quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Chucrute com Salsicha

Eu sei que essa não é a maneira autêntica de fazer chucrute - e nem a mais fácil - mas quando vi essa receita num livrinho que comprei recentemente não resisti de curiosidade e preparei, claro que por conta da famosa receita que deu nome ao blog da Fer e que virou sinônimo de um estilo de cozinhar. Não sei se ficou como deveria ficar ou se é parecido com o verdadeiro chucrute, pois não tenho parâmetro, mas eis a sugestão para quem gosta. À medida que fui fazendo achei que não ia gostar muito, mas até que é gostosinho, o Ric é que gostou mais do que eu.

Ingredientes:
3 xícaras de repolho em tiras finas
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de cebola picada
1 alho amassado
1 xícara de talos de agrião (não usei)
3 salsichas cortadas em rodelas
1/2 xícara de vinagre

Ponha o repolho de molho em água quente com sal por três horas. Escorra-o e aperte-o bem para tirar o excesso de água. Reserve.
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o talo de agrião e a salsicha. Refogue por mais três minutos e acrescente o repolho.
Adicione o vinagre e deixe ferver até secar todo o líquido que se forma. Sirva quente ou frio.

Fonte: Claudia Cozinha Especial "Tudo Prático".

12 comentários:

Cris disse...

Eu gosto deste tipo de prato, pena que se fizer aqui em casa acho que não vai virar... mas deixa ter uma visitinha que testo... Beijos

Cinara disse...

Lu, quando provei chucrute pela primeira vez, eu não gostei. Anos depois, na Alemanha, decidi dar mais uma chance ao prato e... achei pior ainda! Eu adoro repolho cru, em saladas, mas repolho refogado não é comigo, amiga! De qualquer forma, admiro a sua disposição em fazer receitas tão diferentes! Beijão...

Lua Limaverde disse...

Cris, se for só pra você e outra pessoa até que dá - na receita diz que são 4 porções, mas comi só um pouco e meu marido comeu o resto, não é muito, eu diria que são 2 porções. :)

Cinara, ri muito da sua experiência com o chucrute. Repolho não está na minha lista de preferidos, mas de vez em quando eu gosto. Fiquei tão curiosa com a receita que resolvi experimentar. O Ric adorou, perguntou quando eu ia fazer de novo, mas como eu gostei mais ou menos, acho que isso vai demorar (rs)... :)

Agdah disse...

Luna, quando participei de intercâmbio, morei com um família que de descendência alemã que adorava chucrute. Menina, eu tinha horror ao danado só por causa do gosto de vinagre. Mas eu me lembro que ela lá usava uma lingüiça polonesa ou um salsichão alemão.

Regina disse...

Ao contrário da maioria eu adoro chucrute, já da salsicha eu não sou muito chegada. Ah, e acompanhado de um purezinho de maçã? bjs

Anônimo disse...

Lua, minha mãe viu teu blog e disse que as fotos pareciam de revistas de tão bonitas que estão. Disse que você deve abrir um negócio pra você no ramo. Ela falou sério, viu? beijos

Eli disse...

Estou com a regina, chucrute com um purê de maçã é TUDO! Adorei a receita.

Lua Limaverde disse...

Agdá, a minha versão foi bem light, com salsichinha (rs).

Regina e Eliana, sabem que nunca comi purê de maçã? Qualquer dia vou fazer pra ver se gosto. :)

Lílian, sua mãe é muito gentil, viu? Acho que eu não trabalharia com comida não, sabe? Não se deve misturar negócios com prazer hehehehe. Beijinhos pra ti e pra tua família.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Luna, apesar de ser o nome do meu blog, eu nao curto muito chucrute... meu marido gosta, entao raramente qdo faco alguma receita mais alemãzada, compro o chucrute pronto, como minha mae fazia!! :-)) beijos,

Lua Limaverde disse...

Fer, com certeza a receita da sua mãe é mais prática (rs), mas é que nunca vi chucrute pra vender - ou então não percebi - e acabei fazendo essa receita só pra ter uma idéia da coisa :D
Beijinho!!!

Marcia H disse...

Isto nao é chucrute. O chucrute alemao, polones, russo, etc. é fermentado, e desenvolve lacto-bacilos! A maioria dos restaurantes na Alemanha nao servem um bom chucrute - por isso muita gente nao gosta! O segredo é colocar macã ou o suco de macã, um tiquinho de mel ou de acúcar na hora de cozê-lo. Eu adoro chucrute e tenho várias receitas!

Lua Limaverde disse...

Márcia, eu sei que isso não é O chucrute, é tanto que comento no início do post, mas fiz a receitinha só pra ter uma vaga noção e também como homenagem à Fernanda. Beijinho!! :)