sábado, março 10, 2007

Barras de Sour Cream com Cobertura Streusel

Na sexta-feira, quase sempre reúno alguns amigos aqui em casa de tardinha para a noite e eles geralmente são minhas cobaias culinárias. Ontem, além da receita aqui relatada, repeti uma pizza com a massa de pissaladière da Fer, eu não consigo mais testar outra massa quando penso que essa não precisa sovar, além de ser uma delícia, é claro.
Bom, mas essas barrinhas são mesmo uma coisa: muito macias e úmidas. Os pedaços derretem na boca. Corrijam-me se eu estiver errada, mas streusel é um tipo de cobertura usada em bolos (geralmente coffeecakes) que leva açúcar, canela e manteiga e às vezes farinha de trigo e/ou algum tipo de castanha. É uma receita pra quem gosta de doce. Sugiro que você prepare para seus amigos magros: você tira um pedacinho pra você, uma migalha para o marido e farta seus comensais.

Ingredientes:
Massa:
115 g de manteiga
150 g de açúcar
3 ovos
175 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
250 ml de sour cream (veja abaixo)

Sour cream:
Misture 250 ml de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de sumo de limão numa tigela de vidro por 10 a 30 minutos em temperatura ambiente até engrossar. Se não for usar na hora, guarde na geladeira (receita da Scarpin).

Cobertura:
175 g de açúcar mascavo escuro
2 colheres (chá) de canela em pó
115 g de nozes picadas
50 g de manteiga em pedaços

Pré-aqueça o forno em 180°. Unte e forre uma forma quadrada de 23 cm (usei uma retangular de 20 x 26) com papel manteiga, untando por cima do papel também. Reserve. Para a cobertura, junte o açúcar, a canela e as nozes numa vasilha. Misture com a ponta dos dedos, depois adicione a manteiga e continue trabalhando a massa até que fique uma farofa úmida. Reserve.
Para a massa, bata a manteiga na batedeira até ficar macia. Adicione o açúcar e continue batendo até a mistura ficar leve e fofa. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição.
Peneire juntos a farinha de trigo, o bicarbonato e o fermento três vezes. Junte à mistura de manteiga em três porções, revezando com o sour cream. Mexa bem depois de cada adição (sugiro que a última porção seja de farinha). Ponha metade da massa dentro da forma e salpique a metade da cobertura por cima. Ponha a outra metade e salpique o resto da cobertura. Asse por cerca de 60 minutos (o meu assou em 40) até que fique com uma cor marrom dourado. Deixe descansar por 5 minutos antes de desenformar para esfriar. Corte em barras ou quadradinhos.

Fonte: Afternoon Tea [Molly Perham].

10 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

hhhmm, parece muito bom, mas eu comeria metade desse quadradinho, regado a muito cha!! :-))

Patricia Scarpin disse...

Luna, querida, essa sua tática de engordar os amigos é muito boa, viu? Aqui eu faço mais ou menos assim, mas o alvo é a minha sogra e as cunhadas. risos

Suas barrinhas estão divinas! E vou mostrar pro marido o jeito como vc se referiu a mim, ele vai ficar todo pimpão. ;)

Beijocas!

Karen disse...

Que delícia!

E streusel é isso mesmo, é o "crumble", "farofa" que vai por cima dos bolos.

Valentina disse...

Luna querida, o streusel sempre tem farinha de trigo, açúcar e manteiga. A canela ou baunilha seriam um opcional.Pode-se mesmo variar mais um pouco e colocar raspas de limÃo, laranjas, amendoas moidinhas..Agora, existe também una regiao de Alsace na França, um briochinho redondo, coberto com uma massa. Lindas as tuas barrinhas.

Akemi disse...

Que barrinhas deliciosas! Cada receita ótima deste livro, não?
Faço a mesma tática aqui em casa, pego apenas uma fatia para mim e para o marido e o restante levo na fábrica. Acaba num instantinho!

Lua Limaverde disse...

Ah, Fer, com certeza cairia muito bem com chá... :)

Sim, Patricia, essa tática é ótima, pena que o marido não obedece a parte dele... rs

Foi isso que entendi, Karen, eu não conhecia esse nome, dei uma pesquisada rápida. :)

Valentina é cultura! Obrigada, querida, eu pensei que a farinha fosse opcional porque não foi na receita que fiz. Só sei que fica mesmo uma delícia, vou fazer em outros bolos. :)

Akemi, estou viciada no livrinho (rs). Eu também distribuo muita coisa que faço porque só duas pessoas em casa não dão conta de muita comida. :)

Anônimo disse...

Agora que descortinaram como fazer o sour cream, Patricia e Cinara obrigada!, vou tratar de fazer todas as receitas que tenho guardadas com este ingrediente e nunca consegui testar!!! Êba!!! Está com uma cara linda!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Lua Limaverde disse...

Pois é, Verena, também já deixei de fazer algumas coisas porque não tinha sour cream e buttermilk. :)

Anônimo disse...

Estava buscando uma receita de sour cream, e vejo que encontrei por aqui!! Aliás, essa receita parece deliciosa mesmo!!

Vivianne

Lua Limaverde disse...

Vivianne, em breve postarei outra, fique atenta! :)