segunda-feira, novembro 13, 2006

Pãozinho com Recheio Cremoso

Digamos que é uma boa receita, mas nem tanto assim. Quer dizer, se ela não tivesse tantos tempos de espera, tudo bem. Esse pão precisava ser bem mais gostoso pra esperar tanto, é muito parecido com coisa de padaria, eu prefiro pães com um gostinho caseiro. Mesmo assim comi um bocado.

Ingredientes:
Pão:
1/2 xícara de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 tablete (15 g) de fermento biológico
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo*

Recheio:
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite
1 xícara de queijo mussarela ralado
1 xícara de cenoura ralada*

Para o pão, junte o leite, o açúcar e o fermento esmigalhado, sem misturar. Deixe descansar, coberto, por meia hora. Mexa até a mistura ficar homogênea. Junte os ovos, a manteiga e o sal. Misture. Aos poucos, adicione a farinha, amassando ligeiramente com as mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por uma hora.
Passada a hora, aqueça o forno em temperatura alta. Faça 20 bolinhas e coloque em assadeira untada. Deixe crescer por 30 minutos. Coloque um pouquinho de queijo sobre cada bolinha. Asse por seis minutos (eu deixei uns 8 ou 10 minutos), sem deixar dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
O recheio é apenas um molho branco: leve ao fogo médio a manteiga e a farinha de trigo, sempre mexendo, até começar a dourar. Retire do fogo e junte aos poucos o leite. Volte para o fogo e deixe cozinhar, sempre mexendo, até engrossar. Adicione o queijo, deixe derreter um pouco e acrescente a cenoura. Retire do fogo e recheie os pães.

*A receita original não leva cenoura (eu coloquei pra ficar um pouquinho mais saudável) e a quantidade de farinha são 4 xícaras, só que na terceira eu já estava achando a massa muito seca.

Fonte: Especial "Só Pães" da Claudia Cozinha.

3 comentários:

Eli disse...

O pão está lindo, fiquei babando na foto. Cheguei no seu blog através do blog da Patricia, adorei sua cozinha, ja quero fazer várias coisinhas daqui. rs

Anônimo disse...

Que maravilha de receita! Gostei muito do pormenor da cenoura, ficou interessante. E a foto está linda, como todas por aqui:)

Lua Limaverde disse...

Eliana, que bom que você gostou, tenho um fila de coisas pra fazer do seu blog também! Beijo.

Dadivosa, as fotos são por conta do marido, que adora fotografia e adora comer também. :)