Faz tempo que queria fazer um bolo de fubá e essa receita me pareceu tão bonita (aliás confiram a foto do da Miki, ficou muito boa) e fácil, excelente realmente pra tomar com café. Tive uma tarde muito agradável com amigos muito queridos e todos gostaram.
Ingredientes:
100g de manteiga (a Miki usou margarina)
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de maisena (amido de milho)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de leite
semente de erva-doce a gosto
Misture a farinha, o fubá, a maisena e o fermento em pó. Reserve.
Bata a margarina com o açúcar até formar um creme homogêneo (o meu não ficou exatamente cremoso, fiquei em dúvida se a quantidade de manteiga estava certa, mas como resultou bem, acho que é essa mesma). Acrescente os ovos (inteiros) um a um misturando bem.
Vá acrescentando aos poucos a mistura de farinha e o leite, de maneira alternada: um pouco da mistura, depois um pouco do leite, incorporando entre um e outro.
No final, salpique erva-doce e misture levemente (não usei pois não tinha em casa).
Leve para assar em uma fôrma grande, untada e enfarinhada. Forno moderado.
Fonte: Tudo sobre coisas cabeça-gorda.
24 comentários:
Bolo de fubá é tudo com um cafézinho. Seu bolo de fubá vai ser outro a visitar minha cozinha. hehe
Eliana, tem que ter um café junto, né? É tanto que tanto minha foto quanto a sua tem uma xicarazinha do lado rs. :D
Foi o meu café-da-manhã! hehehe
Ah Lua, ficou lindo o símbolo do QUICHE! Arrasou hem ;)
Valeu, Lid, que bom que gostou, aqui vou ter bolo de fubá no café por uns dias (rs). Beijo!
Parece tão saboroso...
Luna, adoro bolo de fubá, e esse parece bem fofinho.
Seu blog é um primor, as receitas são ótimas.
E tamos juntas no amigo secreto, hein?
Beijo.
Anabela, ficou bom mesmo, obrigada pela visita, volte sempre! :)
Márcia, que bom você por aqui, sempre visito seu blog e também adoro. Sim, estou ansiosa por esse amigo secreto, acho que vai ser bem divertido, foi uma ótima idéia da Tatu. Beijos!
Ai, adoro bolo de fubá! Me lembro minhas férias que passava em Minas Gerais numa cidadezinha esquecida, porém aconchegante, onde uma senhora dona da casa onde ficava, fazia um desse bolos no fogão à lenha. Pense! Se no fogão à gás já fica bom, imagine no fogão à lenha que dá um sabor de interior e rustico. Só penso no gosto das sementes de erva-doce. Hum!
Vamos experimentar as panquecas do Lennon?
Bejos!
Luna, que bolo amarelinho, maravilhoso!!
Estou precisando fazer um bolo, faz tempo que não faço nenhum! Essa coisa de dieta é um horror...
Posso estar errada, mas acho que a cremosidade pode ter sido influenciada pela temperatura da manteiga - estava gelada?
Lennon, que felicidade ver um comentário seu aqui, tão lindo, sobre suas lembranças... Querido essas suas panquecas são famosas, então ou você me passa a receita ou vai ter que fazê-las lá em casa um dia (rs). Depois vamos combinar!
Beijão!
Patricia, você é mesmo uma profissional né, linda? Você foi em cima do meu erro, eu não esperei a manteiga ficar na temperatura adequada pois estava com pressa (shame on me).
Estou de olho nesta receita da Miki também, pois adoro bolo de fubá! O seu ficou tão alto e fofinho, deu vontade de atacar o monitor! rss
fiquei uns dias fora do ar e quando volto... ai ai... bolinho de fubá!
com o marido em dieta, não me atrevo a bater muitos bolinhos, então você pode imaginar como estou com vontade! ahhaha
'Beijos
ola, to conhecendo teu blog ! to adorando as receitas ! e ja vejo um bolo de fuba, eu to sonhando com um bolo de fuba !!! bjs
Akemi, a Miki manda colocar numa forma grande e eu obedeci, é claro, mas na hora fiquei com medo por achar que ia ficar muito baixinho, mas nada, ficou um bolão, ainda tem bolo aqui pra dar e vender (rs).
Dadivosa, meu marido não entende nem o que significa a palavra dieta, então quando faço algo assim, eu distribuo boa parte entre os amigos e controlo a quantidade que a gente come, só pra não ficar sofrendo... :D
Bia, seja bem vinda! Já sou fã do seu blog, volte sempre!
Que blog lindo e delicioso! Vou voltar muitas vezes... :-)
Um abraço de Portugal.
Elvira, que gostosa a sua visita, saiba que simplesmente amo a descrição do seu blog, é um dos meus mantras: "porque a vida é demasiado breve para comermos todos os dias a mesma coisa!"
Luna, vc não para com coisas deliciosas hein! Uma atrás da outra e ficou lindo essa sua logomarca, dez!
Obrigada, Regina, eu me empolgo com tanta coisa boa que vejo nos blogs! Você gostou do meu "carimbo"? Queria algo pra diferenciar as fotos que são minhas das que não são, aí resolvi fazer esse selinho. :D
Lu, seu bolo está lindo, mas este comentário é por outro motivo, amiga... Eu estava com problemas para comentar nos blogs versão beta há alguns dias, e passei horas procurando uma solução. Pelo que descobri, o problema só vai acabar quando todo mundo tiver virado beta... Mas por enquanto, podemos comentar usando a opção "Outro", como li no comentário da Sonia, no blog da Camila. Está dando certo! Depois me diga se você já tinha conseguido outra solução, OK? Beijos!
Ah, Cinara, obrigada, pensei que tivesse relação com os templates, já tive problemas até pra postar como anônimo, mas agora a opção outro está quebrando o galho. Valeu, querida! :)
Luna, vim xeretar aqui e olha o q descubro!
Fiquei lisonjeada por ter experimentado minha receitinha e ter gostado dela.
Adorei teu blog! Vou voltar muitas vezes!
Beijos e ótimo 2007 p/ vc!
Miki
Imagina, Miki, eu é que agradeço pela receita! Beijinhos e feliz ano novo pra você também!
Estou ha tempos procurando uma receita de Bolo de Fuba. Ainda nao encontrei um que seja tao fodo, quanto estou imaginando...
Postar um comentário