domingo, novembro 26, 2006

Baião-de-dois


Ultimamente aqui em Fortaleza as casas especializadas em baião-de-dois fazem o que se pode chamar de baião "branco", com feijão verde. Mas o baião que eu gosto é desse tipo que o arroz toma um pouco a cor do feijão (de corda ou preto) e essa receita agradou todo mundo que veio almoçar aqui hoje. Ele fica pastoso (eu cheguei a pensar que tinha colocado muita água, mas quando vi a foto do livrinho de onde tirei vi que estava igual ao meu). Vou colocar como fiz, no original havia toucinho, que eu substituí pelo bacon, no lugar do óleo era azeite de oliva, e por minha conta acrescentei nata, que é essencial num baião, pra mim. Nada light, realmente, mas de ficar triste de felicidade e como o estrago estava feito (porque não precisava, por ser prato único), ainda foi acompanhado por macaxeira frita. Bom demais.
Ingredientes:
1 kg de carne-seca cortada aos pedaços
2 e 1/2 xícaras de feijão de corda
100 g de bacon em cubos
5 litros de água
4 dentes de alho
1 cebola grande
4 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 e 1/4 xícara de arroz
1/4 xícara de coentro picado
1/4 xícara de cebolinha verde picada
200 g de queijo coalho cortado em forma de bastão
4 colheres (sopa) de nata salgada

Dois dias antes coloque a carne-seca numa tigela grande, cubra com água e deixe na geladeira coberta, trocando a água a cada 4 horas (não vou mentir: troquei umas 3, 4 vezes por dia e só). Na véspera, coloque o feijão numa tigela média, cubra com água e deixe de molho até a hora de preparar a receita (esse molho é bom que não passe de 12 horas, pro feijão não fermentar).
Escorra a água do feijão e da carne-seca e transfira-os para uma panela grande. Acrescente o bacon, 4 litros de água e leve ao fogo alto. Como a minha panela era grande, mas não tão grande, coloquei 2 litros de água e fui deixando sempre um litro para ferver em outra panela, pra ir acrescentando. Não quis fazer em panela de pressão pois era muito feijão e tenho a impressão que fica melhor assim. Não reparei muito no tempo, mas se não me engano em 2 horas de cozimento o feijão e a carne já estavam bem macios. Aqui é a hora de ver se está bom de sal, no meu caso precisou, apesar da carne salgada.
À parte, pique o alho e a cebola e refogue-os no óleo, em fogo médio, até dourar. Junte o feijão (ou junte ao feijão, se for continuar na mesma panela) e misture. Adicione o arroz, a água restante, o coentro, a cebolinha e cozinhe até o arroz ficar macio. Se quiser pode ir acrescentando a água aos poucos, se não quiser que fique muito pastoso.
Ainda tinha um pouco de água quando acrescentei a nata, misturei um pouco e depois o queijo. Deixe secar mais um pouco, mas ainda fica um pouco molhado, que seca à medida que vai esfriando.

Fonte: Cozinha Brasileira - Nordeste (Claudia Cozinha Especial), que se baseou numa receita de um livro de Raquel de Queiroz.

21 comentários:

Anônimo disse...

Que legal esta receita! Conheci o baião de dois com uma amiga de Fortaleza que mora em São Paulo e ela é 'obrigada' a fazer toda vez que nos reunimos para uma comemoração. Bjs!

Lua Limaverde disse...

Olá Cris, que bom que gostou da receita. Garanto que ficou muito bom, é uma receita que dá pra ficar mais light, mas quis fazer uma coisa bem típica, sem preocupações com calorias e acho que quem comeu nem lembrou disso (rs). Beijinho. :)

Akemi disse...

Oi, Luna! Adorei seu blog, seu template é muito legal, as fotos de deixar babando! Parabéns! Este baião-de-dois está de fazer avançar na tela!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Akemi! Vou agora mesmo conhecer o seu! Beijo.

