terça-feira, março 06, 2007

Muffins de Banana

Eu não esperava que fossem, mas com certeza foram os melhores muffins que já fiz até agora. Primeiro porque a textura passou longe de ser a de um bolinho, isto é, são muffins mesmo, quase pãezinhos. Segundo porque saíram deliciosos, divinos, quando tudo que eu queria era apenas aproveitar umas bananas.
Além disso, foi a primeira receita que testei de um livro muito fofo que comprei: Afternoon Tea [Molly Perham]. O livro é um charme, fica em pé na página da receita e pode ser lido indo e voltando, com uma só receita em cada página.

Ele traz apenas receitas referentes ao chá da tarde britânico: sanduíches, salgados, tortinhas, cookies, muffins, brownies, scones, pães, loafs, geléias, barrinhas, bolos... e todas lindas e com fotos. Outra vantagem é que as quantidades vêm em diversas unidades de medida, não sendo necessário ficar fazendo contas. Não vi uma receita ruim, tenho vontade de fazer todas. Apesar de ser importado, comprei na Siciliano, inclusive se alguém se interessar, pelo site deles está mais barato do que na loja. Esse vai para a Estante.

Ingredientes:
225 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada
3 bananas grandes maduras
1 ovo
1/4 de xícara (50 g) de açúcar mascavo escuro
1/4 de xícara (50 ml) de óleo vegetal
1/4 de xícara (40 g) de passas pretas

Pré-aqueça o forno em 190°. Unte 12 forminhas de muffins. Misture numa vasilha a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela e a noz-moscada. Reserve. Descasque as bananas e com a batedeira amasse-as bem. Acrescente o ovo, o açúcar e o óleo e continue batendo até misturar bem. Adicione a mistura seca de farinha e misture com uma espátula ou garfo (a receita pede pra continuar na batedeira em velocidade baixa) apenas para incorporar, sem se preocupar em deixar empelotado. Junte as passas e incorpore ligeiramente. Encha 2/3 de cada forminha com a massa e leve para assar por cerca de 20-25 minutos, mas fique atenta, os meus assaram em 15 minutos. Eles estarão prontos quando você apertá-los em cima e a massa voltar, como se fosse um travesseiro (se não quiser fazer isso, faça o teste do palito). Deixe que esfriem sobre grelha ou faça como eu: devore alguns ainda quentinhos.

Fonte: Afternoon Tea - Molly Perham.

28 comentários:

Cinara disse...

Lu, você está arrasando com seus muffins, amiga!! Desse jeito vou ter que criar uma nova seção no meu del.icio.us: "Muffins da Luna"! Acho que esse livro foi uma ótima aquisição, estou esperando mais receitas divinas como esta! ;o) Beijão!

Cris disse...

Luna, que livrinho mais prático, não fecha quando vamos fazer a receita! Bjs!

Anônimo disse...

Hum, que bom aspecto!!!! Luna, e essa tarte (torta) da capa do livro, é o quê?

Akemi disse...

Devem ter perfumado a casa todo quando assavam! Que delícia! Adorei a dica do livro, vou ver se encontro por aqui! Bjs

Flávia disse...

Postei uma receitinha nova
Espero que goste, aguardo sua visita
Bjs

Lua Limaverde disse...

Imagina, Cinara, estou ainda engatinhando, aprendendo com as mestras! Pode deixar que vai ter muita receita desse livrinho! :)

Pois é, Cris, e como cada receita só pega uma página fica mais prático pra quem está com a mão na massa (rs).

Sofia, a receita da capa é um bolo de topo crocante com cranberries e blueberries. Se quiser a receitinha escaneada te passo. :)

Akemi, são ótimos mesmo, até minha sogra que é enjoada amou esses muffins. :)

Vou já lá na sua cozinha, Flavinha! :)

Eli disse...

Luna o livro é muito bonito e prático né?! Agora fiquei aqui pensando no perfume da sua cozinha na hora que esses muffins estavam no forno. Aiiii, fiquei salivando aqui.

Patricia Scarpin disse...

Luna, ficaram divinos os teus muffins - uma cor maravilhosa!

Tenho um livrinho dessa coleção com bolos infantis, é bem prático o danado ficar em pé. risos

Lila disse...

hummmm....adoro tudo que é feito com banana
beijo Luna

Agdah disse...

Que lindo o livro, Luna. Os muffins ficaram fofos. Eu não sei o que é mais geralmente a textura deles me desagrada.

Fer Guimaraes Rosa disse...

hmm! amo tudo que vai banana.. tô nessa! :-*

Anônimo disse...

Eita, gostei de ser de banana mas não levar muita canela (pelo menos pareceu que leva pouquinho...).
Queria um livrinhoa ssim, que fica em pé. Achei o máximo!
agora, assumo que tenho preguiça de ler os livros em inglês... hehehehehehe
Beijos!

Anônimo disse...

Luna, muffins são fofos e de banana ainda!!! Hummmm! Fiquei com água na boca, pensando que vou ter que comprar umas bananas nanicas para testar a receita!!!! Acho que é um dos perfumes mais inebriantes na cozinha quando estão assando!
Delícia!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Lua Limaverde disse...

