sábado, março 17, 2007

Tortinhas de Milho

Outra receita do meu fichário Cozinha Criativa. Engraçado é que esse fichário foi salvo de uma lata de lixo pra ser meu. Quando morava com minha mãe, uma vizinha do condomínio havia juntado no hall uma pilha de revistas que ela não queria mais e esse fichário - novíssimo, por sinal - estava na pilha. Meu pai lembrou logo de mim e pediu pra ele. Não está completo, eu acho, mas deve ter centenas de receitas.
A indicação do texto é que essa tortinha serve como acompanhamento de assados e penso que a idéia de usar tortinhas para acondicionar outros tipos de purê, como o velho purê de batatas ou um purê de ervilhas, parece legal.
O único problema da receita é que não diz onde usar o leite. Eu ainda usei 1 xícara, mas isso fez com que o purê demorasse muito pra engrossar, então sugiro que não seja usado. Como eu servi tipo aperitivo, enriqueci com frango desfiado, ficou bem gostosinho. A massa é praticamente idêntica à minha massa de quiche super prática, muito boa de trabalhar, pois não usa rolo.

Ingredientes:
Massa:
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga ou margarina
1 gema
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de água

Recheio:
2 latas (400 g) de milho verde escorrido
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
sal a gosto
1 e 1/2 xícara de leite (?)

Numa tigela, coloque a farinha, a manteiga, a gema, o sal e a água. Amasse tudo com as pontas dos dedos até misturar muito bem. Deixe a massa descansar por 1 hora. Preaqueça o forno em temperatura média (180°). Unte forminhas de empada, de tamanho médio, com manteiga. Com as mãos, vá pegando punhados da massa e forrando o fundo e os lados das forminhas, abrindo a massa com os dedos. Leve ao forno preaquecido até a massa ficar assada e dourada.
Enquanto isso, prepare o recheio: coloque 1 lata e meia de milho verde no liquidificador e bata até formar um purê. Numa panela, coloque o purê de milho verde, a manteiga, o açúcar, sal e o milho verde restante. Leve ao fogo brando para cozinhar, mexendo sempre, até a mistura engrossar.
Retire as tortinhas do forno e desenforme. Recheie cada tortinha com uma colherada do recheio preparado.

Fonte: Fichário Cozinha Criativa.

15 comentários:

Carla Ventura disse...

ooow...q bonitinhos! Gosto de coisinhas de milho, tenho uma receita de muffin com milho. Fiz o post com a tal massa de pastel pra vc :)

Marcia H disse...

Eu gosto muito deste blog, tem coisas muito gostosas nele. Tentei achar algo como fazer sour cream e nao encontrei, pois gostaria de passar a info pra uma amiga q gosta muito de cozinhar (eu moro na Alemanha e aqui tem nos supermercados rsrs). Onde eu acho, qual o posting? Muito obrigada pela ajuda. t+

Agdah disse...

Luna, ficou tão fofinho. Adoro tudo com milho. Vi seu comentário sobre a participação nos encontros das meninas(blogs)lá do sul, pois é, um dia desses quem sabe nós lá do nordeste nos visitamos também?

Patricia Scarpin disse...

Luna, querida, tudo que você faz fica tão bonito e delicado. Um primor.
Adorei a receita, amo coisas com milho!

Maria.Helena disse...

Adorei!!!!

Bjs

Itza disse...

Lunita, que delícia! Acrescentamos uns kibinhos, uns canapés e a cervejinha e já está!!!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Carlinha! Já fui lá ver!!! :)

Márcia H, que bom que gostou da minha cozinha. Olha tem uma receitinha de sour cream nesse link:
http://quichedemacaxeira.blogspot.com/2007/03/barras-de-sour-cream-com-cobertura.html
No meio da receita você acha a uma receita de sour cream, viu? :)

Agdá, um encontro das nordestinas ia ser muito legal, não é mesmo? Vamos torcer para que dia aconteça! :)

Patricia, bonitas e delicadas são suas coisas, o que são aqueles cupcakes, menina??? :)

Beijos, Maria Helena!

Adorei o "Lunita", Itza! Você disse tudo, querida! :)

Eli disse...

Luna tenho paixão por milho, um alimento muito consumido no meu estado. Fiquei apaixonada pela sua tortinha de milho. Linda a foto!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Adoorei essa ideia! Ficou tao lindinho. Mas o que eu gosto nas suas receitas eh que tem sempre a massa. Eu sempre fui uma preguicosa pra fazer massas e sempre procurei um atalho, pra me livrar do trabalho e da frustracao de fazer uma massa ruim. Estou ficando mais ousada agora, vendo que massa nao eh um bicho de sete cabecas. Beijos! :-)

Anônimo disse...

Luna, estou encantada com seu blog!! Estiloso, bonito, conteúdo incrível e as fotos ótimas!! Parabéns!

Vivianne

Paula disse...

Oi Luna, também adoro milho verde. Coisa gostosa! A sua receita rendeu quantas tortinhas? Bjs.

Lua Limaverde disse...

Lica, também gosto muito de milho, principalmente da espiga, mas quando uso de lata, uso um importado que é uma delícia, bem docinho... :)

Ah, Fer, eu não vivo sem massas, sou viciada, mas como você gosto de massas fáceis e práticas, essa então, é tão fácil que você pensa que tem algo errado. :)

Obrigada, Vivianne, o seu também é lindo, com receitas chiquérrimas, rs. Beijos!

Paulinha, eu fiz em forminhas de muffins, deu 12 tortinhas, mas depende se você quiser a massa mais fininha, rende mais. :)

Silvia Arruda disse...

Luna, eu tb "herdei" da minha mãe dois fichários da revista Criativa (um roxo e outro bege, ela completou os dois). Há cerca de um mês eu estava folheando os fichários e vi esta tortinha de milho, que chamou minha atenção, afinal, adoro milho!!
Que bom que disse que a massa é boa para trabalhar, dá mais incentivo!!
Bjos

Lua Limaverde disse...

Silvinha, na verdade eu só consegui as fichas, eu uso um fichário do Snoopy pra juntá-las, rsrsrs. Tenho muitas, nem sei de quais coleções pertencem, rs. Mas tem cada receita legal, não é?
Olha, você nem imagina como essa massa é fácil! :)

CrisChaves disse...

Luna,
só temos a agradecer por disponibilizares essas delícias
com lindas fotos!!!
Parabéns.
Continue fazendo muita gente feliz.
Beijos
Cristina
RS/Brasil.