quinta-feira, janeiro 18, 2007

Bolinho-Muffin de Semente de Papoula

A Luciana do Mercado das Pulgas anda procurando receitas pra usar o que tem na geladeira e esses dias estou com uma questão parecida (mas praticamente resolvida), pois vou ter que desligar a minha a qualquer momento por conta de uma pequena reforma aqui em casa. Pensei em fazer um pão da Eliana (receita da Márcia) mas vi que eu não tinha trigo suficiente. Procurei na minha lista algo que casasse com o que eu tinha, esse muffin deu tão certo que até a quantidade de manteiga sem sal que eu tinha deu exata na balança.
Essa receita é um misto de bolinho e muffin, segundo o site de onde tirei, pois apesar do começo da receita ser de bolo, no final a incorporação dos ingredientes secos seguem o processo do muffin. A Valentina sempre sugere que a incorporação seja feita com um garfo - e quem sou eu pra contestá-la - mas experimentei misturar com uma espátula "pão duro", achei que incorporou mais rápido, o que é bom para os muffins, já que quanto menos se mexe, melhor. Devo testá-la depois com as raspas do limão e com a calda que o segue. Ficaram muito gostosinhos e macios, até "rasguei" um pra foto, imitando a Regina. Com o limão eles devem ficar parecidos com o Pão com Limão Galego. Eles não douram muito no topo, mas acho que é normal - pelo menos na foto do Joy of Baking eles também não estão dourados.
Ingredientes*:
280 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
113 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
2 ovos grandes
240 ml (1 xícara) de iogurte integral (usei coalhada)
1 colher (chá) de essência de baunilha (usei de amêndoa)
Raspas de 1 limão (não usei)

Calda: misture 1/2 xícara (60 g) de açúcar de confeiteiro com 2 colheres (sopa) de suco de limão fresco.

Pré-aqueça o forno em 180° e coloque a grelha no centro do forno. Prepare 12 forminhas de muffin (unte-as, se necessário).
Numa pequena vasilha, misture a farinha, as sementes de papoula, o sal e o bicarbonato de sódio. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Adicione o iogurte, a baunilha e as raspas e bata até ficar homogêneo.
Acrescente a mistura dos ingredientes secos e misture, apenas para incorporar. Não bata demais.
Despeje a massa nas formas e asse por 18 a 20 minutos ou até que passe no teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos antes de retirá-los das formas. Jogue a calda por cima. Rende 12 muffins.

Receita refeita e editada:
*Texto da receita alterado em 25.02.2008: ao fazer novamente a receita, observei que o site modificou a quantidade de alguns ingredientes e testei a receita novamente como está lá. Fica aqui o registro de que o limão e a calda são realmente indispensáveis: o resultado é muito bom.

Fonte: Joy of Baking.

14 comentários:

Anônimo disse...

Que lindos, Luna!
Essas sementinhas de papoula dão um aspecto muito festivo aos muffins.
;***

Silvia Arruda disse...

Seus muffins ficaram lindos, Luna!
Devem ter ficado muito gostosos!!
:-**

Anônimo disse...

Luna, que delícia de receita!

Preciso comprar sementinhas de papoula, tem várias receitas que quero fazer com elas!

Eli disse...

Luna estou indo arrumar a cozinha do almoço e preparar as coisas pra fazer os seus muffins, pois você assanhou as lombrigas do Rapha(querubim) que já está de avental aqui do meu lado falando "vai mamães!" risos.
Estão realmente muito lindos!

Eli disse...

Digo MAMÃE. hehehe

Márcia disse...

Ai, amiga, ficaram um charme com as sementinhas - preciso comprá-las urgentemente!!!
Imagino a delícia que estavam, pq suas mãos tão fazendo coisas cada vez mais apetitosas...
Bjos.

Regina disse...

Não falei q esse negócio de muffin vicia Luna? rsrsrs Ficaram fofos os seus! Eu tbém já fiz de limão com papoula. Pena que vc não fez a cobertura de limão pois é o q dá a diferença! Faça da próxima vez e me diga se gostou ;)

Daniela disse...

Luna, adorei a receita pois gosto muito de semente de papoulas e da graça que ela faz quando a comemos.
Beijo

Cinara disse...

Você estava sumida, amiga! Mas voltou em grande estilo... Estes muffins estão perfeitos! Você está arrasando com suas forminhas de muffins, Lu. E achei ótimo você partir o muffin pra podermos ver dentro. A textura está yummy! Beijinhos!

Lua Limaverde disse...

Dadi, Patricia Daniela e Márcia: as sementes de papoula não oferecem muito sabor (apesar da crocância) mas são muito divertidas, fora que devem fazer bem à digestão, não é mesmo? Desde a primeira vez que usei me apaixonei. Obrigada, meninas! :D

Obrigada, Sílvia, ficaram sim, meu marido amou, gostou mais do que eu - se bem que ele é a formiga daqui de casa! rs

Eliana, mesmo? Que massa! O Rapha olha os blogs contigo? Que fofo! Vou esperar ansiosa o resultado. Beijos!!

Regina, é verdade, eu lembro do seu que tinha laranja também, né? Estou me reprimindo um pouco com os muffins, senão vou acabar comendo demais rs. Vou tentar sim, com o limão, é que eu não tinha em casa.

Cinara, estava sumida pois aqui em casa está uma bagunça, estou trocando o piso do meu apartamento e embora não tenha chegado ainda na cozinha, é muito complicado pois não quero atrapalhar a passagem de quem está trabalhando etc. As receitas agora estão limitadas ao aproveitamento da geladeira pra desligá-la sem desperdício de comida. Beijos, querida! :)

Ligia disse...

Mas como é que eu nunca tinha vindo aqui? Nem quero pensar nisso, quero aproveitar o tepo perdido e ler tudinho, que deícia!!
Beijos!

Lua Limaverde disse...

Ligia, que bom que você chegou aqui, fique à vontade! Vou dar uma espiada em seu blog também, viu? Beijos! :)

ana disse...

Luna, acho que to atrasada, né? É que ainda estou me acostumando a ser blogueira...rs...fico doidinha sem saber se leio os blog, pego as receitas, comento nos blogs amigos ou faço meu post..ah, sem contar que tem também as minhas receitas pra executar e fotografar, claro!! Deus permita que eu pegue o jeito logo.

Quanto ao bolinho-muffin, têm uma cara linda! Comentei isso lá no blog da Eliana. Também vou fazer aqui em casa. Depois te conto.
beijo,

Lua Limaverde disse...

Ana, não se preocupe, não tem hora pra essas coisas, não, viu? Cada uma tem seu ritmo. Comente quando puder e quiser, aos poucos você vai se acostumando com a rotina blogueira rs. Beijo!