terça-feira, março 02, 2010

Labna (Queijo de Iogurte)

Faz um tempo que eu procuro alternativas à manteiga/margarina no café-da-manhã. Esse queijo me pareceu uma solução muito boa, já que eu adoro iogurte e parecia muito fácil de fazer. E é mesmo. Na primeira vez fiz tudo exatamente como mandava a receita da Pat, mas apesar de ficar gostoso, não tinha o sabor matinal que eu queria. Retirei os temperos, deixando só o sal, e ficou perfeito. Lembra um pouco o cream cheese e fica levemente ácido.

Como eu já tinha o costume de tirar o soro do iogurte (pra usar em molhos), sempre usei papel de filtro de café (que pode ser usado sobre uma peneira). Foi quando alguém me deu a idéia de usar, além do filtro, o próprio suporte usado para fazer café, que é vendido em qualquer supermercado. Tenho quase certeza que foi a Cinara que me deu essa idéia. O fato é que ficou ainda mais fácil de preparar, já que não há necessidade de comprar um pano ou algo assim e a própria estrutura não deixa o iogurte entrar em contato com o soro que vai caindo.

Pra ver a receita original, com os temperos e as lindas fotos da Pat, clique aqui. Aproveite e vote nela para Melhor Blog de Baking e Sobremesas.


.
Ingredientes:
400 g (2 potes) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de sal marinho, tipo o Maldon (se usar sal comum, coloque apenas 1/2 colher (chá) rasa, ou salgue a gosto)

Misture bem o iogurte com o sal e despeje no suporte de café forrado com 2 ou 3 filtros de papel. Assegure-se de colocar antes um pequeno vasilhame sob o suporte, onde o soro vai ser retido (eu usei um ramequim). Cubra com um plástico e leve à geladeira por 24 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Retire o queijo que se formou e passe para um pote, guardando na geladeira. Como eu só deixo 24 horas, consumo em 5 dias pois não sei quanto tempo ele dura sem a cobertura de azeite da receita original.

Fonte: Technicolor Kitchen.

33 comentários:

* Jo * disse...

e eu que ainda não tomei café... estou morrendo de vontade de provar um pouquinho desse seu labna! parece delicioso!

beijos!

Patricia Scarpin disse...

Você é muito querida - fazendo campanha pra mim!

Que bom que gostou do queijinho - realmente, sem os temperinhos, ele fica mais gostoso pra comer de manhã.

Beijo, amiga, e obrigada pelo apoio!

Iliane disse...

amiga..vou tentar fazer tambem..tô levando a receita pois gostei da ideia..bjus

Santa Gastronomia disse...

Esta receita vale a pena experimentar, mesmo porque ela é facinha!

A arte em ser mulher disse...

Luna que receita fácil e deliciosa, adorei essa idéia de ter um cream cheese caseiro.

conceicao disse...

Deve ser uma delícia.
Bjs

Lua Limaverde disse...

Joana, fica muito bom num pãozinho quente, mas serve também pra receitas, fazer pastas, patês etc. Beijo! :D

Pat, na verdade, da maneira como fiz nem sei se pode se chamar labna, mas o importante é que ficou bom! E o sal Maldon que ganhei de você faz toda a diferença!!! Beijos! :D

Iliane, querida, se fizer me conte, espero que goste! Beijo! :D

Sandra, é verdade, não custa nada, não é mesmo? Se alguém não gostar é só usar em patês e tá tudo certo. :D

Camila, o cream cheese é bem mais gorduroso e portanto tem mais sabor, mas acho que a idéia é justamente de alternativa, né? Bj!

Conceição, fica sim, mas lembro que ele fica ácido. Bj! :D

Mark disse...

Uuhhmmm... isso parece gostoso e mais saudavel que as alternativas tradicionais. :)
Vou pedir pra Tuana fazer. Serah que dah certo com yougurte desnatado também?

Beijo,

Marcio

Nereime disse...

As dicas da Patricia são sempre boas , agora pela tua cozinha ainda mais especial...anotadíssima!!!
bjs

Lua Limaverde disse...

Márcio, o iogurte desnatado não tem gordura suficiente pra dar cremosidade ao queijo, eu acho. Mas mesmo com o integral vai ter menos gordura que a manteiga. Se vocês fizerem, me contem! Beijo!

Nereime, obrigada, minha querida! Espero que goste. Beijo!

Rafael disse...

Nossa, esse queijo parece delicioso, tenho uma perdição por queijos. Preciso tentar um dia.

Mallu disse...

Patrícia!
Adorei teu blog!!!
Receitas deliciosas e fotos lindas!!! Dá água na boca!!!
Já tenho umas lista das que eu vou reproduzir!!
Parabéns!!

