terça-feira, setembro 04, 2007

Pão de Queijo Caseiro

Essa foi a primeira vez que eu fiz pão de queijo. Comprei o polvilho e usei a própria receita da embalagem. Era pra ser mais uma experiência, mas não é que deu certo? Ficou bem no ponto, adorei o resultado. Outro ponto importante pra mim na receita foram as medidas: a maioria das receitas de pão de queijo pedem copos e pratos como medida, o que pra mim sempre dá errado.

Ingredientes:
500 g de polvilho azedo
250 ml de leite
100 ml de água
100 ml de óleo de soja*
1 colher (sopa) de sal
4 ovos
300 g de queijo meia-cura ralado grosso (usei de minas padrão)

Coloque o polvilho em uma vasilha funda e larga. Leve ao fogo o leite, a água, o sal e o óleo. Quando ferver, jogue sobre o polvilho. Mexa bem com uma colher de pau. Deixe amornar por cerca de 20 minutos e acrescente os ovos previamente batidos. Misture bem com as mãos. Acrescente o queijo ralado e amasse bem. Deixe esfriar, unte as mãos com um pouco de óleo e faça as bolinhas. Leve para assar em forno quente (200°) por cerca de 20 minutos ou até que os pães estejam dourados (os meus levaram mais de 30 minutos). Rende quase 30 pãezinhos.

*Lembrando que outro tipo de óleo não serve para pão de queijo, tem que ser de soja.

Fonte: Embalagem do Polvilho.

24 comentários:

Elvira disse...

Também faço pão de queijo de vez em quando. É bom demais! :-)

Marizé disse...

Tenho mesmo de fazer pão de queijo, não é justo comentar apenas o aspecto, porque esse está divinal

Anônimo disse...

Luna, amo pão de queijo! Lembro que antes desses industrializados já congelados para fazer em casa sempre fazíamos desse jeito, era uma delícia. Mas nunca usei óleo de soja, sempre usavamos o de milho. Por que só o de soja dá certo? Será que muda muito??? Beijos! A foto deu água na boca!

Silvia Arruda disse...

Minha mãe costumava fazer pão de queijo em casa, com polvilho azedo, assim como vc. Ficava mto saboroso. Eu nunca fiz e lembrei qto o gostinho era bhom! :)

Cinara disse...

Lu, eu também uso queijo minas-padrão no pão de queijo. Acho que é o que fica melhor! E como a Verena, também fiquei curiosa para saber porque só o óleo de soja dá certo... Acho que sempre usei de soja, mas hoje usaria o de canola. Será que daria errado? Só não quero fazer o teste para saber! ;o) Beijos, amiga!

Laurinha disse...

Pq? Posso perguntar de novo? Qdo eu faço, uso o de canola...
Esse seu ficou lindo, uma cara boa demais!
Beijinhos,

laila radice disse...

ai que delicia...pro cafezinho da tarde nao tem nada igual! bjos

Alessander Guerra disse...

E como é bom um pãozinho de queijo não!

Até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Valentina disse...

Luna, amo pão de queijo.E este está com uma cara linda.

Anônimo disse...

Gostei da coincidência, eu também postei sobre pão de queijo hoje! Mas no meu vai óleo de girassol, não de soja... E dá certo =) O seu tem uma cara óptima! Pena que por cá não encontro queijo minas, deve ficar melhor ainda, já que é o que todo mundo usa no Brasil =)

Unknown disse...

Tenho urticárias para fazer pão de queijo! Desde que vi lá no blog do Marcelo, Comer&Bebes, e as 15 receitas mostradas no Mais Você! hahahah

Certeza que vou aproveitar esse feriadão para isso, =D

Geórgia disse...

Adoro pão de queijo, mas todas as vezes que fiz em casa entrei em pânico na hora dos ovos, parece que a massa não vai prestar, sem falar naquele grude nas mãos! Bjs.

Eli disse...

Que lindos Luna!! Pãozinho de queijo é algo que não pode faltar aqui em casa!! :)

Janna Joaninha disse...

a-m-o
a-m-o
amo pão de queijo!

os seus ficaram lindos...

Heidi disse...

Luna, que lindos estes paezinhos, aínda não fiz, e também fiquei curiosa quanto ao óleo de soja? abraços.

Patricia Scarpin disse...

Luna,
Estou pra fazer pão de queijo em casa há séculos e ainda não fiz justamente por causa destas medidas malucas!
Adorei o seu, está com uma cor linda, deu água na boca, amiga!

Márcia disse...

Oxe, cadê o comentário q fiz aqui ontem? Será q o blogger agora implica comigo até em blogs alheios??? Poxa...
Amei os seus pãezinhos, Luna!
Nunca tive coragem de testar em casa, ultimamente só tenho comido dos congeladinhos, msm...
Beijão!

Lua Limaverde disse...