Lica, pareço uma boba, mas estou encantada com o livro, acho que só vai dar receita dele agora. :)

Patricia, até pensei que você pudesse ter esse, fui ver no teu blog, não tinha uma lista dos seus livros no blog? Ou estou sonhando? rs

Lila, a banana deixou os muffins com uma textura maravilhosa! :)

Agdá, eu entendo, é que adoro tudo que é massa, principalmente quentinha... :)

Pena que não posso mandar um pra ti, Fernanda! rs

Márcia, a canela some nessa receita, não dá pra sentir, fica um saborzão misturado (rs). Geralmente minha preguiça com o inglês é mais pra escrever do que pra ler, ler só por causa das unidades de medida, que tem que ficar fazendo conta, mas esse livro não precisa. :)

Verena, apesar da aparência da foto não ser muito atraente posso garantir que ficaram deliciosos! :)

Beijos a todas!!!

Carla Ventura disse...

Que delícia! Eu já falei que amo muffins? :p

Beatriz Belliard disse...

Luna, terça fiz muffins de banana tb !!! rs So nao leva passas. E a sua receita leva mais banana que a minha, entao deve estar mais saborosa !!! bjs

Anônimo disse...

Obrigada, Luna, mas acho que vou procurar o livro mesmo!!! (Ou aguardar você ir "postando" as receitas, eheheh!)

Patricia Scarpin disse...

Luna, vc não está sonhando não, amiga. risos
Eu tinha sim uma lista de livrinhos mas tirei pois achei que o template estava muito "poluído" - minha lista de links é imensa. :)

Anônimo disse...

Luna, achei tão chique esse seu livro, só com receitas de chá da tarde. Ai, meu Deus, não tenho mais onde guardar livros de receitas! Beijinhos.

Lua Limaverde disse...

Também não me canso, Carla! :)

Legal, Bia, essa semana muita gente fez muffins... :)

Ok, Sofia! rs

Entendo, Patricia, mas eu gostava de invejar sua lista hehehe.

Renata, é chique mesmo, ainda mais que não tenho muitos livros de culinária (ainda). :)

Anônimo disse...

Luna, estou meio atrasadinha, espero que você leia este comentário. Já leio seu blog mas sempre fiquei quieitinha. Como você, adoro muffins, bolinhos e afins. Fiz estes de banana e amei! tenho a mesma opinião que você, foram os melhores muffins que já fiz. O topo alto, a textura, não são todos os muffins que faço que crescem tanto. Adorei a receita. Um beijo grande, Larissa

Lua Limaverde disse...

Larissa, que bom que você comentou, querida, adoro ter um retorno de quem testou receitas do blog. Ainda mais quando dá certo! Você não tem blog? Se tiver receitinhas legais, posta lá no fórum Chá da Tarde, tem muita menina lá que não tem blog. Beijinhos!!! :)

Anônimo disse...

Olá Luna, é Sofia de novo. Só para dizer que fiz ontem os muffins e, além de ser super fácil, cresceram imenso e ficaram lindos! Detalhe: não sei o que aconteceu (acho que foi o bicabornato, que nunca tinha usado), mas ficaram com um sabor amargo! (Ainda assim, o "restante" é tão bom que se conseguem comer!). A textura é óptima e o aspecto excelente... Você acha que dá para fazer sem bicabornato? Será que usei o bicabornato errado?

Lua Limaverde disse...

Que ótimo, Sofia! Talvez eu faça essa receita ainda hoje de novo de tanto que gostei. Olha, quanto ao sabor amargo, tenho algumas hipóteses, talvez não seja o bicarbonato, pois não acho que ele altere o sabor, pra você ter uma idéia o fermento em pó é quase puro bicarbonato (veja na embalagem). No entanto, não sei se o bicarbonato culinário é o mesmo daquele medicinal, qual você usou?
Outra coisa: muffin não é pra ser muito doce, é diferente do bolinho (cupcake), que é bem doce. Ele é quase um pãozinho e você pode servir com outra coisa pra compensar. Fiquei desconfiando da noz-moscada, será? Depois me conta. :)

Anônimo disse...

Olá Luna, obrigada pela sua atenção. Eu usei bicarbonato culinário mesmo, comprado no supermercado ao lado das farinhas e do fermento, eheheh! Penso que o amargo não é da "falta de doce" (nesse aspecto os bolinhos estão óptimos!), mas sim de um ingrediente específico, porque é um travo que fica no fim da degustação de cada pedaço... mas também não me parece que seja da noz moscada, é um amargo mais "químico". Em todo o caso, vou fazer os muffins de novo no fds (sem bicarbonato e com um pouco mais de fermento, para compensar) e depois te conto! Fiquei fan desses muffins! Fiz na segunda-feira e tou trazendo um cada dia para o escritório, você acredita que eles continuam super macios?

Lua Limaverde disse...

Sofia, fico feliz que mesmo amargo você tenha gostado. :)
Eu fiquei tão fã dessa receita que não posso ver banana passada na fruteira que já penso em fazê-los.
Espero que na próxima fique tudo certo. Beijos!!! :)

Socorro Acioli disse...

Luna, eu fiz os muffins de banana! Minha dica é substituir a uva passa pela banana passa em pedacinhos!
Ficou maravilhoso e todo mundo adorou!
Obrigada, mais uma vez.
Socorro Acioli

Lua Limaverde disse...

Socorro, eu me apaixonei por esses muffins, sabe? Essa sua idéia foi divina! Com certeza irei tentar com banana passa! Beijinho! :)