Eli disse...

Baião de dois é uma loucura né?! O problema é que rende muito. hehehe

Lua Limaverde disse...

Pois é, Eliana, mas acredita que nesse dia não sobrou nada, com apenas 6 pessoas? O pessoal tava com fome (rs). :)

Valentina disse...

Ah, Luna, amo baião de dois. Sou cearense também e sempre comi em casa.Quando visitava a minha avó elas caprichavam.

Lua Limaverde disse...

Valentina, você é cearense? Que legal, pensava que era paraense. Difícil um cearense que não goste de baião...

Valentina disse...

Luna, sou do Crato. A família da minha mãe e pai é toda da região do Cariri - Missão Velhar, Iara, Juazeiro do Norte..

Lua Limaverde disse...

Ah, Valentina, meu pai também nasceu no Crato, no distrito de Santa Fé (Família Limaverde). Só fui lá uma vez, mas achei muito bonito. Coincidência, né? Beijão!

Anônimo disse...

Nossa! Isso deve ser muito melhor que o meu, mas MUUUUUUUUITO melhor.
Adorei esse negócio da nata, comadre!

Lua Limaverde disse...

Imagina, você é baiana, deve fazer um baião de arrasar!!! Beijos.

Wal disse...

Oi Luna, sou cearense com muito orgulho> Embora já more aqui em São Paulo à 34 anos, nas minhas festas(para 40, 60 pessoas) as receitas da nossa terra continuam fazendo sucessos até hoje!
No meu baião, eu ponho linguiça calabresa ao invés do Bacon, frito antes e ponho na hora que vou fechar o fogo , qdo ponho o queijo de coalho .

Lua Limaverde disse...

Que legal, Wal! Vou experimentar um dia com calabresa! :)

Anônimo disse...

Nossa Luna, que delícia, deu saudades da época que morei em Fortaleza.
Eu adoro baião-de-dois, mas nunca consegui preparar ao estilo cearense.
:P

Se não for pedir demais, será que vc não teria uma receita do feijão verde?
Tenho procurado muito, mas não encontro em lugar algum.

Até logo!

Lua Limaverde disse...

Olá Ivan, desculpe a demora em responder, os comentários antigos me escapam... :(

Vou procurar uma receita boa de feijão pra ti, mas por enquanto, tenta fazer assim: depois do feijão cozido coloca bastante nata e pedacinhos de queijo coalho dentro que fica uma coisa! :)

Unknown disse...

olá.. muito legal esta receita e como cearense adoooroooo baião de dois. Moro em Brasília, mas não deixo de fazer estas delícias. obrigada.

Lua Limaverde disse...

Oi Lena, é bom demais, né? Obrigada pela visita, querida, volte sempre. :)

Unknown disse...

Luna, também sou de Fortaleza e adoro um baião de dois com bastante nata e queijo coalho e um ovo frito para acompanhar. Lendo os comentários, vi que você é da família Limaverde, do Crato. Tenho um tio que era casado com uma Limaverde. Risalva, filha de D. Teresinha e Sr. Mário. Você conhece? Tia Risalva fazia um baião de dois como ninguém!!! Ai que saudades!

Unknown disse...

Luna, também sou de Fortaleza e adoro um baião de dois com bastante nata e queijo coalho e um ovo frito para acompanhar. Lendo os comentários, vi que você é da família Limaverde, do Crato. Tenho um tio que era casado com uma Limaverde. Risalva, filha de D. Teresinha e Sr. Mário. Você conhece? Tia Risalva fazia um baião de dois como ninguém!!! Ai que saudades!

Lua Limaverde disse...

Olá, Jane! Fiquei morrendo de vontade de comer do baião da tia Risalva também, rs. Infelizmente eu não a conheço, mas ela é prima legítima do meu pai. Legal ver alguém de Fortaleza no blog, é tão raro. Obrigada por deixar um recadinho. Beijos!!!