quarta-feira, novembro 11, 2009

Trufas de Chocolate Branco, Cranberry e Cointreau

Não sei se isso é só comigo, mas já aconteceu várias vezes de eu adivinhar um sabor antes de experimentá-lo, isto é, de imaginar que gosto tem uma coisa e acabar sendo exatamente como eu pensei. Foi assim, por exemplo, com o maple syrup, e agora, com as cranberries secas. Quando as vi nesta trufa da Pat, fiquei encantada pela cor, pois adoro esse tom de vermelho, e imaginei como elas seriam, já sabendo que ia gostar. Só não imaginei que tão cedo eu teria a oportunidade de desvendar o mistério.
Preparei apenas metade da receita porque o consumo ia ser só meu e do Ric; coloco aqui as medidas que usei. A única alteração que fiz foi usar leite em pó no lugar do açúcar de confeiteiro, por medo de ficar muito doce e pelo leite ter um sabor parecido com o do chocolate branco. Acho que nem preciso dizer que ficaram deliciosas, preciso?

Ingredientes:
160 g de chocolate branco
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (usei de caixinha)
1 colher (sopa rasa) de Cointreau ou outro licor de laranja
1/4 de xícara de cranberries secas, bem picadinhas
1/2 colher (chá) de raspas de casca de laranja
3 colheres (sopa) de leite em pó para finalizar (a Pat usou açúcar de confeiteiro)

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite ao chocolate (se usar o creme fresco gelado, aqueça-o um pouco antes), ainda em banho-maria, e misture bem. Retire do fogo, adicione o Cointreau, as cranberries e as raspas de laranja e bata bem – o chocolate vai ficar com aparência de talhado quando você adicionar o licor; não se preocupe. Apenas bata bem até ficar brilhante novamente.
Cubra e leve à geladeira até firmar (4 horas ou de véspera). Retire a mistura da geladeira uns 10 minutos antes de enrolar as trufas.
Com a ajuda de 2 colheres (pode ser de chá ou de sobremesa, dependendo do tamanho da trufa), faça bolinhas com a massa e passe-as pelo leite em pó (ou açúcar de confeiteiro). Leve à geladeira novamente para firmar. Rendimento: 8-12 trufas.

Fonte: Technicolor Kitchen.

15 comentários:

Sarah disse...

Que lindos!!Tô com água na boca!!!

Perfeita combinação!

Bjo

Patricia Scarpin disse...

Se você visse o tamanho do meu sorriso quando vi o post... ;)

Ficaram lindas e que bom que você gostou, querida!
xx

Unknown disse...

Luna,
também babei nessa receita! Onde achou Cranberries? Nunca vi por aqui...
Beijos!

Lua Limaverde disse...

Sarinha, a combinação é perfeita mesmo, fica um espetáculo! :D

Pat, nós adoramos mesmo, obrigada mais uma vez pelo seu inesquecível presente! Depois tem mais receita com elas! rs Beijos!

Verena, a amiga querida do comentário acima teve a gentileza de me enviar um pacotinho delas. Legal, né? Mas dá pra fazer as trufas sem elas, também fica gostoso. Beijo! :D

Mari disse...

Luna querida, preciso achar cranberries por aqui! Já nao é de hoje que estou de olho nessas trufas da Pat... as suas ficaram maravilhosas - como tudo o que vc faz!!
Bjo grande,

Mari

Renata disse...

Ficaram lindas Luna, aposto que ficaram deliciosas! Pena que nunca achei cranberries por aqui!!

Beijinhos!

conceicao disse...

Devem ser uma delícia, eu adoro cranberries.
Bjs

Letrícia disse...

Nem imagino que gosto tenham as cranberries, mas tenho certeza de que essas trufas devem ser deliciosas!

Beijos!

Lua Limaverde disse...

Mari, estou com pena de usar as minhas, mas já estou de olho numa próxima receita com elas, rs. Beijos!

Renata, é difícil mesmo encontrar, mas dá pra fazer as trufinhas sem elas também. :D Bj!

Conceição, agora eu também adoro, fiquei curiosa de experimentá-las frescas. :D Bj!

Letrícia, pode acreditar que são deliciosas! Beijinho! :D

Sandreane disse...

Luna, deixei um presentinho para você lá no Tigela.
Abração!

Cookie disse...

Luna, amei a idéia do leite em pó, genial!
Eu já vi cranberries secas pra vender na Casa Santa Luzia, em SP, mas não é sempre que tem. Não sei quanto custa, mas como lá nada é muito baratinho... =D
bjs
Paula

Valentina disse...

Ficaram lindas Luna. que bom que o sabor tambem te agradou.

Lua Limaverde disse...

Sandreane, você sempre carinhosa comigo, obrigada, querida! :D

Paula, eu usei leite desnatado, mas acho que o integral deve dar um acabamento melhor. Bom saber que dá pra encontrar em São Paulo, quando eu for lá posso procurar. Beijos! :D

Val, adorei mesmo as cranberries, assim como todos os outros presentes da Pat que estou usando aos poucos. Bj! :D

Fabi disse...

Sou cearense tambem, e fiquei super feliz de encontrar alguem tao apaixonada por gastronomia. Estou fora do pais, quem sabe quando volte pro CE, te escrevo e trocamos receitas pessoalmente. Adoro tudo que voce faz. Um abraco.
Fabiana

Lua Limaverde disse...

Ô, Fabiana, que legal! É tão raro cearenses no meu blog, acredita? Pena que você está longe. Obrigada pelo seu carinho, viu? Beijão! :D