quarta-feira, novembro 29, 2006

Macarrão com Molho Rosado de Nata + Batatas Assadas com Alecrim


Tomada por um resfriado terrível hoje eu precisava de um jantar bem calórico e salgado. Comecei cozinhando umas batatas sem saber o que ia fazer com elas, depois me inspirei nas Batatas Coradas com Alecrim e Parmesão da Faby e resolvi assá-las, apesar de não ter feito como ela fez. Não bastava, tinha que ter mais e resolvi fazer um pouco de macarrão com um molhinho básico e ficou tudo certo, até diminuiu meus espirros. Eu não sei porque nunca tinha pensado em fazer molho com nata, ficou ótimo.
Como foi tudo meio improvisado e básico, aqui vai o registro (para 2 porções): cozinhei 4 batatas até ficarem um pouquinho macias, mas ainda firmes. Cortei em rodelas e distribuí numa assadeira com óleo de girassol. Por cima sal, pimenta e alecrim, mais um pouquinho de óleo e coloquei em forno alto.
O macarrão medi um prato de massa seca e cozinhei na água com óleo e colorau. Pro molho (que foi o melhor dessa festa) foi 1 colher (sopa) bem cheia de nata, 1/2 xícara de leite, 1 colher (sopa) de catchup e 1/2 colher (chá) de sal misturados numa panela até ficar homogêneo e ferver um pouquinho. Acrescentei pedaços de queijo e azeitonas picadas e depois mergulhei o macarrão no molho.

11 comentários:

Cinara disse...

Lu, o molho desse macarrão parece delicioso! Mas você poderia me dizer o que é a "nata" que você usou no molho? Seria creme de leite? Sei que em Portugal "nata" é creme de leite fresco... Bjo!

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu pensava que nata era um negócio popular no Brasil inteiro. É creme de leite fresco sim, mas não é exatamente a mesma coisa, o sabor é diferente, ela tem textura de manteiga, geralmente é salgada e tem mais gordura na composição. O creme de leite é mais líquido, então a substituição vai depender da receita. Mas acho que a nata de Portugal é o creme de leite mesmo, não a aqui do Nordeste. Beijos!

Silvia Arruda disse...

Oiee
Já adorei seu blog. O post do dia, que traz receita de massa com batata me conqusitou por definitivo!! Eu amoooo macarrão e simplesmente não vivooo sem batata (sentiu o drama? haha)
Esse molho deve ser muito saboroso... nunca vi uma receita parecida!
Um beijo!

Anônimo disse...

putz, lua. que foto pra me deixar babando na hora do almoço... batata é o fraco de muita gente. e massa, então...
quero ir a sua casa nessa semana antes de viajar. vou ligar e vê se tu faz uma receita bem gostosa, como sempre!
smack!

Anônimo disse...

Luna, que delícia de receita - adoro macarrão!

Arrumei aquele post sobre o limão e mencionei você por lá, ok?

Beijo!

Cinara disse...

Acho que li em algum lugar que você é de Fortaleza, é isso mesmo, Lu? Meu irmão e a mulher dele moram em Fortaleza, mas ela não saberia me dizer o que é "nata", porque parece que ela detesta cozinhar... :o) Será que eu encontro isso aqui no interior de São Paulo?? Vou dar uma investigada e depois te conto!
Beijinhos...

Lua Limaverde disse...

Oi Sílvia, que bom que gostou, eu também não vivo sem batata, dá pra fazer tudo com ela, não é? Beijos.

Lili, pode vir, é só marcar. Doce ou salgado? ;)

Patricia, eu também deixei uma observação sobre o limão. Beijos!

Cinara, sim, eu sou de Fortaleza. Não sei se você encontra nata por aí, aqui é item obrigatório, muito requisitado em tapiocarias. No interior é muito usado como substituto da manteiga, no pão do café-da-manhã. Já eu tenho dificuldade em encontrar certas coisas que são fáceis pra vocês aí do Sul, como blueberries. :(

Valentina disse...

Luna, sinto a cremosidade do molho e a crocância das batatas.Que coisa mais deliciosa.

Lua Limaverde disse...

Sim, Valentina, as coisas simples são as melhores... :)

Anônimo disse...

Esse aparelho de louça Schmidt é lindo de morrer...
=)

Lua Limaverde disse...

Eu gosto muito, Katita. O legal é que como ele é branco e preto dá pra combinar com peças lisas dessas cores. Adoro esses motivos meio celtas. :)