quarta-feira, janeiro 10, 2007

Muffins de Passas [Valentina]


Hoje chegou minha forma de muffins que eu pedi pela internet e claro que eu tinha que estreá-la, que nem criança quando ganha brinquedo. As poucas vezes que tentei fazer muffins foi com minha máquina de tortas (veja foto abaixo) e achei muito sem graça, nada a ver com o que eu via por aí.
Procurei algumas receitas pelos blogs e me encantei com essa da Valentina, pois achei que ela tinha uma base bem clássica e simples, substituindo os mirtilos por passas, é claro, pois se onde moro nem forma de muffin tem pra vender, o que dirá mirtilo!
Achei que ficaram deliciosos, não são muito doces, acho que a doçura virá do que você colocar neles - no meu caso, as passas. Textura úmida, porém firme, macio, muito bom. Imaginem como agora vou entrar numa fase de muffins!
Pelo que entendi, o que caracteriza o muffin é ser feito sempre com manteiga derretida (ou óleo vegetal) e a mistura ser feita com um garfo, de maneira grosseira, de modo que a massa fique com aspecto empelotado, diferente do cupcake, que me parece ser um bolo mesmo, ainda que em miniatura. Já li em algum lugar que o muffin estaria mais pra pão do que pra bolo, mas vou deixar que os comentários me dêem uma resposta melhor.


Como eu só tinha uma forma - tinha, porque acabei de encomendar mais duas - fiz o resto da massa na máquina, e confirmou-se pra mim o fato de que ela não serve para muffins e bolinhos, só para tortinhas de massa amanteigada mesmo.
Fiquei na dúvida se deveria untar, untei a metade pra fazer o teste, mas nem precisava, todos saíram perfeitos.

Comparando um muffin feito pela máquina e outro na forma dá pra perceber que não é a mesma coisa: a massa não cresce, não doura, enfim, não vinga.

Ingredientes:
75 g manteiga sem sal e em temperatura ambiente
200 g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75 g de açúcar
Pitada de sal
100 g de iogurte
100 ml de leite desnatado
1 ovo grande
120 g de passas sem sementes

Pré-aqueça o forno em 200°. Prepare a forma (ou formas) de muffin.
Combine todos os ingredientes secos numa vasilha e reserve. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Enquanto a manteiga esfria, misture os ingredientes líquidos. Acrescente a manteiga assim que esfriar. Faça um buraco no meio da vasilha com os ingredientes secos e derrame a mistura líquida. Com um garfo misture tudo levemente apenas para combinar todos os ingredientes, preservando a consistência encaroçada, o que é uma característica do muffin. Jogue as passas só no final. Divida a mistura pelas forminhas e leve ao forno por 20 minutos (os meus não ficaram tanto tempo, tenho que lembrar da próxima vez ficar de olho no forno ou usar uma temperatura mais baixa).

Fonte: Trem Bom.

20 comentários:

Cinara disse...

Lindos os seus muffins, Lu! Você vai fazer coisas divinas com suas muffins pans, pode acreditar...
Mas eu tenho é uma dica para a sua máquina de fazer tortinhas! Você já usou aquela massa de pastel redondinha, tipo Frescarini, para fazer tortinhas? A minha mãe usa, e ficam ótimas! É só pôr um disco de massa de pastel embaixo, rechear com o que você quiser (frango, palmito, carne) cobrir com outro disco de massa e assar! Tortinhas rápidas, crocantes e sem fritura! (Caso você já soubesse disso, ignore a dica, please...) Beijão!

Anônimo disse...

Luna, seus muffins estão super bonitos, com um topo bem crescido - perfeitos!

Sabe que quando comecei a fazer bolos decorados vi que outras meninas que trabalhavam com isso vendiam "muffins" decorados com pasta americana. Eram lindos, mas não eram muffins. Pesquisei sobre o assunto na época e vc tem razão, muffins são considerados "quick breads" - por serem feitos com fermento em pó ao invés do biológico (yeast) - e são feitos como vc descreve, a massa é misturada rapidamente e sem excessos para que os muffins não fiquem duros, enquanto que os cupcakes nada mais são do que bolos assados em tamanho menores.

Essa dica da Cinara achei bem bacana!

Lua Limaverde disse...

Cinara, que massa sua dica, eu não achei que ficasse legal com massa de pastel, pensei que só funcionava massa folhada ou podre etc. Vou tentar, com certeza! Valeu demais pela dica! Beijos!

Andréa, minha forma é de teflon, da Tramontina, existe ela com 12 buraquinhos, mas não tinha pra vender no site que comprei (shoptime). Gostei tanto que comprei mais, não precisa untar (só a primeira vez que usa antes de lavar, como tudo de teflon), e não é molenga como as de silicone. Mas não sou a pessoa mais indicada pra dizer qual a melhor, pois agora que comecei minha aventura com os muffins (rs). Beijinho.

Lua Limaverde disse...

Legal, Patricia, você confirmou o que eu pensava, depois vi que existem enormes discussões na net sobre a diferença entre muffins e cupcakes, que muffins geralmente são mais saudáveis, levam frutas, farinha integral e que cupcakes são mais gordurosos, levam cobertura etc. Como sempre digo, estou aprendendo muito com os blogs! :) Ah, já estou namorando com suas receitas de muffin!!!

Regina disse...

