domingo, março 18, 2007

Purê de Batata-Doce com Cardamomo

Quando vi o rei da quinzena do Colher de Tacho, a primeira coisa que pensei foi que eu não iria participar, pois nunca tinha visto cardamomo e nem ao menos imaginava seu gosto. Depois pensei que a proposta do Colher é exatamente você se aventurar no incerto com várias outras pessoas ao mesmo tempo e poder descobrir o novo ou renovar o velho (pelo menos é assim que vejo). Então decidi que eu iria procurar o tal, e até já sabia onde, no Emporium Vinum, do Shopping Deo Paseo, que é um dos poucos lugares aqui onde acho produtos (principalmente importados) interessantes. E lá se foi mais uma cápsula para minha caixinha:

Depois do ingrediente, vem a receita. Quase todo mundo fez uma "googleada" e nessa eu achei muita coisa em sites estrangeiros, pois a busca em português não me deu resultados interessantes.
No fim, fiquei com duas, esse purê de batata-doce - fazia tempo que eu estava com vontade de batata-doce - e um bolinho que será feito depois, nos próximos capítulos. Servi o purê com filé e cebola grelhados e gostei muito, mas depois achei que ficaria melhor se fosse com um frango. Com as cebolas, no entanto, combinou muito.
Fiquei pensando como eu poderia descrever o sabor do cardamomo, porque não achei parecido com nada, mas ele tem um cheiro bem parecido com raiz de pepaconha. O que posso dizer é que ele tem um sabor "fresh", algo quase menta, mas é meio difícil de descrever pois é único.
Tomei como base essa receita, mas fiz bem diferente. Resultado, um purê delicioso, com um sabor que fica reverberando na boca por um bom tempo. Como fiz no processador - justamente porque ainda não tenho um pilão - deixei que ele fizesse o trabalho de moer as sementinhas, mas algumas não processaram e eu as retirei do purê na hora de servir. Talvez nesse caso fosse mais prático ter usado o cardamomo em pó.

Ingredientes:
1 kg de batata-doce
1/2 copo de requeijão
sal e pimenta-do-reino a gosto
6 bagos de cardamomo

Cozinhe em água e sal as batatas, até ficarem macias. Tire as cascas e passe-as no processador ainda quentes, junto com o requeijão, o sal, a pimenta e as sementes dos bagos pisadas num pilão. Isso pode ser feito sem o processador, basta usar um espremedor de batatas.

Fonte: All Recipes.

20 comentários:

Anônimo disse...

Que surpresa boa ver essa deliciosa receita no seu blog!! Adoro batata-doce e vou preparar essa receita em breve... obrigada!!

Vivianne

Valentina disse...

Luna querida, é isso mesmo a proposta do colher. Fico feliz que tenhas feito, e se aventurado. Na correria do dia a dia a gente acaba usando sempre as mesmas coiss, fazendo o que nos é familiar. E acho que precisamos de pequenos rpojetos para sairmos do ordinário, do comum. e esta receita está bárbara. Vou fazer pois adorei.
Beijocas e aguardo a outra receita.

Patricia Scarpin disse...

Luna, faço minhas as suas palavras. Tb nunca comi cardamomo e adorei a idéia da Tina - sempre via receitinha com o danado mas pensava "ah, sei lá que gosto vai ter isso". risos
Adorei a sua receita, achei diferente e muito interessante!

Cinara disse...

Adoro batata doce, Lu! E a sua apresentação ficou linda, amiga... Foto profissional! ;o) Beijos e boa semana!

Socorro Acioli disse...

Você é de Fortaleza?? Não acredito!
Eu já coloquei um link do seu blog no meu. Adorei. E eu estava precisando de alguém para fotografar e produzir fotos de culinária para um projeto editorial.
Acho que encontrei!

Eli disse...

Luna que linda apresentação! Realmente o colher vai nos proporcinar uma viagem a novos sabores.

Akemi disse...

Nossa, Luna, seu purê está muito chique! Sabe que eu pensei que fosse um Mont-Blanc antes de ler a receita! Deve ter ficado uma delícia e o sabor do cardamono é isso mesmo, único! Parabéns pela escolha!

miki w. disse...

luna, só hoje que vi sua foto no seu profile! como você é linda!

e eu amei a sua receitinha e a foto está uma coisa!

deve ficar muito boa essa receita, q delícia!

beijinhos, miki

miki w. disse...

uau, luna! vais virar fotógrafa profissional??? q delícia! beijinhos, miki

Agdah disse...

Luna, eu tenho esse mesmo problema em Salvador. É tão difícil encontrar ingredientes. O pior é que o pessoal lá de casa é bem conservador no que diz respeito a comida, só querem saber de feijão com arroz e farinha. Mas que raiz é essa aí, "pepaconha"?

Carol Emboava disse...

