quarta-feira, junho 23, 2010

Chili Vegetariano

Por vários motivos está ficando mais difícil escrever por aqui, inclusive porque não tenho feito muitas receitas diferentes. Mas sempre que eu puder vou aparecer. Esse chili é algo simples que faço sempre e que gosto muito, usando como base essa receita da Cinara. Faz tempo que não encontro chili em pó na cidade, então improviso com pimenta calabresa ou mesmo um molho de pimenta mais forte. A dose de calor fica a gosto, mas cada vez que faço carrego mais um pouquinho.
Ingredientes:
2 xícaras de proteína texturizada de soja
1 e 1/2 xícara de feijão cozido, sem caldo (usei feijão verde)
1 cebola picada
2 alhos picados ou ralados
1/4 de pimentão vermelho ou 1/2 pimentão verde
1 lata de molho de tomate (ou 400 g de molho de tomate caseiro)
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa (ou 1/4 colher de chá de chili em pó)*
1/4 colher (chá) de cominho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho de pimenta a gosto

*comece com um pouquinho e vá testando conforme o gosto.

Cubra a soja com água numa tigela e deixe-a hidratando por 15 minutos. Escorra bem, apertando a soja com as mãos para retirar o excesso de água. Com um pouco de óleo na panela, refogue ligeiramente o alho, a cebola e o pimentão e acrescente a soja, refogando mais. Tempere com a pimenta, o cominho, o sal, a pimenta-do-reino e se desejar, umas gotas de seu molho de pimenta preferido (se alguém que não gosta tão picante for comer, deixe pra acrescentar à parte, depois do prato pronto). Junte o molho de tomate e o feijão e deixe mais alguns minutinhos, misturando tudo. Sirva com salgadinhos de milho do tipo Doritos. Numa versão mais light dá pra servir com pedaços de massa de pizza de frigideira (esquente a massa na frigideira até ficar sequinha e quebre-a em pedaços), algum pão de sua preferência ou mesmo arroz branco.

19 comentários:

Claudia Lima disse...

Luna adorei a receita!
Tenho um pouco de PVT aqui e estou com muita vontade de experimentar no Chilli. Imagino que fique muito saboroso!
Bjs :)

Geórgia disse...

Eu também adorei a receita. Sempre tenho soja em casa, pois consumimos bastante. Falta só o feijão verde. Bjs.

conceicao disse...

Adorei a receita, vou experimentar.
Bjs

Silvia Arruda disse...

Gostei da sugestão, Luna! Eu gosto de chilli carne, mas é sempre bom ter uma receita vegetariana na manga! ;)

Lua Limaverde disse...

Claudia, penso que usando beringela em cubinhos também fique bom, mas meu marido não gosta de beringela, então tem que ser soja mesmo, rs. Beijo!

Geórgia, pode usar seu feijão de cada dia, se quiser. Eu uso o feijão verde porque é mais rápido, não tenho paciência pra fazer feijão em panela de pressão, rs. Beijos!

Conceição, espero que você goste! :D

Silvinha, nessa receita a soja fica bem parecida com carne por causa dos temperos e da pimenta. É daquelas de enganar mesmo! :D Beijo!

Claudia Lima disse...

Luna obrigada por me alertar sobre os pop-ups no blog.
Eu acabei de checar o meu browser, o Firefox, e está tudo regulado para evitá-los.
Eu sugiro que vc cheque o seu para ter certeza que está tudo ok tb.
Este problema acontece comigo, quando visito alguns blogs e de fato é meio chato estas propagandas nos perseguindo o tempo todo.
Bjs :)

Sandreane disse...

Lu, amei a receita :)
Beijocas!

Lua Limaverde disse...

Cláudia, te mandei um e-mail. Beijos!!!

Sandreane, beijinho, querida!!!

lricardo disse...

que saudade deste blog e desta cozinh(eir)a...

amo vc!
LR

Lua Limaverde disse...

Priminho querido, também estou morrendo de saudades! Espero te ver aqui em julho! :D
Beijos!!!

Akemi disse...

Luna, já ficamos felizes de ter notícias suas! Experimentei PTS pela primeira vez há alguns meses atrás e adorei. Sua sugestão é deliciosa para aquecer nas noites mais frias! Bjss

Lua Limaverde disse...

Oi, Akemi! Vou tentar aparecer mais, em breve vou dar notícias! Que bom que gostou da dica! Bjs!

Rhady, agradeço seu convite, aposto que não faltará gente interessada. Abraços.

Téia disse...

Luna querida, eu adoro PTS, hoje mesmo comi o quibe que tem lá no blog, é uma delícia. A idéia do Chili é mesmo inusitada, gostei. Você apareceu lá no banquetes hoje. Um beijo grande aqui de Bsb. Téia.

Graciela disse...

Hummm, adorei essa receita, mais saudável!
De uma passdinha no meu cantinho quando puder.
Bjs.

Chef Daniel Deywes disse...

OI, vim passear em seu blog, e amei as receitas... Estou seguindo...

Gostaria de deixa o convite para visitar meu blog.
http://feitonahora.blogspot.com/


abraço
Daniel Moura

Nereime disse...

Luna, por onde anda vc???Saudades amiga!!
bjs

Lua Limaverde disse...

Téia, também acho PTS muito prático! Desculpa o sumiço! :D
Beijos!!!

Graciela e Daniel, vou visitar vocês sim, beijos!!!

Nereime, estou sumida mesmo, né? Mas em breve volto com novidades. Beijão!

Fael Vidigal disse...

Oi Luana, fiz a receita e ficou realmente muito bom! Mudei algumas coisas pela limitação de ingredientes. O chilli por exemplo, que não tinha, você vai rir, mas substitui por tempero hot calabresa do nissin miojo! Sim, o sachê que vem dentro do pacote! Hahaha! Tive a idéia porque o tempero é bem salgadinho e picante. Coloquei mais umas boas gotas de pimenta malagueta e ficou muito bom! O feijão usei preto, deu um contraste de cor bacana, e também ficou muito gostoso!

Parabéns pelo blog, visitarei com frequência :)

Lua Limaverde disse...

Olá, Fael! Achei super criativa sua alternativa, o importante é se virar, rs. Que bom que gostou! Abraços! :D