segunda-feira, junho 27, 2011

Pizza de Presunto de Parma e Maçã

Uma das coisas que gosto muito de fazer é reunir os amigos para jogos de tabuleiro. É o tipo de atividade que rende muitas risadas e discussões divertidas e é uma grande desculpa de interação real com as pessoas, numa época em que a gente só vê os amigos pelas fotos das redes sociais. Acaba que às vezes a gente mais conversa do que joga, mas é isso mesmo que é a melhor parte. Outra parte boa é a comida, e dessa vez eu preparei minha massa de pizza preferida e compartilho aqui a receita, especialmente para minhas amigas Carlinha e Juliana.
Essa cobertura de presunto de Parma e maçã inventei na hora e fez o maior sucesso, mas também fiz algumas margheritas à minha moda: tomates cereja, tomate seco, azeitona, manjericão e um pouco de parmesão.

.
Ingredientes para a massa estilo italiana (3-4 pizzas grandes):
400 ml de água morna
150 ml de azeite de oliva comum (ou outro óleo vegetal)
10-20 g de fermento biológico seco* (usei 15 g, dessa vez)
20 g de açúcar
10 g de sal
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente, geralmente uso bem menos)

Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo e vá acrescentando a farinha até dar o ponto de soltar dos dedos. Sove por alguns minutos e deixe crescer até dobrar de tamanho, numa vasilha coberta com um pano, num local que não receba correntes de ar. Divida a massa em 3 partes (ou 4, se quiser bem fininha), abra com um rolo cada uma e cubra com um molho de tomate, queijo mozarela e demais ingredientes de sua preferência. Leve para assar num forno preaquecido bem alto por cerca de 10 minutos.

Cobertura: 150 g de presunto de Parma + 2 maçãs fatiadas, cozidas em calda rala de açúcar (Misture 2 colheres (sopa) de açúcar e 1/4 de xícara de água, junte as maçãs e deixe ferver até as maçãs ficarem levemente translúcidas).

*A quantidade de fermento usada vai depender da temperatura ambiente e do tempo de crescimento da massa. Se você fizer a massa com muita antecedência, pode usar menos fermento (10 g, por exemplo, numa espera de até 5 horas, no máximo).

Fonte (da massa): Curso de Confeitaria do Senac.

6 comentários:

Anônimo disse...

Obaaa! estava esperando ansiosamente por essa receitinha! vou tentar fazer, mas qualquer coisa eu grito (ou interfono) rsrs.


Beijão!

Ju

Lua Limaverde disse...

Ju, não tem erro, mas qualquer coisa é só me perguntar! ;D

ameixa seca disse...

Também adoro estar com os amigos à volta de uma mesa com comida e jogos de tabuleiro tipo pictionary he he É risada e boa disposição na certa. Essa pizza com maçã é interessante, é um ingredientes que nunca utilizei na pizza :)

Lua Limaverde disse...

Ameixa, já joguei muito esse jogo, aqui no Brasil conhecemos por "Imagem e Ação", é bem divertido. Ultimamente temos jogado muito um jogo alemão, que se chama Saboteur, é ótimo! :D Também nunca tinha usado maçã na pizza, mas achei que ia ficar bem pra quebrar o salgado do presunto e deu certo! Bjs! :)

Eli disse...

Luna me salve minha querida amiga. rs

Quero muito fazer essa sua massa de pizza na sexta feira, mas minhas dúvidas são muitas - uma a massa vai crua com molho e recheio? E vc untou a assadeira, ou apenas polvilhou com farinha, ou não fez nem uma coisa nem outra? E vc utilizou assadeira de pizza, de vidro, alumínio ou alumínio furadinha?

Muito obrigada amiga e qualquer coisa que precisar é só me escrever viu? rs

Lica

Lua Limaverde disse...

Lica! Olha só, a massa vai crua mesmo, não precisa pré-assar não, só se você quiser, mas se não me engano os italianos fazem sem pré-assar. Faço só uns furinhos na massa com um garfo antes de colocar o molho. Não unto a assadeira pois a minha é anti-aderente, mas se não fosse acho que polvilharia com um pouco de farinha, talvez nem precise. Qualquer dúvida a mais pode dizer, viu, querida? Beijão!!!