quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Torta de Crepes com Espinafre

Um espinafre congelado e uma paciência extra me renderam essa receita deliciosa. É bem simples de fazer, só precisa ter um tempo e calma pra fazer cada passo. É daquelas pra se fazer com amor. Originalmente ela leva bacon, mas eu substituí por azeitonas para que o prato ficasse vegetariano e mais leve. E ficou mesmo bem leve, ótima opção para o jantar.

Ingredientes:
Massa de Crepes (rende cerca de 25 crepes finos):
2 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de leite
4 ovos
1/4 de xícara de azeite
Sal a gosto (coloquei 1 colher de chá cheia)
2 colheres (chá) de fermento em pó

Molho branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite.

Creme de espinafre:
6 xícaras (chá) de folhas de espinafre lavadas (usei 200 g de espinafre congelado)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de 1 limão pequeno
1 colher (chá) de manteiga
Azeitona a gosto (originalmente são 6 fatias de bacon)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Começando pelo molho branco: numa panela pequena, coloque a manteiga e a farinha de trigo. Leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a dourar. Junte o leite e misture com um fouet para obter um creme uniforme e liso. Reserve.

Creme de Espinafre: em uma panela, leve o espinafre ao fogo, tampe e deixe até murchar (como eu usei congelado, eu apenas escaldei com água e sal até descongelar). Escorra bem e tempere com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão (usei um pouco de alho também). Adicione a manteiga e aqueça. No liquidificador, bata esse refogado com 1/4 de xícara do molho branco reservado (se tiver um mixer, fica mais fácil). Pique pequeno as azeitonas e reserve.

Crepes: usei uma frigideira própria para panquecas, de 22 cm, mas pode ser usada qualquer frigideira baixa anti-aderente, untada com um pouco de manteiga. Ponha todos os ingredientes do crepe no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa. Aqueça a frigideira, ponha 1/4 de xícara de massa e gire para espalhar bem. Frite de um lado até as bordas ficarem douradas e vire para assar do outro lado.

Montagem: coloque um crepe sobre um refratário do tamanho do crepe e cubra-o com uma camada de creme de espinafre. Mais um crepe e agora o molho branco com um pouco de azeitona. Vá intercalando assim as camadas até usar todo o recheio e cerca de 20 crepes. O último crepe deve ser coberto com o molho branco e com o parmesão ralado (no meu caso usei duas colheres de sopa de requeijão cremoso também). Leve ao forno preaquecido a 180° e deixe gratinar por 15 a 20 minutos. Serve 4 porções.

Fonte: Revista Claudia Cozinha de Julho de 2006.

7 comentários:

Bia disse...

Nossa, deve realmente dar uma trabalheira, mas deve ter valido a pena! Eu também sempre tento deixar as receitas mais vegetarianas possíveis, acho que ficam mais leves e saborosas! Adorei a torta, vou testar!
Beijos!

Claudia Lima disse...

Ficou maravilhoso!
Ei não sei fazer crepes. Que inveja!
Bjs :)

Lua Limaverde disse...

Bia, o trabalho mesmo são só os crepes, mas com um pouquinho de paciência... ;D

Cláudia, como assim não sabe fazer crepes, não tem o que saber, é só colocar na frigideira! O segredo é só ter um anti-aderente bom, o resto é só paciência! Beijão! ;D

ameixa seca disse...

Que bom aspecto, sugestões vegetarianas fazem as minhas delícias :)

Lua Limaverde disse...

Ameixinha, são sempre mais leves e saudáveis! ;D

Ana disse...

Oi Luna
Apesar de nao comentar muito queria dizer q acompanho seu blog ja ha um bom tempo, e gosto muito!
Vim p/ contar q fiz essa receita da torta de crepes e ficou uma delicia, todo mundo adorou aqui em casa!
As unicas modificacoes foram q fiz o molho branco com leite de soja e amendoas (meu filho nao pode com leite de vaca), usei espinafre fresco mesmo e no lugar das azeitonas coloquei cogumelos frescos q salteei no azeite + sal.
Meu marido e meu filho adoraram a receita, ficou mesmo muito gostoso!
Eu tbem adoro opcoes vegetarianas e quando vi esse post sabia q teria q fazer essa pois os meninos aqui adoram panquecas/crepes. Demorei um pouco mas fiz! hehe!! (tenho uma pilha enorme de receitas q imprimo e quero testar, aos poucos e vou fazendo todas elas!)
Obrigada por dividir a receita!
Abracos
Ana

Lua Limaverde disse...

Oi, Ana!!! Quanto tempo! Também acompanho o seu mas já faz um tempinho que você não posta, né?
Fico muito feliz que a receita deu certo pra vocês, imagino que tenha ficado muito bom com cogumelos! Obrigada pelo carinho, beijão! :-)