sábado, novembro 18, 2006

Pão de Cereja e Castanha

Queria alguma receita pra usar as cerejas verdes que eu tinha comprado e achei esse pão no blog da Valentina, o Trem Bom. Como não tinha amêndoas em casa, resolvi fazer com castanha de caju, o que deve ter modificado bastante o sabor original, pelo que vi nas fotos dela e pela descrição da textura. Pela receita dela fiquei em dúvida se ela usou essência de amêndoas ou de baunilha, já que ela cita as duas, de qualquer forma foi de baunilha mesmo. Fiquei torcendo pra não crescer muito pois a minha forma era um pouco menor que a dela. Cresceu mas não transbordou.
A textura é muito boa, textura de bolo, é bem macio, muito gostoso, adorei. Imagine se eu tivesse feito com mais fidelidade.
Vou colocar aqui como fiz, alterando o texto dela, quem quiser ver a receita original clique aqui.

Ingredientes:
200g de cerejas em calda
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
225g de manteiga em temperatura ambiente
175g de açúcar
3 ovos grandes ou 4 pequenos
1/2 colher chá de essência de baunilha
100g de castanhas de caju moídas (que nem farinha)
6 colheres de sopa de leite

Preaqueça o forno em temperatura de 170°. Corte as cerejas na metade e depois as coloque numa peneira e ponha embaixo da torneira com água corrente para tirar o excesso de açúcar. Dê uma sacudida para tirar o excesso de água, seque com papel toalha e passe na farinha de trigo para revesti-las. Dê uma sacudida para retirar o excesso de farinha. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 4 minutos – até que fique bem cremoso e de cor bem clara. Vá acrescentando os ovos (coloquei um de cada vez, sem batê-los antes) e a essência de baunilha gradualmente, permitindo que a quantidade adicionada seja incorporada antes que você acrescente mais. Acrescente a farinha de trigo e as amêndoas e misture usando uma colher de metal. Depois coloque as cerejas usando a mesma técnica. Por último coloque o leite. Unte e forre com papel manteiga uma forma de 23 x 13 x 7 e uma vez que a mistura fique pronta transfira para ela. Asse por aproximadamente 45 min – 1 hora, ou até que passe o teste do palito.
Note que é importante usar o tamanho de forma sugerida (ou algo bem próximo) para que o tempo no forno seja o tempo indicado. Caso contrário você tem que ficar de olho para a alteração, e se perceber que o seu pão está dourado por fora mas ainda bem molhado por dentro sugiro que você cubra a forma com papel alumínio. Assim você protege o topo enquanto o interior acaba de assar.
Retire do forno e deixe esfriar na forma sobre uma grelha.

Fonte: Trem Bom.

6 comentários:

Eli disse...

As receitas da Valentina são sempre inspiradoras. O seu pão ficou lindo, imagino que muito saboroso.

Lua Limaverde disse...

Ah, Eliana, às vezes eu fico maluca olhando as receitas dela, é cada coisa diferente!

Valentina disse...

Oi! Obrigada pela visita.Fiquei tao lisonajeada. Lindo o teu pao. Menina, vou fazer a tua variedade tambem. E ja'ri pois realmente coloquei amendoas e baunilhas - as vezes fico tao agoniada para publicar que nao presto muita atencao. Tento ser muito cuidadosa mas os deslizes ocorrem.rss Voce acertou, foi baunilha. e já corrigi o post.Coloquei um link pro teu lá no meu tambem.Agora vou dar uma passeada pelos outros posts. Grande abraço.

Anônimo disse...

Faço coro com vocês: passear pelo blog da Valentina é muito bom. O problema é que temos vontade de fazer tuuuudo! :D

Lindo o teu pão, Luna. Deve ter ficado delicioso!

Lua Limaverde disse...

Nem me fale, Patricia, eu comecei clicando nos arquivos dela e ainda não saí dos primeiros meses, só passeando, sem saber o que vou fazer hehehehe :)

Lua Limaverde disse...

Valentina, lisonjeada fico eu de você aqui no meu humilde blog. Envergonhada por não ter respondido seu comentário antes (não sei porquê). Suas receitas são divinas, tenho namorado com quase todas elas! Beijos!