segunda-feira, agosto 22, 2011

Pudim de Leite de Coco com Calda de Gengibre

Já reparei que a maioria das pessoas que não gostam de chocolate e de sobremesas em geral são aquelas que apreciam tão somente um pudim de leite. É um prato para agradar os pais, os mais velhos, as pessoas mais tradicionais ou aqueles que querem lembrar da infância.
Este com leite de coco fica com uma textura muito boa e se você não tiver medo de caramelo como eu, pode fazer a calda queimar mais um pouco. O gengibre foi uma adaptação da receita, mas acho que combina muito bem com coco.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
200 ml de leite de coco
6 ovos

Calda de gengibre (ou faça um caramelo tradicional)
2/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de água
1 cubo pequeno de gengibre

Comece preparando a calda: misture o açúcar, o gengibre e a água, deixe ferver e não mexa mais, até que se forme um caramelo no ponto de sua preferência (o meu poderia ter escurecido mais). Antes de chegar no ponto desejado você já pode retirar o gengibre da calda. Com cuidado, use a calda para untar o fundo e as laterais de uma forma de buraco no meio de 22 cm e deixe esfriar.
Bata na batedeira todos os ingredientes do pudim até obter uma mistura lisa e fofa (bati no liquidificador, mas numa próxima vou tentar na batedeira pra comparar). Despeje a mistura na fôrma preparada e leve ao forno médio (180°), preaquecido, em banho-maria, por 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de desenformar.

Fonte: Guia da Cozinha Especial Pudins.

8 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Luna,
Quem não gosta de pudim?
E, com leite de coco e com sabor de gengibre,então...Hummmmm! Delícia.
Bje boa semana,
Lylia

♥ Nat ♥ disse...

Nossa esse pudim ficou lindo demais.. Me deu água na boca... Sabe que nunca experimentei essa cominação : coco com gengibre. Achei super interessante!!! Seu blog só tem receitas inusitadas, adoro ficar me surpreendendo aqui!

Se tiver um tempinho visite meu blog também!
Beijos

Lua Limaverde disse...

Lylia, o gengibre na calda ficou bem sutil porque não deixei a pedaço ferver muito, mas dá pra adaptar se quer mais forte ou não, na próxima quero fazer mais forte. :D Beijinho!!!

Oi, Nat, eu vi essa combinação num restaurante daqui, é um sorvete de coco com calda de gengibre, fica super bom! Beijinho!!

Cristina disse...

Mais que lindo esse pudim, se tem coco deve ser delicioso e o gengibre deve dar um toque refrescante!
Bom fds...

ameixa seca disse...

Tenho calda de gengibre em casa mas pudim com 2 latas de leite condensado é demasiado para mim :) Só se fizer meia receita.

Lua Limaverde disse...

Cristina, obrigada! Bjs!

Ameixa, isso tudo porque estava com muitas caixas de leite condensado em casa e tinha que usar. É uma receita pra quando se tem visitas, rende muito! Beijo!

wair de paula disse...

Adorei. Versão com coco, wow! Eu faço de vez em quando com um pouco de café solúvel, vira quase um pudim de capuccino. Bjs!

Lua Limaverde disse...

Wair, com café deve ficar uma delícia, pena que não posso comer ultimamente mas um dia vou usar essa idéia! Beijo!