segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Manteiga de Castanha-de-Caju

Não sou muito fã de manteiga de amendoim, mas gostei muito da textura que ela dá aos cookies. Já a castanha-de-caju me agrada muitíssimo e fiquei muito interessada em fazer a manteiga de castanha-de-caju receitada pela Nic. Aproveitei e já fui logo fazendo cookies de castanhas (receita a seguir). Depois vi outra receita no blog Chocolate and Zucchini, que não usa o óleo, apenas deixa processando as castanhas com o sal até virarem uma pasta, deixando que o óleo da própria castanha faça o serviço, o que me pareceu bem mais apetitoso e será testado em breve. Essa manteiga será feita sempre aqui em casa, fica deliciosa, mas vou testar cada vez com menos óleo, pra conseguir a textura que eu espero.

Ingredientes:
2 xícaras de castanhas-de-caju torradas ou assadas, sem sal
3 (ou 4) colheres (sopa) de óleo vegetal (usei de girassol)
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal

No processador, com a lâmina, misture as castanhas, 3 colheres de óleo vegetal, o açúcar e o sal e processe até ficar homogêneo. Acrescente mais uma colher de óleo apenas se a mistura virar uma bola ao invés de uma pasta. O processo dura apenas alguns minutos. Conserve na geladeira e deixe-a em temperatura ambiente quando for servir ou usar em alguma receita. Rende 1 xícara e meia de manteiga.

Fonte: Slashfood.

11 comentários:

Cinara disse...

Amiga, isto deve ser uma delícia mesmo!! Como você sabe, eu adoro peanut butter, mas acho que também iria gostar desta aqui, porque adoro castanha-de-caju. Aqui elas são muito caras, graças a Deus temos meu irmão e minha cunhada que nos abastecem! ;o) Beijos...

Beatriz Belliard disse...

Olha que interessante, tinha procurado muito uma receita de manteiga de castanha de caju ! Mas acabei encontrando a propria depois de 4 meses de procura, e a 5 minutos da minha casa, ela é feita so com castanhas, uma marca organica, e fiz tb um doce com ela mas so vou postar semana que vem !

Eli disse...

Luna eu não conheço a manteiga de castanha de caju, só a de amendoim. Vou procurar por aqui.

Lua Limaverde disse...

Cinara, acho que você iria gostar, sim, viu? E é tão legal de fazer, vou testar com menos óleo, como eu disse. Aqui elas são bem baratas, o quilo das quebradas é R$ 10,00, eu comprei 3 kg porque não costumo ir muito onde vende. :)

Bia, nem espero encontrar uma industrializada por essas bandas, aqui até a de amendoim é rara. Estou curiosa por esse doce, tenho que dar uso pras minhas castanhas!! rs

Eliana, talvez você encontre, mas se você encontrar castanhas baratas por aí, tente fazer a caseira, fica bem gostoso e é tão fácil! :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

essas manteigas sao uma perdicao! feita em casa entao.. hmmm!!! :-))

Karen disse...

Acho que dá para fazer sem açúcar, não é mesmo? Gostei!

Lua Limaverde disse...

Sim, Fezoca, gostei muito, vou viciar em fazer, vou tentar com outras castanhas também. :)

Dá sim, Karen, a próxima que vou fazer é só com sal. :)

Agdah disse...

Menina, eu odeio as manteigas comercializadas mas amo as caseiras

Lua Limaverde disse...

Agdá, não tenho costume de comprar, mas adorei fazer em casa!

Valentina disse...

Luna querida, aqui se compra esta manteiga pronta tambem. outro dia comprei para provar.muito gostoso o sabor. adorei a ideia de faze-la tambem.bjocas

Lua Limaverde disse...

Valentina, acho mais prático fazer em casa, acho até que deve ser mais barato! :)