quinta-feira, março 15, 2007

Fudges de Caramelo e Pecãs

Eu tinha guardado a ficha dessa receita e hoje resolvi fazê-la pois foi perfeita pra aproveitar o resto de creme de leite que ia vencer, bem como para experimentar as nozes pecãs, que eu não havia comido ainda. Sobre as pecãs posso dizer que gostei, só achei a textura estranha, mas é mais suave que a noz comum. Sobre os fudges, bem, fora o fato de eu não ter chegado ao ponto perfeito do doce achei-os deliciosos, uma sobremesa perfeita pra deixar na geladeira e depois de um almoço rápido poder saborear um quadradinho. Sofro de uma atração fatal por receitas com caramelo no título, mas morro de medo de fazer esses doces em que você tem que acertar o ponto do açúcar. Na hora de deixar a mistura ferver por 15 minutos deixei o fogo baixo e nada de ponto de bala. Aumentei o fogo e quando achei que estava perto do ponto perdi a paciência. Mas depois de frio, deixei um pouco na geladeira antes de cortar e ficou numa consistência boa. Lembrando que, se alguém se aventurar a fazer, esteja preparado para uma panela cheia de vestígios de bala, então é preciso ferver água na panela até retirar tudo.

Ingredientes:
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo bem comprimido na xícara
1 xícara (240 ml) de creme de leite fresco
2/3 de xícara de leite condensado
4 colheres (sopa) de manteiga
1/3 de xícara de água
2 colheres (sopa) de glucose de milho (mel Karo)
3/4 de xícara (75 g) de pecãs bem picadas e levemente torradas
20 a 24 metades de pecãs para decorar

Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de 15 x 27 (não tinha, usei uma retangular média) com papel-manteiga ou papel alumínio*. Unte o papel com manteiga. Numa panela, coloque os dois tipos de açúcar e misture. Junte o creme de leite, o leite condensado, a manteiga, a água e a glucose, e misture bem.
Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver. De vez em quando, limpe a borda da panela com um pincel molhado em água fria. Quando a mistura ferver, pare de mexer e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até ficar em ponto de bala dura**. Tire do fogo, junte as pecãs picadas e misture rapidamente.
Coloque a mistura na assadeira e deixe esfriar por 10 minutos. Distribua as metades de pecãs sobre o doce, a intervalos regulares, pressionando levemente. Deixe esfriar completamente e corte em quadrados. Pode ser guardado em geladeira num pote com tampa, deixando ficar em temperatura ambiente quando for servir.

*Usei o alumínio e foi prático na hora de cortar e para guardar os fudges.

**Bala dura: tire um pouco da calda da panela e despeje numa tigelinha com água fria. Modele a calda entre os dedos formando uma bolinha arredondada, que deverá ficar dura e quebradiça.

Fonte: Fichário Cozinha Criativa.

14 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que delícia, Luna!!
Fiz fugde há tanto tempo, que vontade de comer de novo!

Agdah disse...

Luna, eu adoro essa noz.

Cinara disse...

Lu, não consegui fazer o login no Chá da Tarde... Eu me cadastrei certinho, mas depois o site não aceitou minha senha na hora do login. Agora falou para eu esperar 30min para tentar de novo... O que será que aconteceu?? :o(

Anônimo disse...

Toda vez que venho aqui fico babando com as suas receitas. Beijinhos.

Akemi disse...

Ai que delícia, Luna! As pecãs parecem meio murchas em comparação com a nozes comuns ne? Mas realmente são mais suaves no sabor! Costumo sempre dar uma leve tostada no forno antes de empregar qualquer tipo de nuts nas receitas! Bjs e bom findi!

Eli disse...

Que bonita sobremesa! E deve ser mesmo muito saborosa.

Lua Limaverde disse...

Patricia, eu lembrava do seu, fui dar uma olhadinha lá de novo. Legal que não precisa de ponto, só precisa de termômetro, mas eu não tenho um ainda. :)

Agdá, meu marido adorou, mas ele é suspeito porque acho que não tem nenhuma nut que ele não goste. Mas eu gostei também. :)

Cinara, deixei resposta lá no teu blog. :)

Renata, obrigada, igualmente eu no seu!!! :)

Akemi, é isso mesmo, parecem um pouco com pipoca velha, rs. Eu deixei elas no forno por alguns minutos antes de usar. :)

Eliana, ficou gostoso, pena que não acertei bem o ponto. :)

Cris disse...

Eu gosto muito de pecãs e fudge também... hum, este deve estar mesmo uma delícia. Bjs e bom finde!

Maria.Helena disse...

Lu, eu FUJO de receitas com caramelo, porque nunca acerto a calda..rs..rs..

Mas o seu fudge ta com a cara ótima.

Bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Aqui fazer fudge eh uma tradicao natalina. Minha nora eh especialista nisso. Num natal, ela e a madrasta se puzeram na cozinha e fizeram um montao. Eu trouxe alguns pra casa, eles ficaram na geladeira ate que nao deu mais... Eu nao curto coisas super doces, gracasadeus, ufa! Mas um tipo assim, com caramelo mais durinho e com o crocante das nozes,ja me agrada mais! :-)
bjs,

Socorro Acioli disse...

Adorei esse blog!
As fotos bem produzidas, o visual limpo, caprichado. Dá a sensação de ter entrado em uma cozinha branca, daquelas que deixa a gente com vontade de cozinhar.
Como faço pra entrar no fórum?
Eu tenho um blog, mas não é exclusivamente sobre culinária. No momento, estou pensando na possibilidade de um livro ou um blog de receitas vegetarianas para festa de criança. Ou de adulto.
Um grande abraço
Socorro Acioli

Lua Limaverde disse...

Cris, eu não conhecia "pessoalmente" nenhum dos dois, mas foi um prazer! rs

Maria Helena eu também fujo, menina, eu morro de medo de "ponto", mas quem sabe tentando eu chego lá? rs

Fer, eu tenho enjoado coisas doces demais, mas é que tem horas que o corpo parece que pede. Meu marido no entanto é movido a açúcar, infelizmente.

Puxa, Socorro, que bom, fico super feliz com seu comentário! Para entrar no fórum basta ir lá e clicar em "register". Tem um tópico lá que explica como faz para se cadastrar. Qualquer dúvida, deixa um comentário aqui, tá? :)

Beijos a todas!

Anônimo disse...

Luna, que loucura esta foto!!! Deu vontade de sair correndo para executar a receita! Adoro Fudge! E com pecans ainda!!!! Hummmmmmmm!
Ainda bem (?) que não tenho tudo em casa, senão seria para agora mesmo!
Beijos e ótimo domingo!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Lua Limaverde disse...

Verena, se você fizer um dia, me conte o segredo do ponto de bala, rs. Beijo!!