sexta-feira, março 02, 2007

Friands

Quando a Valentina repostou sobre os Friands, fiquei bem interessada em fazê-los, às vezes sou movida pela curiosidade em experimentar o que não conheço e me encantei com esses bolinhos que parecem barras de ouro (também conhecidos por financiers). No mesmo dia em que vi esse post, encontrei no supermercado umas forminhas de silicone que me pareceram bem adequadas. Confesso que ao fazer a massa pensei ter feito algo errado pois ela é bem diferente da de outros bolos. No entanto, como a Valentina comentou, é uma massa que leva muita manteiga e realmente parece ser melhor usar menos na próxima vez (também pra uma cor mais bonita lembrar de tirar a película das amêndoas antes de moê-las). Rendeu 6 unidades, 3 no formato de barrinha (10 x 5) e 3 no formato mini-bolo com buraco no meio. Pode também ser feito em forminhas de muffin ou barquetes. Ficam deliciosos, na próxima seguirei a sugestão de usar frutas na massa.

Ingredientes:
180 g de manteiga sem sal derretida
200 g de açúcar de confeiteiro peneirado
60 g de farinha de trigo peneirada
120 g de amêndoas moídas bem finas e peneiradas
5 claras de ovos grandes
1 colher (chá) de raspa de limão ou laranja
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno em temperatura de 200°. Utilize uma colher de sopa da manteiga derretida para untar as formas. Ponha as claras numa tigela e bata com o garfo até que espumem. O ponto não é de claras em neve, elas devem apenas espumar. Passe o açúcar de confeiteiro e farinha de trigo numa peneira e peneire por cima das claras borbulhantes. Misture levemente com uma espátula para que as bolhas de ar da massa não quebrem. Depois acrescente as amêndoas moídas, assim como a raspa de limão ou laranja, caso queira usar. A manteiga já deve ter esfriado, então deve ser acrescentada à massa. Dê uma misturada de leve para combinar os ingredientes.
Encha 3/4 de cada forma e coloque-as sobre uma assadeira antes de levar ao forno. Asse na prateleira do meio por 10 minutos. Após este tempo vire a forma e leve de volta ao forno por mais 7 a 10 minutos, ou até que passe no teste do palito (os meus passaram mais tempo no forno). Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de retirar das formas. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Outra variação é cortar morangos ou outras frutas em fatias finas e usá-las para decorar os friands antes de levá-los ao forno.

Fonte: Trem Bom.

7 comentários:

Cinara disse...

Lu, você acredita que também fiquei muito tentada a fazer estes bolinhos? Eu adicionei ao meu del.icio.us, mas só quero fazer quando tiver as forminhas no formato de barrinhas! Já estou de olho em algumas... ;o) Mas eu queria ver os bolinhos por dentro, para conhecer a textura! Fica com furinhos ou parece mais um bolo Pulmann? Bjs!

Akemi disse...

Luna, depois de provar uma vez, você vai querer fazer outras variações pois estes bolinhos são deliciosos mesmo! Viciantes como os muffins!
Os seus financiers ficaram lindos com estas raspinhas em cima!
Gostaria de aproveitar também para agradecer o recorte que me enviou! Chegou hoje de manhã! Pensei que seria uma cópia e fiquei muito feliz em receber a original mesmo!
Beijos e muito obrigada, querida!

Lua Limaverde disse...

Cinara, foi uma baita coincidência (e sorte) eu ter achado as forminhas, pena que só tinha 3 unidades, comprei até outras parecidas com as que você ganhou, mas vou esperar que apareçam mais. Ah, também só queria fazer se tivesse as forminhas em barra (rs). Não lembrei de tirar as fotos por dentro, mas não é muito diferente da parte de fora, ele fica com um aspecto de que é pesado, até porque tem mais amêndoa que farinha de trigo, mas é bem macio. :)

Akemi, eu notei que vou viciar mesmo! rs Inclusive não tinha visto sua receita, ela já foi pra lista de testes, hehehe.
Que bom que já chegou! Até que foi rápido! Beijos! :)

Cris disse...

Luna, com tanta gente experimentando e amando estes bolinhos eu vou colocar aqui na minha listinha... Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Também quero fazer estes danadinhos, amiga!

Ficaram tão lindos os seus, dourados e maravilhosos!

Eli disse...

Eu fiquei de olho nessa receita da Valentina, agora vejo aqui na sua cozinha, e como estão lindos!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Cris, Patricia e Eliana! Vou esperar pelo resultado de vocês! :)