domingo, novembro 04, 2007

Frango à Jardineira com Leite de Coco

Essa receita estava na embalagem de uma garrafinha de leite de coco que comprei e fiquei curiosa com o resultado. Hoje minha mãe, uma tia e meus irmãos vieram almoçar com a gente e resolvi arriscar, apesar da receita ser muito resumida (no site ela é um pouco mais detalhada). Modifiquei um pouco do original quando chegou no creme, não confiei que o queijo fosse derreter apenas com o leite quente, preferi gratinar antes de servir, mesmo tendo creme de leite. Todos amaram, vou fazer outras vezes, com certeza. É uma receita calórica, daquelas que você fica preocupado apenas em ser feliz, mas usando menos queijo, adaptando alguma coisa aqui e ali, dá para amenizar. E mais: há a opção de fazer apenas a parte do frango, fica bem colorida e saborosa do mesmo jeito.

Ingredientes:
Frango:
1 kg de frango cortado em cubos
Tomate, cebola, coentro e pimentão a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de leite
200 ml de leite de coco
1 cenoura grande picada e cozida
1 chuchu grande picado e cozido
1 xícara (chá) de vagem picada e cozida
1 lata de milho verde
2 colheres (sopa) de amido de milho

Creme:
200 ml de leite de coco
2 latas de creme de leite com soro
Sal a gosto
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cebola ralada
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
400 g de queijo mussarela (usei menos)

Tempere o frango a gosto (usei apenas sal, pimenta e alho), depois frite-o no óleo quente. Junte tomate, cebola, coentro e pimentão a gosto e o extrato de tomate. Misture bem e adicione o leite de coco, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos. Junte o amido de milho diluído no leite e deixe no fogo até engrossar, mexendo sempre. Retire do fogo e adicione a cenoura, o chuchu, a vagem e o milho. Reserve.
Para o creme, aqueça a manteiga com a cebola e junte a farinha de trigo, mexendo bem. Vá adicionando o leite e o leite de coco e deixe ferver e engrossar esse molho branco. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Unte um refratário grande, espalhe metade do creme e distribua o frango com os legumes. Cubra tudo com o restante do creme e espalhe o queijo por cima. Leve ao forno alto por alguns minutos só para derreter o queijo.

Fonte: Receitas Sococo.

22 comentários:

paula disse...

bem diferente esta receita e aposto que deliciosa a julgar pelo seu aspecto.receita ja copiada para testar em breve

beijinhos

Marizé disse...

Este frango tem ar de delicioso.

È daquelas receitas que eu não resisto a experimentar.

Beijocas

Eli disse...

Frango com leite de coco?!?! Um pecado total Luna, delícia!! :)

Laurinha disse...

Tb j´experimentei algumas receitas deles, tanto do vidro com do saquinho, sempre dão certo...
Adorei este franguinho, muuuuuuuuito bom!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Esse franguinho devia estar para lá de bom! Estou a babar só de olhar!

Silvia Arruda disse...

Hummm, bem interessante. Fiquei curiosa com este mix de sabores!

Ana Prazeres disse...

Silvia, que original!!!
Franguinho boooooooooom!
Beijinhos

Lua Limaverde disse...

Paula, fica bem gostosa sim, pode fazer. :)

Marizé, eu pensei o mesmo quando vi, rs. :)

Eliana, acredita que pensei em você fazendo essa receita? Pensei que parecia muito com as coisas que você faz. :)

Pipoka, pena que a foto não ajuda pois só mostra o creme, mas fica bem colorido por baixo. :)

Silvinha, essa você vai gostar. :)

Anette, obrigada. :)

Pitadasdilu disse...

Tá linda hein, e parece uma delícia !
Bjos, Lú.

® disse...

Cheguei até tua cozinha pelo 'cheirin' do post do dia 04/09..hummm...bom cheiro da minha terra..:]
E com certeza vou continuar visitando pois tem uma cozinha especial!
Um abraço...da Vinni

Anônimo disse...

Bela receita ! Eu gosto muito desta mistura meio asiática ! E sendo um pouco chato, daria pra você mudar o estado do meu blog pois sou de SP e não do RJ ( se bem que eu não escrevi isto em lugar nenhum. Já estou corrigindo !) Obrigado !

Lua Limaverde disse...

Lu, obrigada! :)

Amehlia, que bom que gostou, vou já visitar a sua! :)

Eduardo, desculpe a confusão, mas é que na descrição do teu blog tem uma foto de uma bela praia e você conta que sua filha se mudou para São Paulo, eu imaginei que você morasse no Rio! Eu coloco o local de onde a pessoa posta, você mora no litoral de São Paulo? :)

Agdah disse...

Ai, Luna.... tem dias em que a gente só quer mesmo é ser feliz...

Patricia Scarpin disse...

Que receita interessante, Luna!
Nunca mais fiz nada salgado com leite de coco, gosto muito!

Anônimo disse...

Luna, eu moro em Ferraz de Vasconcelos, grande SP a uns 45 km de São Paulo. As fotos são de viagens. E não foi uma critica, foi somente um pedido já realizado. Muito obrigado !

Lua Limaverde disse...

Não é, Agdá? :)

Sim, Pat, acho que nunca tinha usado leite de coco em nada salgado, geralmente se usa em peixe e eu quase nunca faço peixe. :)

Eduardo, será que eu fui antipática no comentário? Se eu fui, desculpa, tá? Você tinha todo direito de reclamar, viu? Geralmente quando não sei de onde é o blog eu coloco SP (98% dos blogueiros de comida/bebida são daí), mas acabei concluindo errado o seu caso. Abração!

Geórgia disse...

Adorei a receita e guardei para um almo�o de final de semana, pois calorias � o que tenho de sobra.rsrs. Bjs.

laila radice disse...

humm deve sr uma delicia, ams permite sim varias alterações pra ficar menos engordativa, né?
imagine se tirasse o leite de coco(oq vai pra temperar) e coloca-se um pouco de água de coco, e depois tirasse o creme de liete do molho...ah já seriam muitas calorias a menos...enfim...enviciones minhas aprte o frango está lindo e super apetitoso Luna!!

Alessander Guerra disse...

E leite de coco é bom em tudo, não?

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Valentina disse...

Luna, que prato gostoso. adoro comida com leite de coco. gostei muito.bjocas

Anônimo disse...

Luna, você não foi mal educada, não. Pelo contrário, você foi bastante simpática. Estando tudo certo, vamos continuar vendo os blogs de todos e fazendo as receitas.

Lua Limaverde disse...

Geórgia, como eu disse, dá pra fazer só a primeira parte da receita, ou então diminuir a quantidade de creme de leite. :)

Laila, exatamente, dá pra ficar bem mais light. É que às vezes é bom também fazer algo mais calórico pra aquecer a alma, rs.

Se é, Alessander, rs.

Val, eu também, mas é um ingrediente que as pessoas usam pouco, né?

Eduardo, ufa! É que tantas vezes sou mal-interpretada, sem falar que sendo de outra região as maneiras de falar divergem!

Abraços a todos!