terça-feira, setembro 21, 2010

Barrinhas de Geléia e Amêndoas do Bill

Ao assistir esse episódio do Bill's Holiday, fiquei morrendo de vontade de fazer essas barrinhas com geléia de framboesa. Não são muito doces e a massa é simplesmente divina, vou usá-la em outras receitas de tortas e biscoitos. Não deu pra tirar uma foto decente, mas deixo aqui o vídeo do Bill fazendo essa receita maravilhosa e perfumada.


Ingredientes:
200 g de manteiga (separe 50 g para a cobertura e 150 g para a massa)
Amêndoas em lâminas (quanto baste, o suficiente para cobrir uma assadeira média)
1 fava de baunilha (ou 2 colheres (chá) de extrato)
100 g de açúcar (massa) + 1/4 de xícara de açúcar (cobertura)
2 colheres (sopa) de leite
40 g de amido de milho
220 g de farinha de trigo
Geléia de framboesa (quanto baste, usei um pote pequeno inteiro) ou outra geléia de sua preferência

Comece pela cobertura: aqueça os 50 g de manteiga, acrescente as amêndoas, 1/4 de xícara de açúcar, a fava da baunilha cortada no comprimento e liberada as sementes (ou 1 colher de chá de extrato) e o leite. Mexa em fogo baixo até ficar levemente caramelado. Reserve para esfriar e retire a fava.
Para a massa, bata numa batedeira (com a pá, se possível), os 150 g de manteiga com os 100 g de açúcar e o que sobrou da fava de baunilha (ou mais 1 colher de chá de extrato), até ficar homogêneo. Aos poucos acrescente o amido e o trigo, peneirando, batendo a cada adição.
Distribua a massa numa assadeira média forrada com papel manteiga, com o auxílio das mãos. Leve para assar em forno pré-aquecido em 180°, por 12 minutos, para dourar um pouco.
Quando a massa estiver fria, espalhe a geléia sobre ela e depois cubra tudo com a cobertura de amêndoas, apertando ligeiramente. Forno mais uma vez por 25 minutos. Para servir, corte em barrinhas.

4 comentários:

Kerla e Bob disse...

Oi, luciana!
fazia um tempao mesmo que eu nao visitava teu blog... nao foi por nada demais, além de trabalho. mas adorei ter lembrado dele hoje. como ta melhor ainda! deu vontade de voltar a me aventurar pela cozinha novamente (do meu modo mega amador, claro). vou fazer essa torta de alho. bjk!

Lua Limaverde disse...

Oi, Kerla! Quanto tempo, menina!!!
Volta sim, e se der volta a fazer um blog também pra gente trocar receitinhas! Ah, quando puder conheça meu blog de cupcakes e brownies:
http://lunacupofcake.blogspot.com/
Beijão!

Karina disse...

Oi Luna, adoro amêndoas. Sexta-feira passada chegou na redação uma sobremesa de amêndoas e chocolate. Perfeita. No fim de semana, uma amiga comprou uma torta de amêndoas divina. Posso dizer que me empanturrei. Beijos

Lua Limaverde disse...

Karina, eu também adoro amêndoas, e em receitas doces elas ficam divinas! Pena que não são muito baratas. ;D
Beijo!