava ótimo.

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
35 g de chocolate em pó amargo (usei cacau em pó)
75 g de açúcar
60 g de manteiga derretida
95 g de grãos de chocolate ou pedacinhos de chocolate
75 g de pistache picado (usei castanha de caju)
125 ml (160 g) de Nutella*
1 ovo batido levemente
180 ml de leite em temperatura ambiente
125 g de iogurte natural

Prepare as forminhas de muffin. Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e mexa para misturar. Numa outra tigela coloque todos os ingredientes líquidos e cremosos. Misture-os. Depois derrame os líquidos na tigela onde estão os sólidos e misture os ingredientes utilizando um garfo. Isto é para que a massa fique "grosseira" pois massa macia é para bolo. E muffins têm consistência diferente.
Divida a massa igualmente pelas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, na prateleira do meio. Faça o teste do palito.

*Fiquei em dúvida se era "ml" ou "g", já que a Nutella é muito pastosa e a medida em xícara poderia ficar errada, então usei 125 g. Update: a Smas pesou os 125 ml e viu que se tratava de 160 g..

Fonte: Trem Bom.

18 comentários:

Akemi disse...

Luna, eu já fiz esses muffins e ficam realmente deliciosos! Essa bola de sorvete arrematou o doce!

Regina disse...

Luna, depois desse seu post eu terei que fazer esse muffin! Com esse sorvete de creme ficou perfeito! bjs

Anônimo disse...

Lu,
eu pessoalmente achei a receita o máximo, mas como disse, marido gosta de coisas molhadas, melecadas, Muffins estão fora de cogitação!!! Mas será que não fica bom se eu misturar mais, e virar bolinho, não??
:)
Outra coisa, aquela foto da tora de abóbora, com o queijo escorrendo, está tuuudo de bom!!! Eu nem gosto (pra variar) de jerimum, mas vocês todas têm feito coisas tão lindas, que estou morrendo de vontade de fazer algo para experimentar e tentar gostar...
Parabéns pelas receitas e fotos, o seu "Quiche" está cada vez mais gostoso!!!
Bjos.
Beijos!!!

Anônimo disse...

Ei,ei, não tem nada para celíacos (alérgicos a gluten) aqui?
Bjos :)

Eli disse...

Luna eu tenho essa receita guardadinha e devo dizer que depois desse seu post com essa foto não posso mais esperar o muffin vai ter que sair. :)
A bola de sorvete deve ter sido o acompanhamento perfeito.

Patricia Scarpin disse...

Nossa, amiga, que delícia esse muffin!

Silvia Arruda disse...

Meu Deus, deu água na boca!!! Preciso resistir e não quebrar minha dieta!! AAAAAAhhhhh
;-**

Cris disse...

Luna, cheguei a conclusão que os muffins que levam iogurte são os melhores... e este seu está de arrasar. Bjs!

Cinara disse...

Puxa, Lu, fui ao supermercado hoje à tarde, e me segurei para não comprar Nutella (porque engorda), que estava com um preço ótimo. (R$ 3,20 o pote) Se tivesse comprado, eu faria esta receita HOJE! ;o) Beijinhos...

Lua Limaverde disse...

Akemi, corri pra ver os seus, ficaram lindos, não lembrava que você tinha feito esses.

Regina, faça mesmo, você que também é muffineira (rs)!!

Marcinha, é capaz de dar certo esse bolinho, temos que perguntar à mestra Valentina. :)
Quanto ao jerimum, olha só, meu marido não gosta de abóbora, mas eu fiz a torta e ele amou, pediu pra eu fazer sempre! Quem sabe você também não gosta? Beijos!!!

Clara, que bom você aqui, olha, está meio difícil, não sei viver sem farinha de trigo, mas sempre que tiver alguma coisa que dê certo para celíacos, te aviso! :) Beijos!

Eliana, essa nem estava guardada, resolvi dar uma passeada pelo blog da Valentina e quando vi esses muffins, resolvi fazer.

Patrícia, é bom mesmo!

Silvinha, resista, querida, tenha forças (rs). Beijos!

Cris, concordo contigo. Aliás, tenho um amigo, com quem tenho trocado informações culinárias, que acha que só é muffin se tiver iogurte. Será? :D

Lua Limaverde disse...

Cinara, acho que você iria gostar desses muffins, você sabe que as receitas da Valentina são garantidas. Depois quero tentar com o pistache, pois não encontrei no mercado. Beijos!!

Valentina disse...

Menina Luna, fazia tempo que nao via este danado. Tive que suspender muffin pois o namorado nao estava querendo engordar e eu ja estou engordadessima. Por isso vou comprar a minha maquina de remar indoors - voltar a fazer os meus exercicios e poder beliscar umas coisinhas sem culpa e gorduras excessivas. Amei o toque do sorvete.Agora, nao entendi bem a pergunta da marcia querida. Se misturar mais e virar cupcake nao vai alterar o fato de que continuara nao sendo molhadinho como o maridao gosta.marcia querida, sera que podes me explicar um pouco mais a tua duvida? Valeu.beijocas.

Lua Limaverde disse...

Valentina, querida, queria te perguntar se a Nutella você mede o "ml" pela xícara, fiquei com essa dúvida porque ela é muito pastosa, achei que teria mais a ver com gramas. Beijinho.

Anônimo disse...

Luna
Fiz o bolo mole de queijo domingo. Fez o maior sucesso aki em casa. O duro é resistir e comer pouco...afe.

Obrigada
Andréa Melo

Lua Limaverde disse...

Oi, Andréa, que maravilha você ter feito o bolo, eu amo esse bolo desde pequena. Obrigada por ter vindo aqui me contar, viu? Beijos!

Elvira disse...

Que tentação de bolinhos! :-)

Lid disse...

isso ficou muito delicioso! noooossa!
eu queria ter comido todos os Muffins!

Lua Limaverde disse...

É sim, Elvira! :)

Lid, ainda tem, vem buscar! :D