sexta-feira, abril 13, 2007

Muffins de Morango

Desde que vi o bolo de morango da Akemi venho desejando algo com morangos e então procurei uma receita de muffin com morangos, pois queria algo prático: existe algo mais prático que fazer que muffin? Na primeira vez dei de cara com morangos bem passados, por isso acabei testando com pêssegos (na versão com iogurte). Mais uma vez fiz com iogurte e morangos, mas não ficou muito bom. Na terceira vez é que eu consegui da maneira que eu esperava, dessa vez na versão com leite. Gostei muito do sabor, pra variar, não é muito doce e é bem macio, apesar de talvez não parecer pelas fotos.

Ingredientes:
2 e 1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
1/3 de xícara de açúcar
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de baunilha
1 xícara de morangos em fatias

Preaqueça o forno em 200°. Prepare cerca de 14 formas de muffins (normais ou de papel). Misture a farinha, o açúcar, o sal, o fermento. Numa outra vasilha, bata os ovos. Acrescente o óleo, a baunilha e o leite. Acrescente essa mistura aos ingredientes secos e mexa rapidamente, apenas para incorporar, deixando a massa levemente empelotada. Junte os morangos e incorpore. Distribua nas forminhas e leve para assar por 25 minutos, até que passe no teste do palito e estejam douradas (não deixei dourar muito).

Essa receita pode ser feita também com iogurte, preparei uns com pêssegos no lugar dos morangos dessa forma. Apesar de ter gostado mais da versão com leite, fica igualmente saboroso, não tem muita diferença.
Versão com iogurte:
no lugar do leite, 1/2 xícara de iogurte natural
apenas 1 colher (chá) de fermento em pó
e acrescenta 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio


Fonte: Cooks.Com.

9 comentários:

Akemi disse...

Estes muffins de morango devem ser super deliciosos! A Ana do Kitchen Space também tem uma receita ótima de muffins de morango, qualquer hora dê uma olhada no blog dela, tem coisas bem legais e todas super nutritivas e saudáveis. Está na minha lista de blogs. Beijos e um ótimo fim de semana!

Lua Limaverde disse...

Ficaram ótimos, Akemi, adoro essa coisa do muffin incorporar uma fruta porque não sou muito de fruta pura - e adoro morango.
A Ana também está nos meus links, é que ela fica na parte de blogs escritos em inglês! Mas não lembrava da receita dela... :)
Beijos!!!

Geórgia disse...

Também não costumo ter muito sucesso nos meus bolos com iogurte, sempre acho que poderia ter ficado melhor. Anotei essa receita com leite e vou testar. Discordo quando vc diz que não parece gostoso pela foto, estou com água na boca!!! rss.Bjs

Cinara disse...

Lu, eu não vejo graça em morangos puros, mas adoro comer morango com leite condensado, fondue de chocolate e como parte de bolos e tortas... Esta receita já foi para a lista! ;o) Bjs!

Cris disse...

Luna, eu fiz estes dias uma receita com iogurte e ficou ótima, vou postar ok, mas fiz bolo com as frutas ao invés de muffins, vou fazer os muffins também. Eu gosto de morango de qualquer jeito, acho que vou amar nos muffins, e nunca fiz muffins de morango, que estranho, haha. Bjs!

Cláudia A. disse...

Que lindos os seum muffins Luna!! Fiquei com vontade de fazê-los. Apesar de cozinhar diariamente e adorar a função nunca fiz muffins. Acho que vou tentar. Um beijo.

Lua Limaverde disse...

Geórgia, eu até me dou bem com receitas com iogurte, mas nesse caso achei bem melhor com leite, ficou mais fofinho! :)

Cinara, eu tenho problema com qualquer fruta pura, eu sempre tenho que misturar com outra coisa, é uma luta que tenho que vencer pra comer saudável. :)

Cris, só senti falta dos muffins ficarem rosadinhos, quase que vou atrás daquele "Quick" de morango, rs, será que ainda existe? rsrs

Cláudia, o engraçado de muffin é que ele é tão simples que as pessoas podem achar que tem alguma coisa errada e acabar batendo demais a massa, como se fosse bolo. É tão rápido de fazer que depois que você faz uma vez fica viciada! :)

Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Luna, faz tempo que não faço muffins, deu vontade! Adoro morango e gosto muito de usar a fruta assim.

Lua Limaverde disse...

Pat, acho muffins uma ótima maneira de se comer frutas, cereais... além de viciar, porque é tão fácil!!! :)