domingo, dezembro 03, 2006

Pãozinho Simples


Pãozinho simples. Ele é salgado, mas o açúcar é bem pronunciado. Bom com manteiga, nata, requeijão...
Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (30g)
1 xícara de leite morno
1/3 de xícara de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de manteiga
2 colheres (chá) de sal

No liquidificador, coloque o fermento, o leite, o açúcar, meia xícara da farinha e a manteiga. Bata até a mistura ficar homogênea. Transfira para uma tigela.
Acrescente a farinha restante e o sal. Misture. Amasse bem até obter uma massa lisa (acrescentei mais um pouquinho de farinha pois a massa é grudenta). Faça bolinhas de 3 cm de diâmetro e coloque-as numa assadeira não untada (dá 20 bolinhas).
Cubra com um pano e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume em lugar aquecido. Aqueça o forno em temperatura alta.
Faça cortes em cruz (com uma tesoura) sobre cada pãozinho. Asse por 35 minutos ou até a parte inferior ficar dourada, o que pra mim levou apenas 20 minutos. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Fonte: "Só Pães" - Claudia Cozinha (sim, acho que vou acabar fazendo todos os pães desse livrinho). ;)

3 comentários:

Cinara disse...

Lu, você acredita que eu não sei trabalhar com fermento biológico fresco? Como eu aprendi a fazer pão nos EUA, só uso fermento biológico seco... Mas seus pãezinhos parecem divinos! Bjo!

Anônimo disse...

Luna, que receitinha danada de boa - aposto que esse pãozinho fica bom com qualquer cobertura!!

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu uso os dois (o que a receita mandar) mas confesso que pra algumas receitas prefiro o fresco, pois com o seco algumas massas não dão certo. Mas que o seco é mais prático... :)

Patricia, esse pãozinho é bom, estou tentando revezar pães caseiros com pães de padaria, é tão bom comer pão caseiro! Beijo!