segunda-feira, julho 18, 2011

Muffins de Abobrinha

Adoro fazer esses muffins para acompanhar saladas no almoço. São rápidos de fazer e ficam deliciosos! Para uma versão mais leve ainda, é só usar pouca farinha de trigo e eles viram uma espécie de tempura ao forno, mas tem que ter cuidado ao desenformar, pois ficam bem delicados.

Ingredientes:
2 abobrinhas raladas (geralmente uso 1 abobrinha grande)
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo, no mínimo*

Em uma tigela, misture o ovo, o leite, o azeite, o sal, o parmesão e o orégano. Bata com o fouet apenas para ficar homogêneo. Junte a abobrinha e a farinha de trigo e mexa com uma espátula para misturar bem. Acrescente o fermento, misture tudo e distribua a massa numa fôrma de muffins para 12 unidades untada com azeite ou manteiga (pode polvilhar com trigo, pra soltar mais fácil da fôrma). Leve para assar em forno médio pré-aquecido (180°) até ficarem dourados, entre 20 e 30 minutos. Deixe que esfriem um pouco na fôrma antes de desenformar.

*A quantidade de farinha de trigo vai depender da quantidade de abobrinha e se elas soltam muito líquido. Para a textura de muffin, vá acrescentando aos poucos até que a massa pareça mais um creme que um líquido.

Fonte: Revista Saúde! - Especial 62 Receitas Saudáveis.

3 comentários:

Cristina disse...

Humm, que delícia esses muffins!
Abobrinha está entre meus legumes preferidos!!Receita anotada!

ameixa seca disse...

As abobrinhas acabaram aqui em casa com muita pena minha, agora só comprando. É um dos meus legumes de eleição, belos bolinhos :)

Lua Limaverde disse...

Cristina, ultimamente tenho usado muito abobrinha, está virando preferido também! :D

Ameixa, vi que você fez muita coisa com abobrinha ultimamente! :-)

Beijos!!!