quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Sopa de Milho Verde

Milho dando sopa, literalmente. Ficou uma delícia, é daquelas sopas capazes de curar alguém da gripe, bem "levanta moral". Acompanhantes foram as torradinhas - essenciais com sopa, pra mim, ainda que as de pão francês sejam melhores - e um punhadinho de queijo ralado, porque a sopa já estava muito light com esse bacon todo.
Durante o processo de passar o milho na peneira, percebi que grande parte do milho iria se perder, então guardei o "bagaço" pra ver se faço alguma coisa com ele amanhã, talvez um pão (se alguém tiver alguma sugestão...).

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
4 xícaras de milho verde (mais ou menos 5 espigas)
4 fatias de bacon* em pedaços
6 xícaras de caldo de galinha (usei de legumes)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo**

Coloque numa panela o azeite e leve ao fogo para esquentar bem. Junte o alho e frite até dourar. Acrescente o milho, o bacon e misture. Refogue por 5 minutos. Coloque no liqüidificador, junte um pouco do caldo e bata bem. Passe por uma peneira e ponha em uma panela com o caldo restante e a farinha dissolvida em um pouco de caldo. Leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver, engrossar ligeiramente e sentir o sabor do milho cozido. Rende de 3 a 4 porções.

*Acho que 4 fatias é muito bacon, se eu repetir a receita, com certeza usarei bem menos.
**Por erro da revista, a quantidade de farinha de trigo não aparece nos ingredientes, usei 2 colheres, acho que ficou bom.

Update: Pão de Milho feito com o bagaço.

Fonte: Revista Claudia Cozinha de junho de 2006.

16 comentários:

Eli disse...

Luna pra mim sopa de milho é um LUXO! No meu estado se consome muito esse prato. Está linda sua cumbuquinha! Quando ao bagaço, pode farer um bolo e uma opção bem menos light mas também cheia de sabor é o bolinho de milho frito.

Regina disse...

Olha, e eu ganhei um monte de espigas da minha sogra e nem pensei em sopa? Se tivesse visto sua receita... a Sofia iria adorar pois nunca vi comer milho q nem ela, detona uma espiga rapidinho, na praia fica doida qdo vê rsrsrs

Lua Limaverde disse...

Eliana, aqui se faz tanta coisa com milho, mas sopa nunca vi, foi a primeira vez que comi sopa de milho, acredita? Quanto ao bagaço, infelizmente não dá pra fazer bolo porque tem bacon e alho, só dá pra receita salgada, mas o bolinho frito parece bom. :)

Regina, deve ser uma graça a Sofiazinha detonando uma espiga, que fofa! Beijos!

Anônimo disse...

Lu, amiga, realmente eu nunca ouvi falar em sopa de milho aqui pelo Nordeste, mas a idéia me apeteceu bastante - gosto de tudo o que leva milho, doce ou salgado.
Ficou uma cara tão boa, e com esses croutons, então... adoro!

Patricia Scarpin disse...

Luna,

Quando eu era adolescente fazia muito curau em casa, meu pai comia pra caramba e até a Jéssica, que era pequenininha, mandava ver no curau e no suco de milho.

Com a palha que sobrava eu fazia tipo uns croquetinhos, como os bolinhos de que a Eliana falou. Fazia a olho mesmo, colocava farinha, ovo, temperinhos, um pouquinho só de leite. Fazia uma massinha. Não ficava muito firme mas dava pra enrolar e fritar. Era bem gostoso!

Tá linda a sopa e dei risada do teu comentário sobre o bacon/queijo. ;)

Cinara disse...

Lu, quero aproveitar este post para pedir sua opinião, e quero que você seja totalmente sincera, OK? Eu não gosto de *nada* com milho, só como milho cozido na espiga. Se tirar os grãos da espiga eu não como mais! (Já percebeu que sou fresca, né?) Enfim, ontem fiquei na dúvida de comentar ou não este seu post. Sua foto está linda, eu adoro seu blog e quero que vc saiba que passei por aqui, mas eu não queria escrever: "Eu não gosto de sopa de milho", entende? Em alguns blogs, se eu não gosto da receita ou do ingrediente usado, eu simplesmente não comento. Mas tem alguns que eu faço questão de comentar, como o seu... O que vc acha que devo fazer?? (Desculpe escrever tanto!) Beijão!

Lua Limaverde disse...

Marcinha, esse receita realmente não é típica daqui, mas eu gostei bastante, se você fizer, me conte. :)

Patricia, quase fiz o bolinho que a Eliana falou, mas vi aqui uma receitinha de pão que deu para adaptar, logo mais vou postar aqui. Beijos!

Cinara, você é um pouco como eu, às vezes eu também fico preocupada com uma certa "etiqueta bloguiana", muitas vezes não comento algumas coisas com medo de ofender, principalmente porque sou acusada de ser uma pessoa crítica, então tenho medo de ser mal interpretada. Mas acho que a gente deve comentar sempre que tem vontade, mesmo pra dizer que não gosta, afinal é uma maneira de todas nós nos conhecermos, saber o que cada uma gosta. Exemplo: uma vez a Scarpin fez um risoto e eu não comentei porque eu já tinha dito a ela que não gostava de arroz, aí eu não tinha mais nada pra dizer (rs). Mas da primeira vez eu disse (rs). Então, amiga, comente só quando quiser dizer algo, mesmo pra dizer que não gosta. Aliás, vou já postar um pão de milho... rs. Beijão, amiga! :)

Carla Ventura disse...

Olá! Acho q nunca comentei por aqui, mas com certeza vai entrar na minha lista de visitas diárias. Amo sopas e caldos! Adorei a sugestão do milho. MAis um para fazer aqui em casa, aproveitando a época de chuva. Até mais!

Cinara disse...

Lu, eu não tinha pensado por esse lado, mas você tem razão quando diz que os comentários -- mesmo dizendo que a gente não gosta -- é uma maneira de nos conhecermos melhor. Vou adotar essa filosofia a partir de agora! {Acho que este tópico também daria um bom fórum, você não acha?) Você nem imagina como estou mais aliviada, amiga... Bjs e boa noite!
(Pelo jeito você é coruja que nem eu... :oD )

Agdah disse...

Eu vou esperar pra fazer essa receita quando chegar lá em casa, por que o milho daqui tem tão pouco amido, é aguadinho.

Anônimo disse...

De uma ssopa desta que estou precisando para melhorar, deve estar muito boa ! Ontem fiz uma de cevadinha que ficou horrivel !!! rs

Lua Limaverde disse...

Oi, Carla, que bom que gostou, vou já já conhecer seu espaço também. Beijos!

Cinara, meu normal é dormir cedinho, mas ultimamente estou coruja mesmo. :) Olha só, estou pensando seriamente em montar um fórum pra gente, depois vou pensar nisso direitinho. Beijos!

Agdá, o milho que eu usei não era lá essas coisas, mas fazia tempo que eu namorava essa receita... :)

Bia, como eu disse, essa sopa levanta qualquer um, muito boa para quem está se recuperando de alguma gripe. :)

Anônimo disse...

Caraca, Lu... vamo' trocar minha sopinha de batata-doce por esse de milho? Eu troco, eu troco!
=)))))

Lua Limaverde disse...

Hahaha, vamos sim! rs. :)

Anônimo disse...

Adorei, muito enriquecedor! eu primeiro vi e depois testei em casa, todos adoraram!

Abraços

Lua Limaverde disse...

Olá, criar um forum, que bom que todos gostaram, lembro que essa sopa ficou realmente boa. :)