quinta-feira, janeiro 21, 2010

Sorvete de Baunilha e Blueberry

De vez em quando algumas pessoas me perguntam por e-mail se vale a pena comprar uma sorveteira. Acho que essa questão sempre passeia pelos blogs culinários, mas é muito difícil responder. Eu acho que vale a pena, mas tenho certeza que deve haver pessoas que compram e se arrependem, acham inútil. O sorvete fica mesmo cremoso? Depende da receita, da sorveteira, da temperatura... O fato é que pra mim, mesmo quando o resultado não é perfeito, fico satisfeita.
A textura desse sorvete, por exemplo, ficou muito macia, mas ele derrete mais rápido do que qualquer receita que já fiz, e não acho que seja apenas pelos 32° em Fortaleza, desconfio do creme que usei: um creme (vegetal) tipo chantilly que eu precisava aproveitar.
Mesmo assim, ficou muito boa a combinação de baunilha, blueberry e Cointreau. A base é de uma receita super prática de sorvete de baunilha que veio no manual da minha sorveteira.

Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de creme de leite (usei creme vegetal tipo chantilly)
1 fava de baunilha
De 1/2 a 1 xícara de açúcar (dependendo do seu gosto)
Um punhado de blueberries (usei secas)
1 colher (sopa) de Cointreau (ou outro licor de laranja)

Misture o Cointreau com as blueberries e reserve fechado na geladeira. Misture o leite, o creme, o açúcar e a baunilha (usando somente a "polpa" com as sementes) no liquidificador ou batendo com um fouet. Guarde a mistura na geladeira por algumas horas. Deixe bater na sorveteira até que fique cremoso e vá adicionando aos poucos as blueberries. Leve para o freezer até ficar consistente.

11 comentários:

Sandra Peres disse...

Pra não derreter tão rápido seria bom utilizar uma gordura, para fazer a emulsão, como a manteiga ou a gordura vegetal...

Unknown disse...

Tenho certeza que ter uma sorveteira em casa é uma verdadeira delícia. Acho que será muito útil para uma casa que tenha criança.

Beijos

Pitadasdilu disse...

Luna, eu muitas vezes penso em comprar, pois acho maravilhoso essa cremosidade caseira... e sempre é mais saudável que os industrializados.
Em quanto não compro vou colecionando as receitas e fazendo picolé que sai bastante aqui em casa de abacaxi e morango.
Bjos, Lú.

Lua Limaverde disse...

Sandra, o creme que usei tem bastante gordura, o problema é que eu deveria ter batido ele antes de usar no sorvete, teria dado mais certo. :D

Ana, é verdade. Mas mesmo aqui não tendo criança, a gente usa sempre. :D

Lu, acho super legal fazer picolé também, mas nunca comprei as forminhas. Beijo! :D

Richie disse...

Oi oi!

Ai ai, ainda to planejando a combra da minha batedeira planetária, sorveteira vai ficar pra depois..rs.

Meu pai tem uma aqui encalhada, mas morro de dó de pedir..rs

Bjo!;D

tatiane disse...

Luna, tenho uma sorveteira, mas pensei muito antes de comprar, (afinal, era o preço de um microondas)se seria inútil. Para mim foi uma das melhores compras, no começo fiz muito sorvete ruinzinho até aprender a deixá-lo mais cremoso.
E essa combinação de blueberry com baunilha deve ficar muito boa. Aliás, faço sempre seu sorvete de coco, é uma delícia!
bjs

Nereime disse...

Luna, sabe que eu sou uma dessas pessoas que questiona esse assunto, aqui em casa tenho uns fanáticos por sorvete todos acham que poderíamos ter sabores que não se encontram a venda.Eu penso também na possibilidade de utilizar ingredientes de casa como vc fez com seu creme!!!
Esta coloração de mirtilos ficou linda.
bjs

mirian disse...

olás,

qual a marca que tu tens? eu quero comprar uma esse verão ainda, é sonho antigo! mas não acho em lojas (só online). queria pegar antes, ver ao vivo, sentir como é... tu compraste online mesmo?

obrigada!

Lua Limaverde disse...

Richie, com certeza a planetária é bem mais útil que a sorveteira. Você devia pedir emprestado a do seu pai por uns tempos, rs. Bj! :D

Tatiane, ainda hoje peno muito com meus sorvetes porque não gosto de receitas muito elaboradas (que são as mais saborosas e cremosas), mas no fim o que importa é ficar bom, rs. :D Bj!!

Nereime, o bom mesmo é poder escolher os ingredientes, sem dúvida! Já fiz alguns com leite desnatado, por exemplo, ou com leite de coco... Fora que você pode reduzir bastante a quantidade de açúcar. ;D Beijo!

Mírian, eu tenho uma da Hamilton Beach, eu comprei online mesmo, se não me engano, na Polishop. Mas dizem que as sorveteiras da Cuisinart também são muito boas. Bjs! :D

Patricia Scarpin disse...

Que idéia boa, querida - preciso mesmo usar as minhas blueberries secas. :)

Lua Limaverde disse...

Pat, graças a você esse sorvete ficou muito bom! Essas blueberries são secas, mas tão macias! Adorei, obrigada mais uma vez. :D