Como não encontrei o cardamomo pra comprar por aqui vou me deliciar com as fotos e esperar a próxima quinzena do Colher!

Cris disse...

Luna, eu procurei da Cia. das Ervas e não achei, e moro pertinho da fábrica! Acabei comprando um importado... hum... agora preciso também googlear a receita... Bjs!

Lua Limaverde disse...

Vivianne, faça sim, querida, depois me conte. :)

Valentina, é isso que tem me feito abrir a mente em relação à comida. Nunca havia pensado o quanto eu era limitada há um tempo atrás. Obrigada por estar nos desafiando. :)

Patricia, eu nunca tinha ao menos pensado na existência dele, rs, mas agora ele vai sempre aparecer na minha cozinha. :)

Cinara, eu fiz meio sem pensar, mas ficou bonitinho, né? :D

Wal, querida, vai depender de algumas coisas, mas se der eu ligo, sim, com o maior prazer. Está gostando do passeio? :)

Puxa, Socorro, obrigada, mas as fotos são tiradas pelo meu marido, serve ele? rs Já fui visitar seu blog, achei lindo! Acho que você foi aluna de um primo meu, o Laécio Ricardo (vi que você era jornalista e perguntei se ele te conhecia). Beijos!

Obrigada, Lica! Você vai participar também? :)

Não é, Akemi? Eu também me senti chique preparando um purê com cardamomo, rsrsrs. :)

Miki, fiquei toda cheia com seu elogio, mas é que a foto ajudou, viu? rs Ah, e eu sempre levo o mérito das fotos, mas não sou eu que bato, é o marido! :)

Agdá, acho que o grande problema é que, em geral, as pessoas não querem sair da rotina, quando muito seguem alguma moda, mas não querem inovar o cardápio do dia-a-dia. Aí como não tem procura, as lojas não vendem. :(
Ah, pepaconha é uma raiz que o pessoal do interior coloca na água de beber na geladeira pra "purificar" a água. Acho que no resto do Brasil tem outros nomes. :)

Que pena, Carol! Mas nem sempre todo mundo vai conseguir participar, não é mesmo? Fica pra próxima. :)

Cris, o meu não achei caro (10 reais) considerando que é difícil de achar e as outras cápsulas da Cia das Ervas custam em média 7 reais (aqui em Fortaleza). Tem que googlear mesmo porque procurar nos livros de receita dá muito trabalho, rs...

Meninas, desculpa a demora em responder. Beijos a todas!!! :)

Silvia Arruda disse...

Luna, eu tb não sabia o que era cardamomo... vivendo e aprendendo!! Sua receita deve ter ficado divina, pq adoro batata doce!
Beijos

Elvira disse...

Ai, Luna, que lindo! A ideia é óptima e deve ser muito, muito boa, a receita! :-)

Anônimo disse...

Lu, o seu blog é uma síntese de todas as receitas maravilhosas que eu gostaria de fazer. Não preciso pesquisar mais nada vindo aqui.
Um beijo fofolete, teu nome é esmero. Benza Deus!
K.

miki w. disse...

luna, a foto pode ter ajudado, mas, com certeza a modelo também :-).

vi seu comment lá no blog da eli... espero q não seja nada grave e q esteja td bem com vc :-)!

se precisar de algo, conte comigo!

beijinhos, miki

Socorro Acioli disse...

Luna, fui aluna do Laécio um pouco antes de me formar. Ele é brilhante!
Estou querendo pensar umas comidinhas diferentes pro aniversário da minha filha, basicamente sanduichinhos, com pães coloridos, brigadeiros de colher, essas coisas. Você tem alguma idéia ou dica?
Um abraço
Socorro Acioli

Lua Limaverde disse...

Silvinha, ficou bom mesmo. E você, também vai se aventurar? :)

Obrigada, Elvira! O colher de tacho é uma benção, rs. :)

Valha-me, meu pai, Katita, não me elogie assim não que eu fico até vermelha, querida, logo você, rainha, e eu uma mera súdita? rs Beijão, linda!

Miki, na verdade nem sei se é grave, ainda não tenho um diagnóstico, é um probleminha nas articulações, mas não se preocupe não que, por enquanto está tudo bem. Obrigada pela atenção, viu? :)

Socorro, seria uma boa você abrir um tópico lá no chá da tarde para que todas as meninas possam te ajudar. A única coisa que me lembro agora e que achei uma idéia ótima, foi um bolo de chocolate com cobertura (glacê) de chá verde que vi numa revista aqui em casa. O único problema é que aqui em Fortal nunca consegui achar o chá verde que serve como corante natural. De qualquer forma posso postar a receita lá no fórum se você quiser. Mesmo que a receita não te interesse, a idéia de usar o chá verde pra colorir me parece muito boa numa festinha infantil. Beijos!!! :)

miki w. disse...

:-) q bom, luna!
beijinhos e melhoras!
miki