domingo, novembro 12, 2006

Bolo de Mel-de-Engenho

Ganhei um vidro de mel-de-engenho (melado de cana) e comecei a pesquisar o que eu poderia fazer com ele. Descobri que não há muitas receitas envolvendo os produtos da cana-de-açúcar. Além disso, tenho a impressão de que o mel-de-engenho é mais usado em Pernambuco do que aqui: lá eles fazem o chamado bolo festivo, o bolo de rapadura e o delicioso queijo coalho assado com mel-de-engenho por cima. Aqui o pessoal se limita a comê-lo com farinha, hábito que não fez parte da minha infância, mas da dos meus pais, com certeza, principalmente do meu pai, que nasceu em um engenho.
Devo dizer que é um bolo que o cheiro é de ganhar do gosto, apesar de ser saboroso. Se eu tivesse vizinhos eu tenho certeza que algum bateria na minha porta.

Ingredientes:
125 g de manteiga
125 g de açúcar
450 ml (2 e 1/4 xícaras) de mel-de-engenho
125 ml (1/2 xícara e 5 colheres de chá) de leite cortado com o suco de 1 limão
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de água morna
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de uma mistura de cravo, canela e erva-doce em pó(*)
500 g de farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar, sempre à mão, com um batedor. Adicione o mel-de-engenho e bata. Vá adicionando nessa ordem: o leite, o bicarbonato dissolvido na água morna, o fermento, a mistura de cravo e por último a farinha de trigo, que eu fui acrescentando aos poucos.
Leve ao forno numa forma retangular média (eu usei uma de 21 x 27 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. O meu ficou pronto em 1 hora e 5 minutos.
Corte em quadradinhos. Dá 16 pedaços.

*Essa mistura no original envolve também gengibre, que eu não tinha em casa. O cravo eu só tinha em flor, então pisei alguns dentro de um saco plástico e penerei junto com um saquinho de chá de erva-doce. Completei a medida com canela.

Fonte: Tirei essa receita daqui.

11 comentários:

Lid disse...

Uma delícia!
Concordo com vc quanto ao cheiro. Mas muito saboroso mesmo!
Mas sou suspeita pra falar, já que amo bolos.

Anônimo disse...

Oi, Luna
Descobri que você é leitora do Dadivosa e vim correndo espreitar o seu blog. Que receitas gostosas!
E as fotos também não ficam para trás, hein?
Eu conheço o mel de engenho como melado. Minha vó adorava comer com pão e nata. Em muitas receitas ele pode entrar substituindo o mel de abelhas ou mesmo açúcar. Fica delicioso em receitas de pão integral também.
Vou adicionar o Quiche de Macaxeira (adorei o nome!) na minha lista de leituras diárias!

Lua Limaverde disse...

Puxa, que honra, a Dadivosa no meu blog! Pois é, Dadivosa, eu pensei em substituir o mel de abelha em alguma receita e acabei fazendo um bolinho pernambucano só para dar um ar de prato típico. Beijão, sou sua fã.

Anônimo disse...

Nossa, isso parece delicioso! :-)
beijao,

Lua Limaverde disse...

Obrigada Fernanda! Só visitas ilustres nesse post. Beijão.

Anônimo disse...

Luna, estou adorando o seu blog.

Minha mãe era catarinense e sempre que íamos para lá ela trazia baldes de mel e também melado. A cor do bolo está linda! Deu água na boca!

Lua Limaverde disse...

O mais interessante nesse bolo, Patrícia, é que ele não leva ovos, mas fica bem fofinho...

Valentina disse...

Oi Luna, que lindo este bolo.Acho que melado é molasses, em ingles,nao?!? vou ver se tenho aqui em casa ainda - na minha despensa nada organizada.Adorei as tuas explicaçoes tambem.ATé a próxima.

Lua Limaverde disse...

Isso mesmo, Valentina, mas é o "cane molasses", o de cana-de-açúcar, porque se não me engano existe o de beterraba também. Beijinho.

LilianPacheco disse...

Este bolo está cheirando aqui em casa! huuum...
Obrigada pela receita!
bjs

Lilian

Lua Limaverde disse...

Olá Lilian, se fizer espero que goste! Obrigada pela visita!