quarta-feira, outubro 28, 2009

Bolinho de Anjo com Brigadeiro de Abacaxi ao Vinho Branco

Não foi fácil fazer uma sobremesa em equipe, foi bem mais difícil que eu imaginei. Principalmente porque a maior parte das pessoas estava bem sem vontade e eu cheguei mesmo a desistir por ver que só eu estava empolgada. No último minuto improvisamos algumas idéias e saiu esta sobremesa, que ficou bem saborosa pro meu gosto. Apesar do brigadeiro ser doce, a redução e o abacaxi são ácidos e a castanha faz a parte crocante. A crítica que recebemos da professora foi só estética: ela queria mais contraste no prato, apesar de termos explicado que a idéia era uma coisa meio diáfana mesmo, pra combinar com o bolo de anjo, como se fosse uma sobremesa angelical (a foto não ficou boa pois tirei no meio da avaliação e a luz da sala não favoreceu). Se tivéssemos usado chocolate ou canela, pelo menos pra mim, teria estragado o sabor do prato, mas o que importa é que no final tudo se resolveu e todos da equipe ficaram satisfeitos.

Ingredientes:
Bolo de anjo (Le Cordon Bleu) (4 porções):
4 claras
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
1/2 colher (sopa) de cremor tártaro
90 g de açúcar
30 g de farinha de trigo peneirado
10 g de amido de milho peneirado

Bata as claras com o extrato até que fiquem fofas e esbranquiçadas. Adicione o cremor e bata até endurecer. Junte o açúcar aos poucos e depois incorpore com uma espátula a farinha e o amido peneirados. Distribua a massa em 4 forminhas de buraco no meio (usei umas de silicone). Bata as formas numa bancada para baixar um pouco a massa, a fim de que não fique buracos nos bolinhos. Asse por cerca de 15 minutos ou até crescer e dourar. Deixe esfriando de cabeça pra baixo sobre uma grade. Desenforme com cuidado.

Brigadeiro de Abacaxi ao vinho branco e castanha-do-pará
Faça um brigadeiro branco com 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga e 1/2 xícara de castanha-do-pará picada. Deixe cerca de 2 xícaras de abacaxi picado de molho em vinho branco (1/4 de garrafa) por várias horas (pode ser de véspera). Escorra o vinho e misture o abacaxi ao brigadeiro já pronto. Preencha o buraco do bolo de anjo com o brigadeiro.

Redução de vinho branco
Deixe reduzir os 3/4 da garrafa de vinho com um pouco de açúcar até que fique levemente caramelado e grosso. Use para finalizar o bolo de anjo.

9 comentários:

brisa disse...

Nossa, mas parece taooooo boooom!! hehe Yum!!

Bjs Luna e parabens pela criacao:)

Carolina Andrade disse...

Do jeitinho que gosto, leve e doce. Adorei e vou provar. Beijos

lricardo disse...

faz bolo de anjo com brigadeiro pra mim, qdo eu chegar :)

bjoooo,

LR

Claudia Lima disse...

Eu achei uma delícia!
Parabéns!
Bjs :)

Pitadasdilu disse...

Huuum que chique! Ficou lindo, parabéns!
Bjos, Lú.

Eduardo Luz disse...

Tem um restaurante em Barcelona, o Espai Sucre que tem o menu todo ( inclusive os pratos salgados) idealizado como se os pratos fossem sobremesas. É muito interessante e já que você está mergulhada nelas...
Abs.

PETITE CHEF disse...

Olá!!

Adorei seu blog, e suas receitas!!!
Fantastico!!!
Este bolo deve fazer furror em sua casa!!!

Até breve!!
;)

Mari disse...

Luna, que linda a sua sobremesa... nunca me arrisquei a fazer o bolo de anjo, justamente, por medo de deixar de cabeça para baixo.. e se cair? risos...
Formas pequenas para ele, nunca vi... achei interessantíssimo!
Super beijo,

Mari

Lua Limaverde disse...

Brisa, obrigada, ficou bem simples, mas ficou gostoso. Beijo!

Carol, obrigada! Beijo!

Láecio, quando você resolver nos visitar vou fazer um bolinho de anjo pra você com todo carinho. :D Bj!

Claudia, obrigada! :D

Lu, você achou chique? Obrigada! rs Bj!

Eduardo, é mesmo? Que interessante, é uma idéia legal, vou pesquisar sobre esse restaurante pra saber mais. Abração! :D

Petite Chef, obrigada, que bom que gostou! Volte sempre que quiser! :D

Mari, não cai não, pode confiar, hehehe. Eu tenho umas forminhas de silicone com buraco no meio que deram certo pra receita, mas aquelas de bolo de anjo mesmo eu não as tenho. Beijão!