segunda-feira, novembro 02, 2009

Bolo de Trufa e Merengue de Chocolate [3 anos do Blog]

Essa foi a receita que escolhi para comemorar os 3 anos do blog. A data certa seria 31 de outubro, apesar da minha primeira postagem ter sido realmente no dia 1º de novembro. Até hoje tenho um carinho incrível pelas blogueiras que começaram antes de mim e aquelas que começaram junto comigo, numa época que não havia tantas. Não quer dizer que as outras pessoas que apareceram depois sejam menos queridas, mas sempre que o blog faz aniversário me lembro dos meus primeiros momentos, os primeiros blogs descobertos, as primeiras amizades, como quem se lembra de amigos de infância.

Eu não tenho intenção de mudar muito o conteúdo do blog. Eu poderia aproveitar meu curso de confeitaria e falar sobre as coisas que aprendi (e desaprendi), falar sobre técnicas, mostrar mais minha vida pessoal, contar a experiência que tive com consultoria de um restaurante, falar sobre produtos, fotografar o que comi em restaurantes etc. Mas a verdade é que eu não me sinto à vontade, a menos que isso escape aos poucos através das postagens. Adoro de paixão muitos blogs que tratam dessas questões, mas esse aqui, especificamente, é apenas um diário de receitas. Nasceu assim e acredito que morrerá assim. Se isso significa menos comentários, menos visitas, tudo bem. Eu gosto de receitas e gosto de compartilhá-las, gosto do conforto que elas passam, da sensação de segurança de que tudo vai dar certo se você fizer isso e aquilo.

Além do mais, percebo que muita gente comenta aqui mesmo quando eu não devolvo comentários, assim como eu comento em muitos blogs que nem sequer visitam o meu. Eu acho isso muito legal e vai por terra o argumento de uma pessoa que me deixou incomodada ao dizer que não fazia questão de comentários em seu blog pois sabia que as pessoas comentavam apenas para receber visita de volta.

Agora sobre o bolo: pra resumir, trata-se de uma trufa gigante sobre uma base de merengue de chocolate; na verdade é mais uma torta que um bolo. Além de delicioso, é fácil de fazer e perfeito para se preparar de véspera. A única coisa que eu mudaria seria dobrar a massa de base, pois a camada de merengue fica muito fina e quase não se percebe, apesar de eu ter usado uma fôrma um pouco maior que a recomendada. Eu usei um chocolate meio-amargo, numa próxima eu usaria um mais amargo.

Segue um pedacinho
aos queridos e queridas que sempre vêm por aqui, os que comentam e os que não comentam também. ;D


Ingredientes:
Base de Merengue:
1 clara
50 g de açúcar
2 colheres (chá) de cacau em pó
1 gota de vinagre de vinho

Recheio de Trufa:
400 g de chocolate amargo ou meio-amargo
60 ml de rum
60 ml de glucose de milho
500 ml de creme de leite fresco
Cacau em pó para decorar

Preaqueça o forno em 180°. Prepare uma forma de aro removível de 20 cm, forrando com papel manteiga e untando as laterais com óleo vegetal (algum que não passe sabor: o de canola, por exemplo). Prepare a base, batendo a clara até formar picos moles. Com a batedeira em movimento, adicione o açúcar aos poucos até que a mistura fique espessa e brilhosa. Peneire por cima o cacau e junte o vinagre, misturando tudo para que fique homogêneo. Espalhe o merengue na forma preparada, nivelando da melhor maneira possível e leve para assar por 15-20 minutos. Deixe esfriar enquanto prepara o recheio.
Derreta o chocolate com o rum e a glucose numa tigela em banho-maria. Retire do calor e deixe esfriar por 5 minutos. Bata o creme de leite até ficar um pouco espesso, levemente aerado. Junte ao chocolate, até que fique tudo bem misturado. Despeje essa ganache sobre a base de merengue e cubra a forma com filme plástico. Leve à geladeira por muitas horas, uma noite ou um dia, pode ficar até 2 dias.
Antes de servir o bolo, retire-o da geladeira por alguns minutos para facilitar a retirada do aro da forma. Caso queira, pode tentar retirar o bolo da base da forma (eu não tentei pois não tinha usado o papel manteiga) ou servi-lo com a base mesmo. Passe uma espátula nas laterais, caso queira um aspecto mais liso e polvilhe com cacau em pó.

