segunda-feira, maio 28, 2007

Semi-freddo Nougat

Esta semana recebi mimos maravilhosos da Valentina e, aos poucos, vou mostrando o que ganhei. Um dos mimos foram as favas de baunilha, juntamente com o açúcar de baunilha, que eu morria de curiosidade e achava mesmo que ia demorar pra ver. Simplesmente amei, é tão bom saber como é o verdadeiro sabor e aroma da baunilha! Obrigada mais uma vez, Val! Pois bem, para tanto pensei em colocar em prática uma receita de semi-freddo do Jamie Oliver que eu namorava (a receita, não ele), mas me deparei com a velha questão dos ovos crus, que não tenho mesmo coragem de usar. Então adaptei a receita dele com a de sorvete da Nigella, o que resultou numa sobremesa de revirar os olhos, podem acreditar!


O torrone usado deve ser crocante, de preferência. Como não achei de nenhum tipo, usei barras de Snickers, e o resultado foi ótimo. Ainda aproveitei a fava usada para fazer mais açúcar de baunilha: ela vai ser "re-usada" várias vezes, por isso não processei. Olhem que meigo:

.
Ingredientes:
1 fava de baunilha
70 g de açúcar
1/2 xícara de leite
600 ml de creme de leite integral
4 colheres (sopa) de água gelada
400 g de torrone (nougat) de sua preferência (usei 8 barras de Snickers)
115 g de pistache sem sal
30 g de chocolate amargo ou meio-amargo
2 colheres (sopa) de mel

Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes raspando-as para fora, com uma faquinha. Não descarte a fava*. Junte então as sementes com o açúcar e o leite quente. Misture bem e deixe descansar. Enquanto isso processe o pistache, reserve um pouco para decorar e processe também o torrone.
Na batedeira, bata o creme com a água até obter picos moles (no ponto em que passa de líquido para cremoso). Junte a mistura de baunilha a esse creme e bata mais um pouco, com um batedor. Agora incorpore o pistache e o torrone processado. Se usar as barras de Snickers, tenha paciência para quebrar um pouco os grandes grumos que se formam. Despeje a mistura numa travessa de louça ou vidro de preferência grande e larga, pra que congele por igual.
Polvilhe com o pistache picado reservado e depois com o chocolate ralado ou em raspas. Por fim regue com mel e leve ao congelador por no mínimo 3 horas. Deixe-o descongelar na geladeira uma meia-hora antes de servir. Uma vez descongelado, não deverá ser congelado de novo, portanto só retire a porção que deseja no momento.

*Aproveite a fava e coloque-as num pote com 300 g de açúcar para obter um açúcar de baunilha (se quiser mais forte, processe-os).

Fonte: Adaptado de Jamie Oliver - O Chef sem Mistérios.

18 comentários:

Cinara disse...

Amiga, que receita divina! Nem parece do Jamie Oliver, de tão chique! Nada contra o mocinho, mas nunca vi ele fazendo algo tão sofisticado... Por acaso essa receita é da temporada que ele passou na Itália? E sua idéia de usar Snickers no lugar do torrone foi excelente, deve ter ficado um sonho! Que presente mais gostoso da Val, Lu! Quero ver tudo, OK? ;o) Beijão!

Elvira disse...

Que sobremesa magnífica, realmente! :-)

Anônimo disse...

Ah, já sou toda baba, por aqui! Que delícia! Vai já para minha lista de receitas urgentes!! :)

Valentina disse...

Nosssa, que delicia Luna! gosto do crocante do pistache no meio.bom, levou pistache j'a adoro.

Anônimo disse...

Luna, amei a receita e vou anotar agora mesmo!!! Meu Deus, minha lista de receitas para testar só aumenta e depois quero ver fechar o zíper da calça...ô perdição!!!
A foto está divina! Parabéns!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Silvia Arruda disse...

Luna, eu imagino mesmo que esta receita deve ser de revirar os olhos!! Só vendo as fotos já aconteceu isso com os meus! hehe

Lid disse...

Como ousa fazer uma sobremesa e não em chamar pra provar????? Que ABSURDO!! :(

Cris disse...

Luna, esta receita aqui não iria dar certo... porque é bem capaz de dar briga, parece muito gostosa... e eu iria querer só para mim!

Patricia Scarpin disse...

Luna, querida, espetáculo total! Gostei demais do que você escolheu para usar os presentes da Tina. Ela é tão, tão, tão querida!

Cláudia A. disse...

Que sobremesa incrível. Fiquei imaginando o sabor. Já está mais que anotada. Beijo.

Cláudia disse...

Luna, que receita mais sofisticada, você é muito talentosa e criativa. Vou anotar para uma ocasião especial. Adorei!
Bjs
Cláudia B.

Lua Limaverde disse...

Cinara, essa receita é do "The Naked Chef" e tem algumas variações, essa foi a que eu mais gostei. Eu até me animei com outras receitas do livro, que eu não tinha gostado de primeira... Pode deixar que vou mostrar tudo! :)

Sim, Elvira, recomendo!

Witchie, depois me conta como ficou o seu!

Valentina, adorei a experiência da baunilha! Também gosto muito de pistache, e a cor fica tão bonita! :)

Verena, morri de rir do seu comentário, até porque já perdi algumas calças depois dessa história de blog! Vou ter que mudar de número, hehehe. :)

Verdade pura, Sílvia, é um negócio!

Lid, é só passar por aqui, fofa, você sabe que só eu e o Ric não damos conta dessa travessa toda! rs

Ah, Cris, ia dar briga, é? rs talvez desse mesmo, fora a espera para degelar, né? :)

Pois é, Pat, vou tentar economizar ao máximo so presentinhos, afinal não é todo dia, né? A Val é querida demais, ela nem sabe quanto! :)

Cláudia, o bom é que dá pra variar nos sabores, basta fazer a base de creme e acrescentar o que quiser (frutas, outros tipos de nozes, etc). :)

Beijinhos!

Lua Limaverde disse...

Cláudia B, obrigada pelos elogios! Espero que goste quando fizer. Beijos!

laila radice disse...

nossa mil parabéns! tá com uma aparencia linda e o sabor deve ser um primor, baunilha+pistache+torrone! bjos

Carla Ventura disse...

Que maravilha! Vou reservar essa pra um fim de semana especial. Ai, que perdição!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, queridas Laila e Carlinha!

Geórgia disse...

Que coisa deliciosa. Vou guardar a receita para uma data especial. Ah, tem açúcar de baunilha no Center Box do papicu, perto do aroma de baunilha, just in case!
Bjs. ;o)

Lua Limaverde disse...

Ah, Geórgia, adoro suas dicas, conterrânea!! Beijos!