segunda-feira, janeiro 22, 2007

Macarronada de Atum

Não que haja algo demais na receita, mas sabe aquela macarronada que tem a cara de quem a faz? Essa é a minha. Já fiz tanto essa receita pros meus amigos que hoje em dia até evito fazer. Adoro a combinação de atum e azeitona (nesse caso usei picles, um bom substituto) e (quase) sempre uso colorau em macarronadas vermelhas pois ele satura a cor do macarrão, do molho e da carne (no caso, o atum) e dá um sabor a mais através da visão - é sabido que o colorau não tem sabor, mas acho que a cor envia alguma informação pro cérebro que faz a gente acreditar que tem algo mais ali.

Ingredientes (2-3 porções):
115 g de fettuccine ou spaghetti
170 g de molho de tomate (1/2 lata)
1/2 cebola picada grosseiramente
2 colheres (sopa) de manteiga (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de colorau (colorífico)
1 lata de atum (170 g)
2 picles de pepino fatiados (ou azeitonas a gosto)
sal a gosto
pimenta a gosto

Cozinhe o macarrão em água, sal e uma das colheres de colorau. Isso demora o tempo de fazer o molho: refogue a cebola na manteiga e óleo. Acrescente o atum e a outra colher de colorau e mexa bem, até o refogado incorporar o colorau. Deixe fritar um pouquinho e acrescente o picles ou azeitonas. Depois adicione o molho e tempere com sal. Quando o molho ferver e reduzir um pouquinho (isso tudo é bem rápido), junte o macarrão cozido na panela do molho e mexa, juntando tudo (com uma colher de plástico, pra não quebrar o macarrão). Sirva imediatamente, com uma chuvinha de pimenta-do-reino moída na hora.

26 comentários:

Silvia Arruda disse...

Luna, macarrão com atum lembra minha infância. Esta receita deve ter ficado deliciosa!!
Bjo

ana disse...

Luna, definitivamente nossos paladares se afinam. Costumo fazer uma salada de fusili com atum que fica muito gostosa, mas nunca experimentei uma receita quente assim. Só de ver a foto e a tua descrição já sei que fica divino! Vai pra lista dos "fazer urgente!"
beijo,

Cinara disse...

Só tem coisa gostosa nesta receita, Lu! Com certeza vou experimentar... E eu adorei a "chuvinha de pimenta-do reino"! ;o) Beijão!

Akemi disse...

Luna, que macarrão delicioso! Concordo contigo, acho que se come primeiro com os olhos e ver um molho vermelho assim abre mais ainda o apetite!

Anônimo disse...

Lu, abri seu blog e disse: VIVA já tenho idéia pro almoço de hoje! hahahaha AMO atum. Melhor, amo tudo o que é peixe, marisco, etc. Além da ricota que é a minha debilidade. Ahhh hoje de manhãa assei uma rosca de ricota ... vou postar ficou bonitinha!!!

Lua Limaverde disse...

Sílvia, de atum não, mas de sardinha me lembra a infância - acho que nos anos 80 se usava muita sardinha... rs.

Ana, acho que você vai gostar, mas sou suspeita, porque esse macarrão com atum é meio "comida da alma" pra mim. Se fizer, depois me conta. Bj!

Cinara, uma chuvinha de pimenta moída na hora é tudo num macarrão, não é mesmo? E olha que é um hábito recente, mas viciei, rs. Beijos!

Akemi, concorda? Ainda mais que a cor vermelha dá uma fome, faz a gente salivar que é uma beleza (rs).

Lua Limaverde disse...

Itza, que bom ter te inspirado, esse macarrão é tão fácil e prático e pode haver mil substituições com o que se tem em casa. Hum, essa rosca de ricota parece boa, hein? Beijinhos!

Anônimo disse...

Luna, que beleza esse macarrão!

Adoro atum e faz tempo que não como...

Na faculdade tivemos que analisar uma propaganda para nota e isso envolveu pesquisa de uso de cores também. O vermelho faz isso mesmo que vc falou, desperta apetite (também sexual), incita as glândulas de saliva... Por isso é que aquela famosa rede de fast food tem o símbolo vermelho e amarelo.

Karen disse...

Eu sempre achei que o colorau tem gosto, não sei do que, talvez do fubá ou do que quer que seja que usam para dar volume ao corante, mas tem sim! Bastava misturar colorau ao arroz para que eu o achasse mais gostoso!

Anônimo disse...

Nossa, que apetitoso! Adorei! Eu gosto de atum, mas nunca coloquei no molho de macarrao. Mas p q o colorau? so pra dar cor, ou tem outra funcao? bjos,

Lua Limaverde disse...