Fonte: Feast: Food that celebrates life - Nigella Lawson.

32 comentários:

Claudia Lima disse...

Luna parabéns por mais um aniversário!
Acho que vc deve se manter fiel a vc mesma e manter seu blog como deseja.
Se ficarmos uma imitando a outra perdemos a originalidade.
Eu comento aqui porque gosto. Acho que os comentários devem vir do coração e serem honestos.
Esta receita deve ser maravilhosa para nós adoradores de chocolate. Imagine só, uma trufa gigante, hehe! Eu quero!
Bjs :)

Lílian disse...

Parabéns, Luna.
E boa sorte no seu curso de confeitaria.
Abs

Flor de Sal disse...

Só de pensar numa trufa de chocolate GIGANTE fico completamente doidinha! Parabém e claro ... continue o bom trabalho!!!!

Lua Limaverde disse...

Claudia, você é um dos melhores exemplos, eu sempre visito seu blog, mas nem sempre deixo recadinho e nem por isso você deixou de vir aqui, eu acho que isso revela muito de você. Obrigada pelo carinho. Beijos! :D

Lílian, obrigada, querida. Vi que você fechou o seu blog, espero que posso voltar um dia quando puder. Beijo nos filhotes! :D

Flor, obrigada, a uma trufa gigante não dá pra resistir, né? Um beijo gigante! rs :D

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Parabéns!!!!!
Menina este bolo é um escândalo.
Estou babando.
Beijos e me linka
Patty

http://aquinacozinha.blogspot.com/

Lennon Marques disse...

Pelo amor de Deus!!! Babei.
Lua, parabéns!!!
Eu sempre comento e meu blog nem é sobre gastronomia... Mas é que sou metido mesmo e um apreciador das suas receitas. E não é por interesse de retorno. Mesmo, seu "publico" é diferente do meu. rsrsrsrs

Bjs!

Mari disse...

Luna querida, parabéns pelos 03 anos de blog! Você foi uma das minhas "musas inspiradoras", e tudo o que fiz daqui, foi um sucesso e tanto na minha casa... acho que você está certíssima em manter-se fiel a sua proposta, pois é exatamente isso que te torna original, e especial!
Vida mais que longa ao Quiche de Macaxeira... estarei sempre por aqui namorando suas receitas e fotos maravilhosas, e reproduzindo-as, sempre que possivel.
Grande beijo,

Mari

Sandreane disse...

Luna, meus parabéns!
Continuo a acompanhar o seu blog e a me deliciar com suas receitas :)
Abraços!

Simone Izumi disse...

vizi maria...uma grande homenagem ao santo theobroma, hein???que deliciaaaaaaaaaa...
super parabéns pelo aniversário, luna!
bjocas,
si

brisa disse...

Querida Luna,

Achei o post o maximo. Acho que eh por isso que volto sempre( e outros tb): voce eh simpatica, sincera e livre:) (e tb posta receitas super gostosas e eh atenciosa).

Nem blog tenho, mas gosto do assunto (comida! haha) e receitas desde menina. Eh um prazer visitar blogs legais:) O seu eh um deles:)

Parabens, e obrigada por dividir.

Bjs

Bri

Gina disse...

Luna, é a primeira vez que comento por aqui.
Parabéns pelo aniversário do blog, é um belo número e espero chegar lá!
Concordo que o blog tem que ter a personalidade do dono. Como amo flores, meu blog, apesar de ser de culinária, sempre termina com uma flor relacionada ao prato, quer pela cor, formato, nome popular ou científico, por aí vai...
Outro detalhe: costumo comentar em blogs que raramente me visitam/comentam, simplesmente porque gosto deles. O comentário não deve ser uma obrigação e deve ser sincero, no meu entender.
Bjs.

Silvia Arruda disse...

