segunda-feira, agosto 08, 2011

Pavlova de Maracujá

Já perdi a conta de quantas vezes fiz essa Pavlova da Nigella, mas nunca havia postado a receita por aqui, até porque ela já está manjada nos blogs (o que é sinal de que é muito boa). É uma sobremesa leve no paladar e meio dramática no visual, dependendo do que você use como cobertura. É uma ótima maneira de servir frutas, mas eu acabo sempre usando maracujá. Mesmo que você use outros tipos de frutas, sugiro que use o maracujá como base, com ou sem sementes.
A Nigella possui várias versões dessa receita. Aqui utilizei a do livro Feast (meia receita, pois nesta ela usa 8 claras), mas no vídeo abaixo você pode conferir que é praticamente igual à versão do Bites.



Ingredientes:
4 claras
Pitada de sal
250 g de açúcar
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
200 ml de creme de leite (usei de caixinha)
2 ou 3 maracujás (e/ou outras frutas, de preferência mais azedas)
Coco ralado (opcional, não usei)

Preaqueça o forno em 180°. Risque um círculo de 20 cm num pedaço de papel manteiga e reserve-o juntamente com uma assadeira (geralmente uso a de pizza). Usando a batedeira, bata as claras com o sal até que forme picos lisos. Com a batedeira ligada, vá jogando o açúcar, em colheradas, até que surja um merengue firme e brilhante. Fora da batedeira, salpique o amido de milho e acrescente o vinagre e a baunilha. Incorpore com a ajuda de uma espátula, com cuidado, sem misturar muito, apenas para incorporar mesmo. Separe uma colher de chá do merengue e ponha sobre a forma, bem no centro. Ponha então o papel por cima: o merengue vai segurá-lo no lugar. Despeje o merengue com cuidado sobre o papel, formando a base da pavlova, seguindo a linha do círculo e achatando um pouco o topo. Você pode deixar as laterais bem lisas ou formar picos (como fiz), caso queira. Leve ao forno e imediatamente baixe a temperatura para 150°. Deixe assar por cerca de 1 hora e 15 minutos: ele deverá crescer e ficar bem seco e quebradiço. Desligue o forno, abra a porta e deixe esfriar completamente (confesso que essa parte de esfriar eu quase nunca obedeço).
Retire o papel manteiga da base e aqui você tem duas opções: a Nigella costuma inverter a base e usar o fundo como topo. Eu prefiro deixá-la na mesma posição em que assou, acho que fica mais bonito. Separe a base num prato de servir. Se você for usar creme de leite fresco, bata-o até atingir o ponto anterior ao chantilly. Se usar o de caixinha, simplesmente despeje-o sobre o topo da pavlova (se usar o de lata, tire o soro). Corte os maracujás e despeje-os com uma colher sobre a pavlova. Caso vá usar alguma outra fruta, finalize com ela. Outra opção é polvilhar coco ralado por cima.

Fonte: Feast: Food that celebrates life - Nigella Lawson.

12 comentários:

linksdistodaquilo disse...

A receita é deliciosa e com video dá mais vontade de fazer.

Beijo.

Anita.

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Luna,
QUe delícia!
Bj e boa semana,
Lylia

Sandreane disse...

Luna, tudo bem?
Sempre ouço falar dessa receita, mas fico temerosa de tentar fazer e ficar ruim... Ainda mais que sou fã da textura meio suspiro que fica e não quero ficar frustrada... Entende?
Mas vou tentar, não agora, mas em breve penso em me arriscar e colocar em prática a receita.
Abraços mil!

Vivian Luiz Coco - Temperaria disse...

Nossa, eu nunca comi uma Pavlova! O merengue fica muito doce? A sua ficou linda!
www.temperaria.com.br

Lua Limaverde disse...

Oi, Anita, é verdade, por isso quis colocar o vídeo porque dá pra ver melhor como fica a textura do merengue. Beijinho! ;-)

Lylia, obrigada, pra você também, querida! :D

Sandreane, tudo bom? Não fique com medo não, menina, é super simples de fazer e se você gosta de suspiro vai adorar! :-)

Vivian, o merengue fica bem doce, mas é justamente pra balancear o azedo do maracujá, quando você está comendo não sente que está tão doce, entende? Beijinho! :)

wair de paula disse...

Adorei a receita, já fiz parecido com caqui, mas era mais um merengue, não uma Pavlova (chic!). Outra receita a fazer...se continuar frequentando seu blog vou engordar...abs!

conceicao disse...

É realmente uma delicia.
Bjs

Lua Limaverde disse...

Wair, deve ficar bom com caqui também, nunca provei. Abraço e volte sempre! Olhar não engorda, rs.

Conceição, fica ótimo, você já fez pavlova? Bj!

Patricia Scarpin disse...

Vim aqui xeretar a sua receita do "Feast" - perfeita! Aliás, preciso fazer pavlova agora que morangos estão na época.
xx

Lua Limaverde disse...

Ah, Pat, pavlova com morangos deve ficar muito bom, eu acabo sempre fazendo com maracujá por ser mais prático/barato, rs. Beijos!!!

YES we Cooking disse...

Nossa, só delícias por aqui! Depois passa no meu blog, está rolando sorteio de umas forminhas lindas, beijão

Lua Limaverde disse...

Que bom que você gostou, Cecília! Volte sempre! :D