segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Cookies de Manteiga de Castanha-de-Caju

Como comentei na postagem anterior, a textura de cookies feitos com manteiga de amendoim fica bem diferente, algo entre o crocante e o macio, apesar disso parecer contraditório. A manteiga de castanha-de-caju também deu um efeito idêntico nesses cookies (mais uma da Nic, fazer o quê?), com a vantagem de não deixar evidente o gosto da castanha, o que pode ser muito bom se o complemento do cookie não combinar com isso. Em metade da receita usei castanhas quebradas e na outra pedaços de chocolate meio amargo. Os dois ficaram ótimos, mas na minha visita ao Mercado Central eu experimentei passas de caju e fiquei imaginando que essa combinação ficaria bem agradável. Vou testar depois. Só um detalhe: a cor dos biscoitos vai depender muito da cor do açúcar mascavo.

Ingredientes:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1/2 xícara de manteiga de castanha-de-caju
1/2 xícara de castanhas quebradas ou chocolate em pedaços (ou quaisquer frutas secas ou passas)

Pré-aqueça o forno em 140-160° (baixo). Unte duas assadeiras grandes com manteiga ou margarina e forre com papel manteiga, untando por cima do papel também. Numa vasilha, junte a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve. Na batedeira (ou manualmente) bata a manteiga com os açúcares. Acrescente o ovo, depois a manteiga de castanha e bata bem. Vá adicionando os ingredientes secos até que estejam incorporados. Acrescente as castanhas ou chocolate. Faça bolinhas com a massa, deitando-as na assadeira e achatando-as levemente. Deixe bastante espaço entre elas, pois espalham à medida que assam. Ficam prontos em 15 minutos, ou até dourarem nas bordas. Nessa hora parecerão que ainda estão moles, mas ao esfriarem um pouco vão endurecer e ficar na textura ideal. Portanto, deixe que esfriem um pouco antes de retirá-los da assadeira. Rende cerca de 24 biscoitos.

Fonte: Baking Sheet.

10 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Otima dica para acabar com meu pote de manteiga de caju !

Eli disse...

Hum, parecem estar uma delícia!

Akemi disse...

Quantas coisas gostosas vc andou preparando, Luna! Esta manteiga de caju achei bem diferente mesmo! As receitas da Nic são ótimas mesmo, difícil é escolher qual fazer ne?

Silvia Arruda disse...

Luna, que moça prendada hein? Achei lindos seus cookies.... e me deram água na boca!! Hummmm

Wal disse...

Luna
Adorei seu blog e me deu muitas saudades da nossa terra, Fortaleza. Estou fora daí, à 34 anos. Venha visitar meu blog também, é: vovomoderna.blogspot.com.

Patricia Scarpin disse...

Luna,

Também fiz cookies aqui, que coincidência, amiga!

Estes parecem ótimos, nunca comi manteiga de castanha de caju, que diferente!

Lua Limaverde disse...

Depois quero ver os biscoitos no blog, Bia! :)

Eliana, estavam, não duraram nem meia hora! :)

Akemi, aqui só está dando Nic, me empolguei um pouco com as receitas dela! rsrs

Ah, Silvinha, prendada nada, se você soubesse das minhas receitinhas de carnaval que não deram certo... rsrs

Wal, seu blog é uma gracinha, que legal, cearenses são raras aqui, por enquanto. Beijo!

Patricia, estamos sempre em sintonia, não é mesmo? rsrs Estou esperando você postar sua fornada! Beijos!

Carla Ventura disse...

Acredita q eu nunca fiz cookies? mas tenho muita vontade de fazer. Hum...vai entrar pra minha lista de tentativas!

Elvira disse...

Estas bolachinhas são um pecado autêntico! ;-)

Lua Limaverde disse...

Tem que fazer, Carla, é um clássico! rsrsrs

Exatamente, Elvira!