sábado, janeiro 06, 2007

Brigadeiro de Cacau e Ovomaltine [Rainhas]


Essa receita foi publicada no Rainhas do Lar, é de uma leitora chamada Ana Sílvia, mas foi enviada por outra leitora, a Sora - enfim, leia o original para entender a quadrilha e o modo de preparo ultra-detalhado.
É a segunda vez que faço em 10 dias, pois é um sucesso. Hoje foi uma pequena comemoração do aniversário da minha irmã aqui em casa e fiz algumas coisinhas só para complementar - já que ela trouxe coisas já prontas - esse brigadeiro, uma mousse de limão e uma torta que só vou postar amanhã. A mousse na verdade é a "mousse-truque", que todo mundo faz na hora do aperto: 1 lata de leite moça, uma caixa de creme de leite e bate no liquidificador com uma caixa de gelatina pronta (conforme instruções da embalagem) do sabor de sua preferência e leva pro congelador até ficar com consistência de mousse. É que não sou chegada em receitas que levem ovo cru, (não pelo sabor, mas por medo) e as mousses geralmente levam claras que não vão ao fogo, então prefiro fazer a "mousse-truque". Apesar da simplicidade ela também fez sucesso. Tanto ela quanto o brigadeiro servi em copinhos descartáveis de 60 ml, pra facilitar nas porções.
Ingredientes:
1 lata de Leite Moça Nestlé
1 colher (sopa) cheia de cacau em pó
1 colher (sopa) cheia de Ovomaltine de chocolate
1 colher (sopa) de manteiga com sal

Numa panela grande, misture bem todos os ingredientes até ficar bem homogêneo. Leve ao fogo baixo e vá mexendo com uma espátula de silicone ou colher de pau até começar a dar o ponto. A Sora conta que o ponto é textura de "Danete", eu não deixo engrossar muito pois geralmente sirvo pra comer de colher. Pra quem vai enrolar pode deixar engrossar mais um pouco.
Opções: de colher fica legal jogar um pouco de Ovomaltine por cima na hora de servir (foi o que eu fiz) ou mesmo nozes ou outro tipo de castanha; para enrolar a sugestão dela é passar no cacau como se fosse uma trufa.
Observações: o tom diferenciado da receita está nos ingredientes, então sugere-se que não se faça substituições, senão será um mero brigadeiro comum... :)

Fonte: Rainhas do Lar.

15 comentários:

Valentina disse...

Luna, gosto muito de ovaltine. Esta receita realmente deve ser um pecado. E a foto, by the way, está marvilhosa.bjs

Eli disse...

Luna suas fotos são uma coisa!hehehe Parece que estou abrindo um livro, adoro. Eu estou pra fazer essa receita, sabado que vem é niver do meu querubim, você acha que esse brigadeiro dá pra fazer pra criança?!

Eli disse...

Tenho um pouco de receito por conta do cacau que é forte né?

Lua Limaverde disse...

Eliana, acho que não tem problema ser pra criança não, já que o cacau não leva açúcar, como o chocolate - só não sei se agrada ao paladar infantil, pois fica levemente amargo. O problema é que como não fica enjoativo, todo mundo quer mais! rs

Regina disse...

Eu sou chocólatra então...só posso dizer q está divina! (apesar de meu monitor estar azul) Viu, eu não tenho medo da clara não, tenho mais receio da gema, até pelo colesterol. bjs

Lua Limaverde disse...

Regina, eu tenho medo na verdade é do ovo inteiro! (rs) Tenho medo de contaminação de salmonela. Por favor nunca dê nada com ovo cru pra sua filhinha, viu? Beijos!

Anônimo disse...

Luna, sou doidinha por Ovomaltine. Adoro o sabor, o cheiro e a textura. Croc, croc, delícia!

Quando não estava de dieta tomava o milk shake de Ovomaltine do Bob's, coisa boa.

Esse brigadeiro está maravilhoso, que vontade!

Lid disse...

Esse brigadeiro é simplesmente uma maravilha! E com certeza as crianças vão adorar. Fora o ovomaltine em cima... ai ai. A mousse truque é maravilhosa e fez tanto sucesso quanto o brigadeiro!
Receitas de virar os olhinhos rss

Obrigada Lua, pelo meu níver hehe

Akemi disse...

Lunaaaaaa, quer me matar aqui??? Tem um monte de produtos brasileiros aqui mas Ovomaltine, não! buáááá! Como a Patricia, sempre que íamos no shopping era de lei comprar um milk shake de ovomaltine no bob's e com ovomaltine extra! rss ÔOOO coisa boa!

Lua Limaverde disse...

Lid, ainda sobrou da mousse-truque, acredita? Deve ter bolo até hoje na tua casa, né?

Val, Akemi e Patricia: Ovomaltine é um negócio de louco mesmo: quem inventou vai pro céu!! Eu também adoro o milkshake de ovomaltine do bob's: meu marido costuma dizer que aquilo vai direto pro cérebro! rs

Anônimo disse...

Lu, olha que engraçado, também fiz o brigadeiro nesse final de semana e postei lá no Mercado, junto com outras receitinhas. Beijos e obrigada pelo estímulo!

Anônimo disse...

Esse brigadeiro de colher está virando meme entre os blogs de comida! Também quero, uehuehuehe Pena que em casa, não teria número de comensais suficientes.... =/

Lua Limaverde disse...

Lu, este brigadeiro é um sucesso e contagiante, todo mundo está fazendo!

Vitor, faça pra dar para os amigos ou quando eles forem na sua casa, garanto que vão adorar!

Anônimo disse...

Eu preciso dizer que me rendo a este brigadeiro. Chocolate amargo é uma de minhas paixões. Nada o supera. Você come uma colheria e, sem perceber, raspa a tigela.

Laécio

Lua Limaverde disse...

Laécio, ando lendo suas colunas no Diário, são um charme. :)