quinta-feira, agosto 30, 2007

Scones com Gotas de Chocolate

Sempre tive curiosidade em relação aos scones, mas ao mesmo tempo eu tinha um certo preconceito: pelas fotos (a minha que o diga) eles sempre parecem pãezinhos duros e amanhecidos, o que é uma injustiça com a realidade, já que são bem fofinhos e macios e tão práticos de fazer! Pelo menos essa receita da Patricia. Achei interessante que não levasse ovos, até porque não os tinha em casa, e pincelei só com leite, daí não terem ficados com a casquinha dourada. Isso não deve ter comprometido o sabor, pelo menos aqui em casa adoramos, bem suave, pouco doce, uma delícia. Como eu nunca tinha visto por dentro parti um para a foto, ainda estava bem quentinho... Agora vou em busca de um scone salgado, imagino que essa textura combine ainda mais numa versão salgada.

Ingredientes:
280 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
1 e 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de bicarbonato
1/4 de colher (chá) de sal
115 g de manteiga gelada e em cubinhos
90 g de gotas de chocolate
1 colher (chá) de essência de baunilha
160 ml de coalhada

Para pincelar:
1 ovo (não usei)
1 colher (sopa) de leite

Cobertura:
50 g de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga (não tinha em casa, mas fiz numa forma anti-aderente e deu certo). Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos, até tudo ficar com uma consistência de farelo grosso. Adicione as gotas de chocolate.
Misture bem a coalhada com a baunilha e despeje nos ingredientes secos. Misture até obter uma massa (não mexa demais).
Transfira-a para uma superfície enfarinhada e amasse 3 ou 4 vezes com as mãos. Todos os farelinhos que estavam na tigela vão grudar na massa e você vai ter uma bola. Modele-a em formato de disco, como uma pizza de aproximadamente 20 cm de diâmetro.
Corte triângulos (como se fosse uma pizza), coloque-os na forma preparada, deixando um pouco de espaço entre eles e pincele com o ovo misturado ao leite. Misture a canela e o açúcar e salpique sobre os scones logo depois de pincelá-los com o ovo. Leve ao forno por 20 minutos, aproximadamente, ou até que estejam dourados.

Fonte: Technicolor Kitchen

14 comentários:

Flor de Sal disse...

Eu também achava que os scones eram uns bolinhos sem graça! Até os provar!
Parabéns esses têm muito bom aspecto. Geralmente coloco passas nos scones mas para a próxima vou copiar você e colocar chocolate!
Bjnhos!

Valentina disse...

moro na terra dos scones. sao muito gostosos. Ficou linda a tua foto!

laila radice disse...

nossa na sua parece textura de panetones...adorei...bjos

Cláudia disse...

Adorei estes scones de com chocolate, e o fato de serem sem ovos também devem ficar mais delicados com o chocolate. Eu sempre fiz o tradicional com uvas passas. O próximo será este.
bjs

Silvia Arruda disse...

Eu ainda não provei scones e, a cada dia que passa, minha vontade e curiosidade aumentam, depois de vê-los fazendo sucesso nos blogs!!

Cinara disse...

Também estou ensaiando para fazer esta receita, Lu!!! Parecem super apetitosos... :oP Beijão!

Beatriz Belliard disse...

até que deu vontade de comer um pedaço olhando a foto ! bjs

Cris disse...

É de manhã, estou com uma xícara de café aqui do lado e estes scones olhando para mim... ah Luna...

Patricia Scarpin disse...

Querida, que bom que você gostou dos scones - ficaram lindos os teus!
Deu vontade de fazer de novo. ;)

Laurinha disse...

Ficaram lindos os teus! E essa canelinha em cima, aiai, delícia!
Beijinhos,

Alessander Guerra disse...

Fiquei curioso nunca comi scones, mas pelas suas palavras pareceram mesmo bastante apetitosos. E ao menos, a textura da foto dá a impressão dos panetones. Lembram essa textura mesmo?

Até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Lua Limaverde disse...

Flor de Sal, ainda não fiz um scone mais tradicional, mas adorei este! :)

Valentina, fiquei fã desse pãozinho. :)

Laila, embora pareça, é um tanto diferente. :)

Cláudia, agora que já passou o preconceito vou tentar outras receitas. :)

Silvinha, sei que você não se anima muito com doces, mas acho que você iria gostar deste.

Cinara, já estou de olho nos seus scones salgados, rs.

Bia, não sobrou nada, rs. ;)

Cris, combina mesmo com um cafezinho... :)

Pat, meu marido ficou lendo teu post, ele adora histórias do Reino Unido, adorou ler sobre os scones... :)

Laurinha, eu tinha que usar a canela! Adoro, e além disso se não usasse eles iam ficar muito branquinhos... :)

Alessander, antes de mais nada, adorei seu blog, muito charmoso. Quanto aos scones, eu não acho parecida com a de panetone, acho panetone mais duro. É o que comentei no post: nas fotos o scone não demonstra sua real textura. :)

virtual chef disse...

Ao fim de semana, no inverno costumo fazer scones para o lanche. Numa roda de amigos, scones e chá é o ambiente perfeito. Com lágrimas de chocolate nunca fiz, mas ficou a ideia!

Lua Limaverde disse...

Virtual Chef, adorei seu blog, vou linká-lo depois. :)