segunda-feira, dezembro 25, 2006

Quiche de Macaxeira


Essa receita é um clássico na família: sempre fazia quando havia festas de natal na casa da minha mãe, e como esse ano fui para a minha madrinha, resolvi levar pra lá e acho que gostaram. Além do jogo de palavras que dá nome ao blog, a receita existe.
Que pena que meu "fotógrafo" não tirou foto dos quitutes de tia Fátima e prima Isabel, que arrasaram com um rocambole de carne, um bacalhau e uma torta de chocolate com uvas que deixou todo mundo triste de alegria. Foi um ótimo natal!
Ingredientes:
1 kg de macaxeira
sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de noz moscada
100 g de bacon magro em cubos
1 cebola grande picada
3 gemas
3 claras

Cozinhe a macaxeira na água com sal e passe no espremedor de batatas, moedor ou processador, ainda quente*. Misture a manteiga, mexendo bem com uma colher de pau (eu misturei ainda no processador). Junte o creme de leite e a noz moscada. Reserve.
Frite o bacon até que doure, junte a cebola e frite mais um pouco. Junte à massa de macaxeira. Adicione as gemas e por último as claras em neve, mexendo cuidadosamente.
Unte com manteiga uma travessa retangular refratária e despeje a massa. Asse em forno moderado (170°) por aproximadamente 1 hora. Decore com bacon frito, tomate, pimentão (decorei esse com pimentão vermelho). Serve como entrada ou como acompanhamento de assados.

*Quando estou com pressa compro a macaxeira em pacotes de 500g já cozida e só faço esquentar no vapor.

Fonte: Recorte do caderno de receitas.

25 comentários:

Valentina disse...

Com certeza farei esta receita amiga. aproveitarei que estou no Brasil e macaxeira abunda.Pelo que contas tua festa de natal foi muito boa.bjs

Lid disse...

Delicioso! Quero mais!!!

Lua Limaverde disse...

Faça, Valentina, que fica muito bom, aliás, tudo com macaxeira é bom. A festa de natal foi ótima, cheia de "causos", muitos risos. :)

Lid, qualquer dia faço mais! :P

Silvia Arruda disse...

Ha-ha! Então é esta a receita que dá nome ao blog?
Parece deliciosa. Eu adoro mandioca!!!
Bjos

Akemi disse...

Descobrimos a origem do nome do seu blog! Hummm, que delícia deve ser (ou melhor ter sido! rsss). fico feliz que seu Natal foi ótimo! Bjs

Karen disse...

Eu nunca comi mandioca assim! Deve dar um acompanhamento ótimo para carnes!

Márcia disse...

Amiga,
adorei essa receita, pois macaxeira é algo que aprecio por demais!!!
Nhami!!!!
Espero testar em muito breve.
Bjos.

Lua Limaverde disse...

Sim, Sílvia e Akemi, esta é a origem do nome do blog, queria um nome que dissesse de onde eu era mas que também fosse longe (rs) e lembrei dessa receita. :D

Karen, ela é muito boa pra acompanhar carnes, sim, principalmente assados, quando faço alguma carne no forno lembro dela.

Márcia, macaxeira pra mim também está entre os primeiros dos vegetais! É nhami mesmo! (rs)

Regina disse...

Que legal saber de onde vem o nome desse blog tão gostoso!!

Anônimo disse...

Luna, que coisa mais deliciosa ver a receita que dá nome ao seu blog - ainda mais este nome tão bacana!!

Gosto bastante de mandioca (como chamamos a macaxeira aqui em SP) e esta receita parece bem rápida e prática!

Lua Limaverde disse...

Pois é, meninas, finalmente revelei o "segredo". :D

Anônimo disse...

Oi Lu! Finalmente descobri q o quiche existe rsrsrsrsrsrss Realmente estava muito bom, não sobrou nem um pouquinho. Obrigada pelos elogios :) Nós não temos culpa de sermos tão boa na cozinha, né? E modestas também... Bjinhos!!!

Lua Limaverde disse...

Pois é, Bel, qualquer dia vem pra cá pra gente fazer uns biscoitos ou algo assim rs. Beijos!!!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que delicia de receita! um dia vou testar. macaxeira eh mandioca, neh? beijos!

Lua Limaverde disse...

É sim, Fer, também conhecida como aipim. :)

Anônimo disse...

Obrigada pela receita, fiz algo parecido com isso com alguns ajustes! Foi um sucesso entre os meus convidados finlandeses.

Lua Limaverde disse...

Que bacana, Gringa! Fico super feliz em saber! Beijos!

Iliane disse...

numca imaginei que o nome do blog viesse dessa quiche linda..que por certo farei!..sou uma apaixonda por macaxeira,aipim..rssss..visitando seus arquivos e vi em algum blog algo sobre isso..parabens linda quiche...

Lua Limaverde disse...

Iliane, apesar de simples, a receita fica deliciosa, faça mesmo! Sempre que faço esqueço de bater a foto pra substituir a que fica neste post... :)

Iliane disse...

emfim..fiz a quiche.!!!!rssss.e..aqui em casa..amamos..é deliciosa..a sua ficou amarelinha..será a mandioca?que era amarela?olha..receita otima ..que farei varias veses sim!!obrigado pela receita...

Lua Limaverde disse...

Oba, Iliane, vou já lá ver no seu blog, que legal! :)

Manu disse...

Luna, acabei de encontrar seu blog e estou doida pra fazer essa receita! Onde você encontra creme de leite fresco em Fortaleza? A receita dá certo se substituí-lo pelo de caixinha ou de lata? Obrigada!

Lua Limaverde disse...

Olá, Manu! Seja bem vinda! Olha só, sempre encontro creme de leite nos supermercados, principalmente na rede Pão de Açúcar, eles ficam na mesma área de manteiga, nata, requeijão... Mas se você quiser fazer com creme de caixinha não tem problema, viu? Beijos! :-)

Gourmet disse...

Alo! Fiz o seu prato e coloquei no meu blog, o LilicaGourmet: http://lilicagourmet.blogspot.com/2011/04/quiche-de-macaxeira.html
É mesmo uma delícia, obrigada por compartilhar conosco!

Lua Limaverde disse...

Obrigada pela confiança na receita, Lilica! Beijo! :D