Elvira, eu nunca tinha feito, é tão melhor que os congelados! :)

Obrigada, Marizé! :)

Verena, essa história do óleo de soja eu não tenho certeza, mas já ouvi muita gente dizer isso, que outros óleos, por exemplo o de canola, não dá a mesma textura, talvez pela temperatura que eles atingem, não sei. Mas não tenho certeza, talvez seja só com algumas receitas. :)

Muito bom, Sílvia, vale a pena.

Ci, é difícil eu comprar queijo de minas, mas gosto muito e ficou muito bom nesses pães! Quanto ao óleo, como eu disse à Verena, foi o que me disseram, eu até comprei só pra isso, pois costumo usar o de girassol e o de canola. :)

Laurinha, se está dando certo com canola talvez a história da soja seja lenda, rs. :)

Laila, Alessander e Val, pão de queijo é tudo de bom, adoro tudo que é feito com polvilho. :)

Witchie, estou achando que é lenda, viu? rs Os seus ficaram lindos!

Vitor, como diz a Katita, "se joga"! rs

Geórgia, eu pensei a mesma coisa fazendo aquele grude, mas se o meu deu certo, vai dar certo contigo também! :)

Eliana, suas receitas testadas já estão na lista, rs.

Obrigada, Joaninha! :)

Dinha, acho que vou ter que ir mais a fundo nessa história, rs.

Pat, esse negócio de usar copo, amiga, não é comigo, aqui em casa nem tem copo americano, e às vezes você não sabe se é americano ou se é de requeijão... enfim! Como medir um prato de queijo? hehehehe

Marcinha, vai entender o blogger, rs. Eu comia muito dos congelados, mas eles ficavam tão sem gracinha, rs. Meu marido já estava enjoado, dizendo que não gostava mais de pão de queijo. No dia que eu fiz ele quase acabou com a fornada, rs.

Beijos a todos, obrigada pelos comentários!

Quanto ao óleo de soja, a única coisa de que tenho certeza é que pelo menos algumas receitas só funcionam com óleo de soja, só não sei por quê! :(

Joaninha disse...

Luna, para vaiar também adoro pão de queijo mas faz um tempão que não como uma delícia dessas. Apesar de amar nunca fiz, mas é algo que fazparte da minha lista de receitas a experimentar. Vou juntar esta sua e testar porque o aspecto dos seus está divinal!
Beijinhos

Camila L disse...

Que coincidência! Fiz pão de queijo pela primeira vez semana passada! A minha receita era um pouco diferente e levava os 2 tipos de polvilho... gostei, mas não será minha preferida. Os pãezinhos ficam meio crocantes, não massudos por dentro.. mais leves, é verdade, mas diferentes! Beijos...

Cláudia disse...

Vou anotar essa receita, pois parece simples e gostosa. E claro, pão de queijo é tudo de bom!
Adorei esta receita que tirou minnha dúvida sobre quando colocaros os ovos. Obrigada.
bjs

Lua Limaverde disse...

Joaninha, eu sempre tive vontade de fazer, mas achava que não ia conseguir, mas não é difícil, agora não vou querer mais os congelados, rs.

Camila, esses ficaram como gosto, sequinhos por fora e por dentro bem "liguentos", com certeza menos loght que os seus, rs.

Cláudia, às vezes a gente não repara nas receitas de embalagens, mas penso sempre que alguém deve ter testado aquela receita e que pode ser boa. Nesse caso deu certo. :)

Beijos!!!

Ana disse...

Oi Luna!
Visito sempre o seu blog mas acho q comentei pouco por aqui... (nao sei pq, pois tem tanta coisa boa! Alias, aquele frango com alho ta lindissimo! hehe!!)
O q me trouxe a escrever aqui foi o caso do "oleo de soja" no pao de queijo. Achei muuuuito interessante esse negocio de dar mais certo com esse tipo de oleo, e agora estou aqui me perguntando se eh por isso q meu pao de queijo nao fica tao bom quando eu faco aqui nos EUA...
Eu uso oleo de canola, mas trago o polvilho do Brasil, pois alem de nao ser facil achar aqui nao eh igual ao dai (eh mais grosso).
Enfim, quando fazia no Brasil na casa da minha mae sempre dava certo, mas depois q mudei p/ ca nunca mais meu pao de queijo foi o mesmo, ja testei diversas receitas e nada...
Eis que minha mae usava mesmo Oleo de Soja, e eu aqui uso o de Canola.
Pronto, sera esse o pulo do gato?
La vou eu comprar oleo de soja so p/ testar! hehe!
Obrigadissima pela dica, adorei!!
Abracos!
Ana

Lua Limaverde disse...

Ana, eu também sempre visito o seu e não comento, mas aprecio tudo que você faz, rs.
Tomara que o óleo de soja seja a solução para o teu caso, eu já ouvi isso de algumas pessoas, mas não sei se é real. Pelo menos não arrisco com outros, rs.
Um grande beijo! (desculpa a demora)