O torrone usado deve ser crocante, de preferência. Como não achei de nenhum tipo, usei barras de Snickers, e o resultado foi ótimo. Ainda aproveitei a fava usada para fazer mais açúcar de baunilha: ela vai ser "re-usada" várias vezes, por isso não processei. Olhem que meigo:
.
Ingredientes:
1 fava de baunilha
70 g de açúcar
1/2 xícara de leite
600 ml de creme de leite integral
4 colheres (sopa) de água gelada
400 g de torrone (nougat) de sua preferência (usei 8 barras de Snickers)
115 g de pistache sem sal
30 g de chocolate amargo ou meio-amargo
2 colheres (sopa) de mel
Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes raspando-as para fora, com uma faquinha. Não descarte a fava*. Junte então as sementes com o açúcar e o leite quente. Misture bem e deixe descansar. Enquanto isso processe o pistache, reserve um pouco para decorar e processe também o torrone.
Na batedeira, bata o creme com a água até obter picos moles (no ponto em que passa de líquido para cremoso). Junte a mistura de baunilha a esse creme e bata mais um pouco, com um batedor. Agora incorpore o pistache e o torrone processado. Se usar as barras de Snickers, tenha paciência para quebrar um pouco os grandes grumos que se formam. Despeje a mistura numa travessa de louça ou vidro de preferência grande e larga, pra que congele por igual.
Polvilhe com o pistache picado reservado e depois com o chocolate ralado ou em raspas. Por fim regue com mel e leve ao congelador por no mínimo 3 horas. Deixe-o descongelar na geladeira uma meia-hora antes de servir. Uma vez descongelado, não deverá ser congelado de novo, portanto só retire a porção que deseja no momento.
*Aproveite a fava e coloque-as num pote com 300 g de açúcar para obter um açúcar de baunilha (se quiser mais forte, processe-os).
Fonte: Adaptado de Jamie Oliver - O Chef sem Mistérios.
18 comentários:
Amiga, que receita divina! Nem parece do Jamie Oliver, de tão chique! Nada contra o mocinho, mas nunca vi ele fazendo algo tão sofisticado... Por acaso essa receita é da temporada que ele passou na Itália? E sua idéia de usar Snickers no lugar do torrone foi excelente, deve ter ficado um sonho! Que presente mais gostoso da Val, Lu! Quero ver tudo, OK? ;o) Beijão!
Que sobremesa magnífica, realmente! :-)
Ah, já sou toda baba, por aqui! Que delícia! Vai já para minha lista de receitas urgentes!! :)
Nosssa, que delicia Luna! gosto do crocante do pistache no meio.bom, levou pistache j'a adoro.
Luna, amei a receita e vou anotar agora mesmo!!! Meu Deus, minha lista de receitas para testar só aumenta e depois quero ver fechar o zíper da calça...ô perdição!!!
A foto está divina! Parabéns!
Um beijo!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Luna, eu imagino mesmo que esta receita deve ser de revirar os olhos!! Só vendo as fotos já aconteceu isso com os meus! hehe
Como ousa fazer uma sobremesa e não em chamar pra provar????? Que ABSURDO!! :(
Luna, esta receita aqui não iria dar certo... porque é bem capaz de dar briga, parece muito gostosa... e eu iria querer só para mim!
Luna, querida, espetáculo total! Gostei demais do que você escolheu para usar os presentes da Tina. Ela é tão, tão, tão querida!
Que sobremesa incrível. Fiquei imaginando o sabor. Já está mais que anotada. Beijo.
Luna, que receita mais sofisticada, você é muito talentosa e criativa. Vou anotar para uma ocasião especial. Adorei!
Bjs
Cláudia B.
Cinara, essa receita é do "The Naked Chef" e tem algumas variações, essa foi a que eu mais gostei. Eu até me animei com outras receitas do livro, que eu não tinha gostado de primeira... Pode deixar que vou mostrar tudo! :)
Sim, Elvira, recomendo!
Witchie, depois me conta como ficou o seu!
Valentina, adorei a experiência da baunilha! Também gosto muito de pistache, e a cor fica tão bonita! :)
Verena, morri de rir do seu comentário, até porque já perdi algumas calças depois dessa história de blog! Vou ter que mudar de número, hehehe. :)
Verdade pura, Sílvia, é um negócio!
Lid, é só passar por aqui, fofa, você sabe que só eu e o Ric não damos conta dessa travessa toda! rs
Ah, Cris, ia dar briga, é? rs talvez desse mesmo, fora a espera para degelar, né? :)
Pois é, Pat, vou tentar economizar ao máximo so presentinhos, afinal não é todo dia, né? A Val é querida demais, ela nem sabe quanto! :)
Cláudia, o bom é que dá pra variar nos sabores, basta fazer a base de creme e acrescentar o que quiser (frutas, outros tipos de nozes, etc). :)
Beijinhos!
Cláudia B, obrigada pelos elogios! Espero que goste quando fizer. Beijos!
nossa mil parabéns! tá com uma aparencia linda e o sabor deve ser um primor, baunilha+pistache+torrone! bjos
Que maravilha! Vou reservar essa pra um fim de semana especial. Ai, que perdição!
Obrigada, queridas Laila e Carlinha!
Que coisa deliciosa. Vou guardar a receita para uma data especial. Ah, tem açúcar de baunilha no Center Box do papicu, perto do aroma de baunilha, just in case!
Bjs. ;o)
Ah, Geórgia, adoro suas dicas, conterrânea!! Beijos!
Postar um comentário