quinta-feira, setembro 29, 2011

Salada de Couscous Marroquino com Ervas e Amêndoas


Acredito que poucos aromas são tão inebriantes quanto o de amêndoas sendo tostadas. E poucas sensações são tão agradáveis quanto a de ganhar um presente inesperado.
Para unir coisas boas eu preparei essa salada bem singular, excelente pra causar impacto, tanto como prato único quanto acompanhamento de carnes. Caso você não goste de coentro pode usar apenas a salsinha, e os tomates são opcionais, mas eu sugiro de coração que eles sejam usados, caso você tenha tempo de prepará-los.


A linda saladeira foi presente da Tramontina Design Collection*, por ocasião de um Concurso Cultural que a marca está promovendo. Você pode concorrer a prêmios como este que ganhei, não é bacana?


E vocês, qual o aroma que mais adoram quando estão cozinhando?

Ingredientes:
250 g de couscous marroquino
500 ml de caldo de legumes
20 azeitonas pretas (desencaroçadas e cortadas ao meio)
Metade de 1 pimentão grande cortado em tiras finas (originalmente abobrinha)
40 g de amêndoas laminadas
Tomate cereja assado (usei a gosto, opcional)
Folhas de coentro ou de salsa para decorar

Molho:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 colheres (sopa) de coentro fresco (usei um pouco mais)
2 colheres (sopa) de salsinha fresca (usei um pouco mais)
Pitada de cominho
Pitada de coentro em pó
Pitada de pimenta-caiena (usei pimenta-do-reino)
Sal a gosto

Primeiro toste levemente as amêndoas e reserve. Ponha o couscous numa tigela e leve o caldo de legumes para ferver. Quando estiver fervendo, cubra o couscous com o caldo e deixe descansar por 10 minutos para que ele absorva tudo. Com um garfo, mexa o couscous para que ele fique solto e fofo. Adicione então as azeitonas, o tomate, as amêndoas e o pimentão e misture tudo com cuidado. Numa tigela pequena, misture bem os ingredientes do molho e despeje sobre a salada. Misture tudo e decore com folhas de coentro ou salsinha e amêndoas laminadas.

Fonte: 500 Sensational Salads - Julia Canning.

*Esse não é um post pago. Estou apenas mostrando o presente que ganhei e divulgando o concurso pra quem quiser participar.

10 comentários:

Cinara disse...

Saladeira linda e salada deliciosa, Lu!!! Também adoro participar de concursos culturais, já ganhei um monte de coisas! Parabéns pelo seu prêmio e obrigada pela dica!
Beijão!

Luna disse...

Ci, eu não participei do concurso, só ganhei como presente mesmo, mas achei legal divulgar pra quem se interessar. Estava com saudade de ver você por aqui! Beijinho!!! ;D

wair de paula disse...

Ótima receita, abraços.

Simples Assim disse...

Oi Luna,
Você tem razão quando diz que " poucos aromas são tão inebriantes quanto o de amêndoas sendo tostadas. E poucas sensações são tão agradáveis quanto a de ganhar um presente inesperado".
Para mim um dos melhores aromas da cozinha é do bolo de maçã quando está assando.
Adorei a receita da salada.
Bj e um ótimo fim de semana,
Lylia

Sara A. disse...

Luna, brigadinha pela visita no meu blog...adoro ver sempre o seu...sao mtas receitas criativas e apetitosas...fogem do tradicional..bjinhos...to curiosa pra saber q sabor deve ter essa salado com amendoas..

Luna disse...

Obrigada, Wair! ;D

Lylia, também adoro o aroma de maçã assando, principalmente com canela! Beijo! ;D

Sara, sempre acompanho os lugares que você visita, beijinho! ;D

Maria disse...

BOA TARDE LUNA! AMEI SEU BLOG, NÃO CONSIGO MAIS SAIR DAQUI, ESTOU TESTANDO TODAS AS SUAS RECEITAS RSRS, AQUI EM CASA ESTÃO ENCANTADOS, PQ TUDO QUE ESTOU FAZENDO AGORA ESTÁ GOSTOSISSIMO RSRS, PORISSO VIM TE AGRADECER.

TERMINEI DE FAZER O BOLO DE FUBÁ, FOI UMA SENSAÇÃO INCRIVEL, VER QUE FICOU LINDO E GOSTOSO!

UM GRANDE ABRAÇO, BJOSS

Luna disse...

Puxa, Maria, você não imagina como me deixou feliz com seu comentário! Eu é que te agradeço por ser tão querida de vir aqui me contar! Espero continuar agradando! Beijos!!!

Teresa Newman disse...

que peça linda, mais o Couscous também está para lá de apetitoso. Parabéns duplo.

Luna disse...

Obrigada, Teresa! Beijinho! ;D