segunda-feira, setembro 12, 2011

Refogado de Soja com Feijão e Batatas Assadas [30 minutos]

Esse PF foi feito a partir de um episódio do "Refeições de Jamie Oliver em 30 Minutos". Ficou faltando apenas a salada, pois eu quis fazer tudo com o que eu tinha em casa, sem ter que sair pra comprar nada. Por conta disso, o resultado acabou vegetariano. Realmente, pelo menos na versão que eu fiz, essa refeição é muito rápida de fazer, acho até que dá pra fazer tudo em 20 minutos. As batatas não são diferentes do que eu já fazia: eu sempre começo pelo microondas (talvez a única coisa que faço nele são batatas) e termino no forno, assim você ganha muito tempo e elas ficam bem macias por dentro e sequinhas por fora. O refogado e o feijão também não são muito diferentes de qualquer comida caseira rápida brasileira, mas ficou tudo bem gostoso.

Refogado de Soja com Legumes e Molho Inglês
1 xícara de de proteína de soja (originalmente carne moída, mas não lembro a quantidade)
1 cenoura grande
1 talo de aipo
1 cebola pequena
4 dentes de alho (espremido ou picado)
6 colheres (sopa) de molho inglês
Sal e pimenta a gosto
Tomilho a gosto
Alecrim a gosto
Azeite para refogar

Numa tigela, despeje a soja e cubra com água. Deixe hidratar por alguns minutos. Retire o excesso de água, espremendo bem. Unte uma panela com azeite e refogue a soja, temperando com sal, pimenta e tomilho. Como a soja não vai soltar água como a carne, você pode acrescentar um pouco. Fatie a cenoura, o aipo e a cebola e reserve. Acrescente o alecrim à panela, bem como o alho e o molho inglês. Quando os líquidos reduzirem e ela começar a fritar, junte os vegetais e continue a refogar, misturando tudo.

Feijão com Tomate e Azeitona
12 azeitonas (originalmente 4 tiras de bacon)
2 tomates (usei 2 tomates pelados de lata)
400 g de feijão cozido (originalmente uma lata)
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Manjericão fresco (não tinha, mas usei um pouco do seco)
Azeite para refogar

Refogue as azeitonas com um pouco de azeite, apenas para que liberem um pouco o sabor. Junte os tomates picados e misture. Acrescente o feijão cozido com um pouco de caldo e deixe ferver até reduzir um pouco. Acrescente o vinagre e o azeite e por fim, um pouco de manjericão fresco.

Batatas Assadas
4 batatas grandes limpas e com casca (1 batata por porção, no caso usei 2)
Iogurte (originalmente creme azedo, mas pode ser creme de leite ou requeijão)
Sal e pimenta a gosto
Alecrim
Azeite comum
Azeite de oliva extra-virgem

Faça furinhos nas batatas com um garfo ou uma faca. Tempere-as com sal e leve-as para o microondas, num tigela coberta com filme plástico, por 14 minutos. Aqueça seu forno ou seu grill de forno e deixe lá uma assadeira que caiba as batatas. Passados os 14 minutos, retire o filme e na própria tigela, termine de temperar as batatas, com sal, pimenta, alecrim e azeite, misturando tudo. Passe as batatas para a assadeira aquecida e leve ao forno ou grill de forno para que elas dourem. Para servir, corte o topo de cada uma em forma de cruz e esprema de leve ao meio, para que ela abra como uma flor. Sirva com uma colherada de iogurte e um fio de azeite extra-virgem.

Fonte: Jamie's 30 Minute Meals - Episódio 36 - "Super-fast Beef Hash"

7 comentários:

Hugo Nofx disse...

Deve ser bom...

Patricia Scarpin disse...

Que sintonia, Luna! Eu só não fiz ontem isso pro almoço justamente porque não quis sair pra comprar a carne (fiquei com peninha de pedir pro marido enfrentar fila de açougue de domingo). Tá marcadinho pra fazer semana que vem. Que lindo o teu, hein?
xx

Lua Limaverde disse...

É bom sim, Hugo! Nada como uma comidinha caseira. :D

Pat, foi mesmo? Que legal! Eu decidi improvisar com soja mesmo, mas acredito que com a carne deve ficar ótimo também. Obrigada, querida! Beijinho! ;D

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Luna,
Adorei a sugestão. É ideal para campanha Meatless Monday.
Bj e boa semana,
Lylia

Yolanda disse...

Luna, boa sugestão e muito saudável, eu vou fazer essa deliciosa prot.soja.
bjs e felicidades.

ameixa seca disse...

Ainda ontem vi esse episódio e também não me lembro a quantidade de carne mas não era muita. Eu prefiro mesmo a soja :)

Lua Limaverde disse...

Lylia, exatamente! É perfeito pra isso! :D Beijão!

Yolanda, espero que você goste! Beijo! ;D

Ameixa, também acho que era pouca, no máximo 500g, eu acho. ;D
Beijo!