Patricia, você fez Publicidade? Também já estudei um pouco a função das cores (sou - ou fui - diagramadora), mas nada muito profundo não, mas adoro comida colorida! :D

Karen, eu também vivo comprando essa briga, mas todo mundo teima em dizer que ele não tem gosto (pra mim até água tem gosto), penso da mesma forma, sempre que adiciono colorau em alguma coisa acho que fica mais gostoso.

Fer, o colorau é coisa de família, eu sempre via as pessoas usando e sempre amei carnes com colorau, parecia que tinham mais sabor, sabe? Não sei se ele tem sabor mesmo ou se causa apenas uma reação que faz a gente acreditar nisso. Oficialmente ele é apenas um corante natural mas pessoalmente acho que tem sabor sim: de qualquer forma os outros condimentos que dão cor têm um sabor forte que pode comprometer certas receitas e nesse sentido o colorau pode ser muito útil. :)

Eli disse...

Gostei da dica do colorau. Eu sempre faço uma massa aqui em casa com atum e creme de leite, eu não o marido faz eu acho uma delícia, mas agorou vou adotar essa sua também. A foto como sempre LINDA!

Anônimo disse...

Menina, eu não sei se é o seu caso mas pra mim, colorau tem sabor de nordeste e de comida de avó feita em panela de barro e fogão de lenha. Quando era pequena adorava ajudar minha avó a catar as sementes do urucum pra fazer o colorau caseiro, como o pessoal do interior ainda faz até hoje. É costume, mesmo.

Lua Limaverde disse...

Eliana, essa sua versão (a do marido) deve ser ótima, nunca fiz assim. Beijinho!

Agdah, que bom vê-la por aqui. O colorau realmente é muito usado por essas bandas, pelo menos aqui no Ceará. Eu sempre achei muito comum até entender que é uma coisa mais regional mesmo. Agora o colorau sendo feito só vi uma vez, quando ainda era criança. Eu gosto muito, também tem um quê sentimental pra mim. Beijos!

Anônimo disse...

Lua, adoooro seu macarrão, você sabe. Menina, mas aquele bolo de carne, hein? que carinha ótima! preciso te visitar mais vezes...

Lua Limaverde disse...

Pode vir, Lílian, só não dá agora. Sabe aquele piso feio que tinha aqui e que eu vivia reclamando? Resolvi colocar outro por cima, aqui em casa está um caos! Ah, adorei o chocolate, viu? Beijos!

Anônimo disse...

Luna,

Eu me formei em Tradução/Interpretação Port./Inglês.

No primeiro ano tínhamos uma professora de Lingüística que era extremamente exigente e deu um trabalho de análise de propaganda, onde tínhamos que analisar as linguagens verbal e não-verbal de uma determinada propaganda. E daí tivemos que pesquisar a coisa das cores, etc.
Foi puxado, viu, amiga? risos

Tb adoro comida colorida! :D

Elvira disse...

Também faço uma receita parecida. É prática e muito boa. :-)

Anônimo disse...

Estou contigo e não abro sobre o q vc disse do colorau! Acho cor e aparência mto importantes na apresentação de um prato... nao tem nada pior do q comer um macarrão branquelo... o sabor pode estar bom, mas o visual é crucial para apetecer-nos! Tenho até uma árvore de Urucum aqui em casa... Delícia macarrào com Atum! Me deu uma fome agora...Beijos!

Valentina disse...

Luna, amo atum em molho de macarrao tambem.so nunca provei com picles. Este teu prato está extremamente apetitoso. bom apetite!

Lua Limaverde disse...

Que legal, Patricia, quando eu era adolescente eu tinha o sonho de ser tradutora. Fiz Letras/Inglês, mas no meio mudei pra Letras/Literatura pois me apaixonei por teoria e análise literária.

Elvira, já vi no seu blog você usando colorau em algumas receitas. :)

Oba, mais uma fã do colorau! Camila, eu também não curto muito macarrão branquelo, a não ser que seja um molho em que não possa ser usado. Beijinhos!!!

Lua Limaverde disse...

Val, (olha a intimidade), geralmente uso azeitonas, mas como não tinha mais usei picles, o meu marido gostou mais do que com azeitonas. :D

miki w. disse...

luna, adorei a dica do colorau (confesso q é algo q nunca uso) e também a combinação atum + picles. quero testar um dia desses :-).
beijinhos, miki

Lua Limaverde disse...

Miki, acho que o colorau é uma coisa mais regional, daqui mesmo, deve parecer meio estranho pra vocês, não sei se você iria aprovar (rs). Beijos!

Anônimo disse...

AAAAA..kkkk acabei de fazer o macarrão c/ atum aqui em casa e TODOS amaram .. hsuhsuhsu ..

Brigadão pela receita. o/

vou comer * ;D

Lua Limaverde disse...

Olá JOTA, que bom que você gostou! Obrigada por vir aqui me contar. Abraços!