Lua Limaverde disse...

Oi, Rafael, faça mesmo, escolha uma marca de iogurte que você goste (eu já testei com umas 3 e fica diferente o sabor), pois vale a pena. Serve também para fazer molhos para saladas, fica uma delícia! :D

Mallu, que bom que você gostou! Na verdade eu sou a Luna, a Patricia é quem me indicou a receita. Mas visite o blog dela também, que você vai gostar. Beijo! :D

Valentina disse...

Adoro labna. E gostei de ver voce dando o teu próprio toque à receita.
Esta idéia do filtro de café é ótima. Gostei.

Lua Limaverde disse...

Obrigada, querida Valentina! Beijos!!!

Richie disse...

Luna, eu tinha visto no blog da Pat essa receita, mas fiquei meio assim pela trabalheira do pano e talz. A sua ideia do coador de café resoveu todos os meu problmas! Vou fazer e depois mostro como ficou também!

bjim :D

Lua Limaverde disse...

Richie, espero que você goste tanto quanto eu! Beijo! :D

lidimes disse...

Luna, adorei a ideia! Ando enjoada de manteiga e queijo Minas todas as manhãs ;-)
Obrigada pelo comentário simpático sobre a Zazá.
Beijo
Ligia

Lua Limaverde disse...

Lidimes, obrigada pela visitinha. Beijo grande pra ti e pra Zazá. :-)

AndreaDomingas disse...

Adorei a receita e a dica do filtro de papel! Sinceramente sempre me freiou um pouco o fato de ter que comprar tecido, coador, etc. Vou fazê-lo em breve!
Bjs

Lua Limaverde disse...

Domingas, espero que você goste! Beijo!

Sonia, boa sorte com seu novo blog! :D

Juliana disse...

Nossa, que delícia, e super light!!! Como faço iogurte em casa, já vou testar, nham nham nham...

Eduardo Luz disse...

Belas fotos, idéia e execução.
Deve ser bom pra comer com pão sueco.
Abs.

♥ Nat ♥ disse...

Adorei as fotos e desde que vi a receita no Technicolor kitchen fiquei ansiosa para testar... Agora a vontade só aumentou!!!
Estou começando novamente meu blog, dê uma passadinha lá quando puder!!
Abraços

Lua Limaverde disse...

Oi, Juliana, ainda quero fazer iogurte em casa, mas vou aos poucos, rs. Bj!

Edu, muito obrigada! Nossa, fiquei com vontade desse pão sueco, deve ser bom! Abração!

Nat, vou passar lá sim, agora mesmo! Beijo!

Sandreane disse...

Essa é definitivamente, a resposta as minhas preces *rsrsrsr*
Amei a idéia :)
Vou anotar e providenciar os ingredientes.
Beijocas!

oquefazerprojantar??? disse...

que ma-ra-vi-lha!
também vou querer fazer!!
obrigado pela sugestão!

Lua Limaverde disse...

Meninas, depois venham me contar se gostaram! Beijocas! :D

Claudia Lima disse...

Luna muito obrigada pelo carinho, significa muito!
Não é fácil suportar as saudades, pois ele era uma presença marcante em nossas vidas.
Temos que nos acostumar a conviver com as saudades e as boas lembranças, que é o que ficou.
De fato, a data do nascimento entre nossos gatos é uma coincidência bem grande.
Espero que tb possa conviver bem com a ausência do seu querido e amado amigo, ainda que seja muito díficil as vezes.
Ainda temos a mãe dele para alegrar nossos dias.

Ainda não tinha visto esta sugestão. Parece interessante.
Eu gosto muito de comprar uma ricota "spreadable" que tem aqui. Vem num potinho e é bem molinha. Uso tb nas receitas, fica ótimo!
A gente tem que ficar de olho em tudo, pq a saúde é o nosso maior bem.

Bjs :)

Richie disse...

Oi Luna!

Que legal vc tb estar se adaptando pra grandes vendas! (é isso? foi o q entendi pelo vc comentou..hehe).
Por isso que vc tá sumida do blog? Saudade de tuas receitas!
Um bjo e sucesso pra vc! :D

cesar disse...

Adorei seu Blog. Tem um formato lindo e profissional, receitas interessantes e possíveis.
Vou te adcionar na lista dos favoritos do meu blog www.todosparacozinha.blogspot.com, se der passa lá.
Abraço

Anônimo disse...

Oi! Só uma dúvida: o iogurte tem necessariamente que ser integral?

Parabéns pelo blog!

Bjos

Lua Limaverde disse...

Patrícia, eu nunca fiz com o desnatado, mas acho que dá pra fazer sim, só não vai ficar com a mesma textura, provavelmente vai ficar mais esfarelado, como uma ricota. Bjs!