Tenho essa receita há bastante tempo e só tinha preparado ela uma vez, há muitos anos, mas nem me lembrava mais do resultado. Está no meu caderninho, mas lembro que copiei de um programa de tv, era uma receita da culinarista Luzinete Veiga. Procurei na net, existe uma receita idêntica no Cybercook.
A massa é bem grudenta e não sei que ponto é esse que solta das mãos, só sei que não o alcancei, sob pena de colocar muita farinha e a massa ficar pesada. Deixei a massa crescer e ela fica enorme, na hora de abrir ela virou uma toalha, mas como ela gruda muito dá um pouco de trabalho colocar na forma. Nessa hora jurei que não repetiria a receita. Fiquei com medo de não conseguir cobrir e acabou ficando pouca massa embaixo e muita massa em cima, como se pode ver pelas fotos. O ideal seria ter feito em uma forma maior (fiz com uma de 24 cm), pois a torta é grande, mas eu não tinha. O pior é que o resultado foi muito bom, fica bem saborosa, essa massa é muito macia, deliciosa mesmo, com certeza por causa da batata.
Abaixo, duas fatias: a primeira é de logo quando tirei do forno, a massa e o recheio estavam derretendo, uma delícia! Depois a textura da torta fria.
Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de leite morno
20 ou 30 g de fermento biológico (dependendo da temperatura - usei 25 g)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de óleo
100 g de manteiga
2 gemas
3 batatas médias cozidas e amassadas
Farinha de trigo até soltar das mãos (mais ou menos 550 g)
1 gema para pincelar
Recheio:
4 tomates
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
200 g de presunto
200 g de muzzarela
150 g de lingüiça calabresa.
220 g de queijo cremoso
Sal e orégano a gosto
Derreta o fermento no leite morno e acrescente o sal, o açúcar, o óleo, a manteiga, as gemas e as batatas. Misture bem e vá acrescentando a farinha de trigo até soltar das mãos. Sove a massa em superfície polvilhada e deixe crescer (deixei crescer enquanto fazia o recheio, acho que uns 30 ou 40 minutos).
Para o recheio eu processei primeiro o presunto, a muzzarela e a lingüiça juntos e reservei. Depois processei os demais ingredientes também juntos. Na receita diz que eles devem ser picados, mas achei mais prático processá-los.
Abra a massa com um rolo e ponha numa forma untada e polvilhada, deixando sobras da massa pra fora. Acrescente o recheio de forma que a primeira camada seja da mistura de queijo, presunto e lingüiça e depois a mistura de tomate - pode ir alternando as camadas, mas na pressa eu coloquei cada camada de uma vez só. Feche a massa com as sobras e pincele com gema. Leve ao forno preaquecido (180°). O meu assou em 50 minutos.
Fonte: Caderno de receitas.
17 comentários:
Luna, eu adoro massas que são feitas com batata... ficam macias mesmo...
Luna, concordo com a Silvia, massas que levam batata tem uma textura e um sabor inigualáveis.
Deu trabalho a danada mas ficou lindona, hein?
luna, adorei essa receita, parece uma delícia! fiquei com vontade de fazer, nham!
beijinhos, miki
a massa ta com uma cara maravilhosa, tbm fiquei aguada!!! rs
Bjs
As massas que levam batatas são mesmo imbativeis. Olha pode ter te dado um trabalho danado mas ficou linda eu gostei muito da receita.
Eu gostei muito da foccacia, mas o pão da Lua ainda é o top of the tops. Depois vem o brigadeiro com ovomaltine, tudoooo!
Laecio
Luna, que pão lindo! parece que te deu trabalho mas no final valeu a pena,ne?!? Ainda bem.
Adorei também, principalmente a parte que tem bastante recheio!
Deu vontade de comer agora! Vou ter que fazer essa foccacia!
Fofo, suculento! Deu vontade de pegar um pedaço!
Meninas, fica bem gostoso mesmo, a massa é bem suave e o recheio é bem forte, marcante. Acho que vale a pena fazer também só o pão, como pão mesmo, vou tentar um dia.
Eliana, não sei porquê, mas achei essa torta bem sua cara. :)
Laécio, você está esquecendo daquele que é realmente seu preferido: o sorvete de limão!!!
Lu, que torta mais bonita! E a textura dela ainda quente parece maravilhosa, com tudo derretidinho... Nhami! :o)
Que torta linda. E você tem tanta coisa boa ultimamente! bjs!
Obrigada, Cris e Cinara! :)
Fiquei com água na boca, de verdade! :-)
Olá, tô fazendo a receita e parece ser maravilhosa, mas e o azeite, pra que serve? e o recheio é tudo cru mesmo?Beijos!!
Olá, Danielle! O azeite é pra dar liga ao recheio, é só misturar tudo. Geralmente presunto, linguiça calabresa são produtos consumidos frios (crus), além disso eles vão cozinhar um pouco junto com a torta, ok? Mas se você se sentir melhor pode refogar antes, mas não precisa. ;D Beijos!
Postar um comentário