domingo, dezembro 03, 2006

Pão com Limão Galego e Sementes de Papoula


Mesmo correndo o risco de meu blog se tornar um clone bizarro do blog da Valentina, aí vai mais uma receita dela. Esse pão estava na lista de espera, mas com tanto limão na geladeira e ontem tendo achado sementes de papoula, logo me lembrei dele. Nem preciso dizer que esse loaf é delicioso, fofinho, de um cheiro de matar e muito belo, pelo colorido do limão e das sementes de papoula. Quem quiser conferir o original, clique aqui.
Ingredientes:
2 limões galegos
3 ovos
170g de açúcar
180g de farinha de trigo peneirada
150g de manteiga sem sal derretida
3 colheres (chá) de fermento em pó
Pitada de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de sementes de papoula

Primeiro pre-aqueça o forno em temperatura de 180°. Unte e polvilhe uma forma de pão (16 cm x 9 cm x 8.5cm).
Raspe a casca de 1 dos limões e esprema o sumo dos dois. Numa tigela coloque os ovos e o açúcar e bata bem até que a mistura engrosse e comece a espumar. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo peneirada e a manteiga derretida. Nesta etapa utilize uma colher de pau para misturá-las. Não bata.
Com uma espátula, incorpore à massa o fermento em pó, o bicarbonato, a raspa de limão, o sumo de limão e as sementes de papoula. Misture só o suficiente para que tudo se incorpore.
Coloque tudo na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Dependendo do forno talvez necessite de 50 minutos para assar. O meu assou em exatos 40 minutos.

Fonte: Trem Bom.

6 comentários:

Valentina disse...

Luna, imagina se teu blog vai ser cópia de outros blogs.Tuas receitas são originais. Este pão é muito gostoso realmente. Tirei de um livro cheio de receitas de pães deste tipo.Pena que tive que devolver para a biblioteca e nao deu para fazer de novo.bjs

Cinara disse...

Você foi muito feliz nesta foto, Lu. O pão parece mesmo delicioso! Mas você diria que ele tem mais textura de pão ou de bolo? Pela foto, parece bolo... Tudo bem, porque eu adoro bolo E pão! :o)

Regina disse...

Tbém fiquei na dúvida, é pão ou bolo? Mas qq q seja, parece ser muito delicioso, prum chazinho de tarde, e adoro semente de papoulas, sempre faço receitas com elas,dão um toque no sabor, um croc-croc, fica realmente especial!
bjs

Lua Limaverde disse...

Valentina, esse pão é ótimo, obrigada por trazer tantas receitas diferentes... :)

Cinara e Regina, esse pão é mais pra bolo mesmo, é o que a Valentina chama de loaf, que são esses pães que levam fermento químico e não biológico. Regina, foi a primeira vez que usei sementes de papoula, acredita? Não é comum aqui. Amei! Vou usar mais, com certeza!

Anônimo disse...

Luna, estou para comentar este pão desde ontem, mas uma queda de energia aqui na empresa não deixou! risos

Está lindo. Não lembrava desta receita da Val, foi bom vc "refrescar" a minha memória, pois adoro tudo que é cítrico / azedinho.

Lua Limaverde disse...

Ah Patricia, eu também e estou com muitos limões lá em casa, meu próximo post também é cítrico rs.
A Valetina postou uns bolinhos cítricos esses dias, não foi? hehehe. Beijos, querida.