quarta-feira, junho 29, 2011

Bolo de Banana e Chocolate [Bill Granger]

Esse é o bolo ideal para aproveitar aquelas 2 bananas que sobram na fruteira e ninguém quer mais. Extremamente macio, cheiroso e saboroso e incrivelmente fácil de fazer, sem necessidade de batedeira ou mesmo liquidificador. É uma massa típica de muffin, então pode ser assada em forminhas, caso queira (atente apenas para o tempo de forno, que deve diminuir).
Como essa receita já foi muito publicada (mais um sinal de que é boa), deixo aqui as quantidades de meia receita, que acho mais adequada pra mim.

Ingredientes:
125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
65 g de manteiga sem sal derretida
125 g de açúcar
2 bananas prata maduras amassadas
1 ovo ligeiramente batido
1/2 colher (chá) de baunilha
90 g de chocolate picado ou gotas de chocolate (usei metade ao leite e metade meio-amargo)

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo e o fermento. Junte o chocolate, misture um pouco e reserve. Noutra tigela, misture o açúcar, a banana, o ovo, a baunilha e a manteiga já derretida. Despeje sobre o trigo reservado e junte tudo grosseiramente, apenas para que fique misturado. Leve ao forno preaquecido (180°) numa fôrma de 10cmx20cm (forma inglês pequena) por cerca de 40 minutos, ou até que fique bem dourado e passe no teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos na forma para então desenformar e esfriar sobre grade.

Fonte: Technicolor Kitchen e Sabores da Lica.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro usar bananas nos bolos, já que não as como ao natural :)

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Luna,
Fico feliz quando vejo uma postagem nova sua, pois é garantia de delícia.
Bj,
Lylia

Lua Limaverde disse...

É mesmo, Ameixa? Eu como uma por dia, acho que é uma das minhas frutas preferidas. ;D Beijos!!!

Que bom, Lylia! Fico super feliz! Beijos!!!

Mjay disse...

Testei hoje o bolo de banana! \o/
E foi realmente com as duas bananas maduras abandonadas na fruteira.

Delícia! Achei o blog beem bacana. =)

Lua Limaverde disse...

Olá, Mjay! Que bom que você gostou! Volte sempre! ;D

Akemi disse...

Tbm já fiz este bolo há anos-luz atrás e foi bom vc relembrá-lo porque é realmente delicioso! Bom ter vc de volta blogando! Bjss e boa semana!

Lua Limaverde disse...

Ah, Akemi, você também fez, esse bolo é um sucesso e eu sempre quis fazê-lo! Você viu, estou me esforçando nessa volta! Beijão!!!