Parabéns atrasados pelo niver do blog, Luna!
Vc começou a blogar na mesma época que eu, por isso, tenho um carinho especial por vc... lembra que me mandou um jornal aí do Nordeste, que apareceu meu blog? Fiquei mto feliz e guardo ele até hoje.
Eu tb não consigo passar por todos os blogs queridos com uma certa frequencia e percebo que algumas pessoas deixam de comentar no Doce Casinha por causa disso.
Não fiz um blog para que as pessoas comentassem, mas sim, para dividir minhas experiências, ensinar receitas fáceis e conhecer pessoas novas, mesmo que virtualmente, como vc!
E vamos que vamos!
Bjocas,

Lua Limaverde disse...

Olá, Patty, obrigada! :D

Lennon, você é um fofo, obrigada por vir sempre aqui, estou te devendo há séculos um belo bolo de fubá, mais hei de cumprir minha dívida, rs. Bj!

Mari, puxa, que lindo o que você disse, muito obrigada mesmo, espero que você continue gostando do meu cantinho. Beijão! :D

Sandreane, muito obrigada, você como sempre muito gentil! Beijos! :D

Simone, obrigada, você é a Diva Theobroma, hehehehe. Obrigada pelo carinho, sou sua fã! :D

Brisa, muito obrigada, você sempre foi muito legal comigo e deixa seu recado quando acha oportuno, obrigada mesmo! Beijo! :D

Gina, também acho, sabe? Eu respeito quem comenta como uma forma de divulgar seu próprio blog, o que eu não gosto é da generalização, não gosto que alguém pense que eu comentei só pra divulgar meu blog. Cada um é cada um, né? Obrigada pelo seu depoimento. Beijinho! :D

Silvinha, você está entre essas pessoas queridas do começo. Nem sempre comento no seu blog, mas você está na minha lista da sexta-feira, toda sexta visito seu blog, rs. Minha intenção também é compartilhar. Nem sei porque toquei nesse assunto, talvez eu tenha até sido antipática, mas é que fiquei chateada com algumas coisas que li por aí. Não sou chegada em injustiça! Beijo grande pra ti, querida! :D

Patricia Scarpin disse...

Luna, discordo de alguns comentários aqui - especialmente o da Silvia, nem sempre as pessoas não comentam no blog de outras porque estas não comentam no seu, e sim porque talvez os posts não tenham nada a ver com o gosto da pessoa, será que me fiz entender? - enfim...
O seu é e sempre será um dos meus favoritos, não somente porque as receitas são muito gostosas e super bem preparadas, mas também por você ser o doce que é. Tão querida. Vou sempre me lembrar do bolo madeira que você fez, desde então meu carinho por você só aumentou.

Beijo grande e feliz aniversário pro blog!

Lua Limaverde disse...

Pat, querida, eu concordo totalmente com você, acho que você resumiu o que eu queria dizer. Eu mesma visito vários blogs e não comento justamente por isso, seja porque a receita não me interessa, seja porque você não tem nada a dizer, seja porque não me sinto à vontade com a pessoa... Tem blogs que acho as postagens maravilhosas, mas acho a pessoa arrogante ou distante, então não tenho vontade de comentar. E ainda há aqueles dias que você não está a fim, enfim, há mil motivos! rs Concordo totalmente. Mas também entendo o que a Silvia disse, é que há pessoas que só comentam se você comentar, entende? E é exatamente esse o meu ponto, não existe uma regra, cada pessoa tem um critério diferente pra comentar.
Ah, Pat, você sabe que é muito querida também e faz parte do rol de pessoas de que falei no post. Todo aniversário fico nostálgica, rs. Beijos e obrigada demais pelo teu carinho. :D

Karla Maria disse...

Luna querida,
já se passaram 03 anos?
O tempo voa. Parabéns pelos seu talento e todo sucesso na sua vida.
Vc tem um lugar especial por aqui porque as receitas que faço, muitas já repeti várias vezes, são tão boas que não tem como não quwerer um bem danado a vc e ao seu cantinho recheado de delícias, carinho e generosidade.
Beijo

Lennon Marques disse...

