domingo, novembro 05, 2006

Pão de Fôrma

Essa receita é muito fácil e prática, vale a pena se tiver muita gente pra comer pois dá muito pão, e quentinho é bem melhor. Essa massa lembra à do Pão de Ervas postado no Rainhas do Lar, que uma vez testei, mas não deu muito certo pois usei fermento biológico seco.
Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de óleo
4 xícaras de água fria
1/2 xícara de açúcar
4 tabletes (60 g) de fermento biológico fresco*
1 colher (sopa) de sal
1 kg de farinha peneirada

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, por 5 minutos. Despeje numa tigela e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo, misturando bem. Ou o contrário: coloque a farinha na tigela, faça um buraco no meio e vá acrescentando a mistura aos poucos, mexendo com uma colher de pau (foi assim que fiz). Ficará com um aspecto grudento. A receita sugere duas formas de buraco no meio de 24 cm. Eu fiz com duas formas de pão de forma (ou bolo inglês) mais uma com buraco no meio (daria pra ter feito em 4 formas, porque cresceu muito e caiu massa no forno). Unte-as com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Divida a massa entre elas, deixando espaço para que cresça. Sugiro encher pela metade. Retire uma colherada da massa e despeje num copo d'água. Cubra as formas e deixe crescer. Quando a bolinha subir, leve para assar em forno brando (150°) por uns 30 minutos ou até dourar. Espete um palito, até sair limpo. Os meus pães ficaram bons em mais ou menos 35 minutos, mas ainda estavam brancos, então aumentei a potência do forno pra deixar dourar.

Fonte: Caderninho de receitas que tenho desde a infância.

2 comentários:

Iliane disse...

seu pão de forma ficou lindo..imprimi a receita para tentar fazê-lo..aqui em SP já tá um frio bom para fazer pão..pelo menos hoje o dia tá assim..gostoso..rss

Lua Limaverde disse...

Iliane, esse pão é fácil, nem precisa sovar e fica muito bom. Aqui em Fortaleza não obedecemos ao clima para preparar as refeições, por isso vivo fazendo pão - é até bom o calor pra fazer crescer a massa, rs. Bj!