Bem vinda ao mundo dos muffins Luna! Realmente qdo começamos a fazer vicia, eu fiz um monte na época que descobri as receitas. Vc acredita q ontem à noite mesmo eu tirei meus mirtilos para descongelar e hoje qdo chegar irei fazer os bolinhos? Muita coincidência não? São práticos e muito fáceis de fazer! bjs

Silvia Arruda disse...

Seus muffins ficaram lindos!!
Me diverti qdo vc disse que quis usar suas forminhas, como crianças que acabam de ganhar um brinquedo!! hehehe
Eu tb sou exatamente assim!
Bjo

Valentina disse...

Ah LUna, que lindos. sou apaixonada por muffins.uma epoca publiquei uma apostila a pedidos so com variacoes e ate uma receita basica a qual se adicionava o que quisesse.adoro muffins salgados tambemm. Quanto a diferenca entre muffins e cupcakes e isso mesmo. sempre gosto de colocar nos meus posts de muffin o lance do garfo porque senao as pessoas podem acabar batendo a massa que nem bolo. Uma outra caracteristica do muffin e que voce mistura os secos dum lado e os molhados do outro.so se unem na ultima hora. Se pudesse pegava um.beijos conterranea.(adoro ter uma conterranea tao prendada!!)

Valentina disse...

Nossa, desculpe pois escrem de um como 'dum' foi HORRIVEL! Me fez ate rir de vergonha.Ooops!!

Valentina disse...

E errei o escrever - foi mal. Eh a pressa.

Lua Limaverde disse...

Regina, já estou louca pra fazer mais, só vai sair muffins agora nesse blog, rs.

Sílvia, só quem gosta de cozinhar entende como é divertido, né? Pra alguém de fora pode parecer loucura!!! rs

Valentina, adorei a receita, aqui em casa não tenho receitas de muffins, então vou pescar todas as receitas de vocês. Vou inclusive testar um muffin salgado da Elvira, parece muito bom. Beijinhos.

Anônimo disse...

Adorei!!! adorei adorei adorei...rs

Vou testar tbm, assim que possivel...

Meninas, to maneirando demais (tentando, na verdade) nas calorias.. huauaa~~

Beijos!

Eli disse...

Ficou tão lindo! E com passas ainda é pra me matar. Sabe que meu filhote adora muffin ele fala que é bolo de criança pq é pequenininho. risos

Anônimo disse...

Luna, também sou fã de muffins, hoje estou só aproveitando todas as dicas, e a Cinara tem uma receita ótima de blueberry muffins, fica parecendo aqueles muffins americanos mesmo... bjs!

Regina disse...

Luna, fiz os muffins da Cinara e ficaram muuito bons! Mas fiz com os mirtilos. Ia postar hoje, mas meu monitor está no conserto, marido está com o note, esqueci a câmara em casa...hoje só amanhã...
Ah, qto ao Top Chef, eu assisti, e não era a final não. E o meu favorito, Harold acho q é nome dele, ficou entre os três. Vc viu?

Akemi disse...

Ah esta receita da Valentina é uma delícia! Seus muffins ficaram tentadores! Preciso experimentar com passas tbm!
Espero que use e abuse de sua nova fôrma!

miki w. disse...

luna, adorei saber essas peculiaridades sobre os muffins, eu sempre ficava me perguntando: o q será q faz de um muffim um muffim (rs)? taí a resposta!
beijinhos e vida longa aos muffins!
miki

Lua Limaverde disse...

Maria Helena, estou tentando maneirar nos doces pois ganhei dois quilinhos que fazem muita diferença pra mim, afinal sou baixinha, mas com essa empolgação que estou pra tanta receita boa, não sei como vou conseguir... rs

Eliana, realmente o muffin tem um aspecto bem infantil, eu adoro coisas que se podem comer com a mão, parece até que fica mais gostoso, parece infância mesmo!! :)

Cris, eu vi a receita da Cinara, parece ótima, como eu não tenho receitas de muffins em casa, vou fazer todas que eu achar por aqui nos blogs hehehe.

Regina, estou louca pra ver os seus, não sei se iria gostar do gosto dos mirtilos, mas que eles são lindos de se ver, isso são...
Quanto ao Top Chef, estou assistindo todos, mas realmente não era a final. Os meus favoritos são o Harold e a Lee Ann, que saiu. Mas o que gosto mesmo são os desafios, é bem legal.

Akemi, conheço muita gente que não gosta de passas, não sei porquê, é tão gostosinho, não é? :)

Miki, eu também não fazia muita idéia, de início eu pensava apenas que era o formato que o diferenciava, depois, lendo o blog da Valentina comecei a entender que ele tinha particularidades. Agora vou testar várias receitas pra ver essas particularidades na prática rs. Beijinho.

Lua Limaverde disse...

Andréa, esses ficaram muito bons no outro dia, tomei no café-da-manhã, estavam ótimos. Guardei num recipiente fechado, mas se você quiser guardar na geladeira, sugiro que os passe alguns segundos pelo microondas, pra ele ficar macio de novo. :D

Lu disse...

Hey...uma pergunta..onde voce comprou as formas de muffim? Pq eu moro nos EUA e aqui tem em qq esquina...mas minha mae ta tentando comprar no RJ e nao sabe exatamente onde encontrar.
Alguma dica?
Obrigada
Luciana

Lua Limaverde disse...

Lu, a melhor maneira que acho é comprando pela internet. A minha comprei no Shoptime, já tenho 3 dessas. Boa sorte!