Hum... Nem me lembrava da "dívida". Mas sempre é hora de pagar, ainda mais uma dívida dessas... hahahaha

Laura Lucia disse...

Luna,
Parabéns pelos 3 anos e pelo sucesso.
Passo vez por outra aqui, e acho seu blog sensacional.
Felicidades!
Abraços

Sabrina Romano disse...

Adorei o bolo e o blog como um todo; vou passar por aqui sempre. Parabéns!

Unknown disse...

Mais uma vez uma receita espetacular... Palmas..

Mari disse...

Jesus Amado... que bolo magnífico.
Parabéns, Luna!

Letrícia disse...

Oi, Luna! Depois de um tempo mal das pernas (na verdade, mal da coluna :-P), estou conseguindo retomar as visitas aos meus blogs preferidos. Quem bom que eu passei por aqui numa época festiva e que ainda não é tão tarde para dizer: parabéns pelos três anos do Quiche! E que venham muitos anos mais, temperados com receitas gostosas e, principalmente, com a autenticidade e a franqueza que você tem.

Muitos beijos!

Lua Limaverde disse...

Karla, pois é, menina, 3 anos. Obrigada pelo seu carinho, viu? Beijão! :D

Lennon, não se preocupe, rs, só não cumpro as dívidas que eu esqueço, rs. Bj!

Laura, obrigada! Estava agora conhecendo seu blog, você é cearense também? Legal! Beijos!

Sabrina, obrigada, volte mesmo! Beijo!

Oi, Aline, você fez em casa? Que bom que você gostou! Qualquer dúvida me pergunta aqui ou no orkut! Beijos!!!

Mari, obrigada, querida! Bj! :D

Letrícia, obrigada pelos parabéns, sei bem como é, às vezes não dá tempo de visitar as pessoas, comentar, mas o que vale é o carinho. Beijos!!!

carladuc disse...

Oi Luna,

Parabéns por esses 3 anos de blog e pelo trabalho que você vem fazendo nele! O blog é seu e você é quem decide o que abordar nele! :) Que venham muitos outros anos pela frente!

Tive a honra de ter uma receita minha publicada aqui, o que me deixou muito feliz, e foi assim que descobri seu blog e virei sua leitora.

E assim vamos aprendendo e expandindo o caderno de receitas.

Esse bolo está lindo, de dar água na boca. Você revelou pra mim um bolo do "Feast: Food that celebrates life", livro que tenho, mas não tinha notado essa tentação. Já fiz algumas outras receitas do livro que é ótimo!

Beijos, Parabéns e Obrigada por compartilhar essas delícias!

Téia disse...

Luna querida, apesar do atraso, parabéns, parabéns e parabéns. Voce é uma verdadeira fonte de inspiração, seu blog é lindo e especial. Desejo vida longa e mais post, semmpre. Estou sempre aqui, e se não comento é por pura falta de tempo. Bj, Téia.

Lua Limaverde disse...

Carla, eu estou numa fase desse livro, tenho gostado muito, inclusive em breve farei outra receita dele. Muito obrigada pelo seu carinho, beijos! :D

Téia, imagina, querida, eu entendo demais, saiba que também estou sempre visitando seu blog, viu? Beijos!!! :D

ameixa seca disse...

O bom dos blogs é que eles não vão morrer nunca :) Se acaso morrer, o teu vai morrer muito bem!!!
Muitos parabéns pelo aniversário, espero ver sempre este blog com muita coisa boa que nos sirva de inspiração :)
Essa "trufa gigante" deve ser qualquer coisa de fantástico ;)

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Ameixa! Beijo grande! :D

Valentina disse...

Luna querida, parabéns.hoje em dia so vivo atrasada. mas de coraçao fico feliz em te ver aqui celebrando mais um ano.super beijo

Lua Limaverde disse...

Obrigada, querida Valentina, você faz parte da minha historinha de blog culinário. Beijo bem grande! :D

Unknown disse...

Afffff Lu!!! O que é isso, hein? Tô aqui doida pra experimentar!!! Bjocas!!!

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Isabel! :D
(mas você não é a Bel minha prima, é?) Beijos!