segunda-feira, junho 13, 2011

Risoto de Ervilha Torta

Apesar de não ser fã do arroz de cada dia, acho os risotos deliciosos: têm o conforto de uma sopa e a praticidade de uma macarronada. Esse eu fiz me baseando em uma receita aqui e ali, mas principalmente depois de ter assistido a um episódio do "Refeições de Jamie Oliver em 30 minutos" em que ele prepara um risoto. No momento, as receitas rápidas e simples estão me ganhando.

Ingredientes:
200 g de ervilha-torta limpa e cortada em pedaços médios (retire os fios laterais)
1 talo de aipo picado
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de arroz para risoto (usei arbóreo)
1/2 xícara de vinho branco
800 ml de caldo de legumes (ou de água, se usar um cubo)
Uma pitada de alecrim ou tomilho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ralado a gosto (no mínimo 1/2 xícara)
1 colher (sopa) cheia de manteiga

Deixe os ingredientes separados e prontos pra serem usados. O caldo ou a água devem estar quentes, numa panela em fogo baixo. Numa caçarola alta, refogue a cebola e o aipo no azeite até que fiquem perolados, em fogo médio. Junte o arroz e refogue um pouco, mexendo bem. Junte o vinho e deixe que ele seja absorvido pelo arroz. Em seguida, adicione uma concha de caldo (ou um cubo de caldo de legumes com uma concha de água quente), mexa bem e deixe que tudo seja absorvido pelo arroz antes de colocar mais uma concha. Vá acrescentando uma concha por vez, mexendo bem e deixando que o arroz absorva tudo. Quando o arroz estiver quase al dente, junte a ervilha torta e misture, temperando com ervas, sal e pimenta a gosto, se necessário. É bom ter água quente extra caso o arroz seque muito. Quando o arroz estiver no ponto, junte a manteiga e o parmesão e mexa bem, adicionando um pouco de água, se precisar. O risoto deve ficar bem cremoso e escorregadio. Sirva na hora.

2 comentários:

Eli disse...

Luna estamos mesmo em sintonia pois eu também estou com o fogão carecendo de receitas praticas.

Agora esse risoto vai pintar num jantar de um dia dessa semana por aqui, que cremoso e que mistura boa deve ficar a ervilha torta nesse arroz extremamente cremoso.

Lua Limaverde disse...

Obrigada, Lica! A ervilha fica bem crocante e o arroz cremoso, fica um contraste interessante, você vai gostar. Beijão!!!