domingo, novembro 19, 2006

Fritada com Batata

Todo mundo tem seu jeito de fazer fritada, uns com batata ralada, outros com folhas, outros com ervas. O meu jeito é bem simples e pra mim é uma delícia. Geralmente se faz fritada quando falta tempo ou ingredientes, mas acho tão bom que vale a pena fazer a qualquer hora. A idéia é de 1 ovo e 1 batata média para cada porção e o resto é o que tiver na geladeira.

Ingredientes (para duas porções):
2 ovos
2 batatas médias (ou sobras de purê)
1 tomate
1 gomo de pimentão
8 azeitonas
sal, pimenta e orégano a gosto
manteiga para fritar

Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Leve para cozinhar no vapor (eu uso uma cuscuzeira). Enquanto cozinha, bata os ovos ligeiramente com um batedor e acrescente o tomate e o pimentão picados grosseiramente. Tempere com sal, pimenta e orégano e junte as azeitonas picadas. Quando as batatas estiverem macias, amasse-as com um garfo e junte à mistura de ovos. Misture tudo, formando uma "massa". Numa pequena frigideira coloque um pouco de manteiga pra derreter e despeje metade da mistura, espalhando-a pelo fundo da frigideira. Deixe fritar bem dos dois lados, com cuidado na hora de virar. Repita com a outra metade.

8 comentários:

Eli disse...

Gostei muito da receita, adoro batatas. E vou te falar não é todo mundo não que faz fritada, eu nunca fiz, mas agora essa delícia vai passar na minha cozinha. risos

Anônimo disse...

Luna, vc tem razão; fritada é gostosa de qualquer jeito!

Uma vez vi uma receita de fritada com carne de caranguejo, estou doida pra provar.

Amo batatas e a sua fritada está tão apetitosa!

Lua Limaverde disse...

Eliana a fritada é daquelas coisas que você tem que fazer de vez em quando, pois é muito prático.

Ah, Patricia, nunca comi com caranguejo, deve ser bom. O legal é que é só escolher os ingredientes preferidos e pronto! :)

Anônimo disse...

A fritada que eu fiz uma vez vinha numa revista de receitas espanholas (lembra que tinha até uma paelha que fiz na tua casa?). Pois é, aí essa fritada levava espinafre e batata praticamente. E olha que eu sou fresca com coisa verde, tu sabe. Não é que adorei!?!
E em vez da maneiga, fritava com azeite.

Um beijo, Lua!

Lua Limaverde disse...

Lili, essa fritada espanhola deve ser boa, depois manda a receita pra mim? Obrigada pela visita. Beijinho.

Anônimo disse...

Lu... eu nunca tia amassado a batata na hora de misturar... acho que a minha fritada vai ficar mais gostosa de agora pra frente.
=)

Anônimo disse...

Prima, fiz sua fritada, só q com a receita triplicada por causa do batalhão q tem pra comer aqui em casa :) Ficou uma delícia e todo mundo adorou. Foi devorada em minutos hehehehehe BJos e esperamos vcs pro Natal aqui em casa!

Lua Limaverde disse...

Bebel, que delícia, estou toda cheia! Pode aguardar que no Natal estou aí pra devorar os quitutes da minha madrinha!