quinta-feira, dezembro 14, 2006

Feliz Aniversário!


Quando eu tinha 16 anos eu vi o Ricardo pela primeira vez, de longe, sem nem saber quem era, e jurei pra mim mesma que eu casaria com ele, um pouco de brincadeira, um pouco sério. O fato é que calhou dele acabar na minha turma de faculdade, ser praticamente meu vizinho, pegar o ônibus todos os dias comigo e ainda gostarmos do mesmo tipo de música. Demorou mais uns 3 anos para ficarmos amigos mais próximos e finalmente começarmos a namorar: desde então ele tem sido meu tudo e vice-versa. Ele faz meus sonhos todos se tornarem realidade e o amo mais do que ele imagina. Parabéns, minha vida.

Não tenho o menor talento para bolos de aniversário, mas como fiquei com muita vontade de fazer um, peguei uma receita DIVINA da Patricia Scarpin. O problema todo é rechear, cobrir, não tenho as manhas e não tive tempo de pesquisar. Eu ia fazer uma cobertura de cream cheese, mas não deu tempo e acabei usando o recheio como cobertura (Moça Fiesta Alpino) e cobrindo com nozes picadas. O problema é que hoje aqui tava muito quente, tudo derretendo, inclusive a cobertura. Na hora, tudo bem, pois ficou na geladeira, mas no final da festa (cujo pedaço da foto não me deixa mentir) tudo estava arriando. A Patricia talvez deverá me dizer que isso não servia como recheio, mas a verdade é que apesar de tudo o bolo ficou gostoso e só tenho a agradecê-la por essa massa incrível, que vai me obrigar a fazer outros bolos de aniversário. Patricia, apesar de ficar na geladeira e de não ter sido regado, o bolo ficou uma fofura, uma delícia.
BOLO BRANCO
Ingredientes:
240ml de leite, em temperatura ambiente
6 claras
1 colher (chá) de extrato ou essência de amêndoa (não usei)
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
315g de farinha de trigo
350g de açúcar
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
170g de manteiga, amolecida

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte duas formas redondas de 22cm (usei de 24cm, ficou mais baixinho), forre o fundo com papel manteiga e unte o papel. Polvilhe tudo com farinha de trigo.
Misture levemente o leite, as claras (sem bater, mesmo) e as essências usando um garfo. Reserve.
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o sal numa tigela de batedeira com o batedor em forma de pá (eu não tenho, então usei os comuns mesmo), junte a manteiga e bata até obter uma textura parecida com areia úmida.
Adicione a mistura de leite, reservando 120ml, e bata em velocidade média por 1 minuto e meio. Acrescente o restante da mistura de leite e bata em velocidade alta por 30 segundos - não bata demais.
Divida a massa entre as assadeiras e asse por 30-35 minutos (faça o teste do palito). Os bolos ficam bem amarelinhos por cima e mais branquinhos por dentro.
Deixe esfriar por 15 minutos nas formas e depois coloque em grelhas para esfriar completamente antes de confeitar.
Regue o bolo com um xarope feito de 1 parte de açúcar para 4 partes de água, aromatizado com essência (tem que ter cuidado na hora de molhar o bolo, senão ele fica mole demais).

Fonte: Technicolor Kitchen.

15 comentários:

Eli disse...

Que lindo seu texto! Que vocês passem muitos e muitos aniversários juntos, dê um abraço e meu feliz aniversário pra ele. Posso sentir a fofura do bolo pela foto, devia estar mesmo uma delícia as receitas da Patricia são ótimas.

Karen disse...

É uma história bonita mesmo! Muitas felicidades para os dois e que comemorem muitos aniversários juntos!

Elvira disse...

Feliz aniversário! :-)

PS: o bolo ficou lindo.

Silvia Arruda disse...

Ai Lu, que lindo!! Fiquei emocionada com sua declaração de amor para seu marido...
Sabe que minha história de amor é meio parecida com a sua? Eu e meu marido nos conhecemos na faculdade (ele fazia Análise de Sistemas e eu, Jornalismo), em Piracicaba. Mas nós dois somos de Sorocaba. Nos tornamos amigos no ônibus para a faculdade, namoramos por 9 anos e casamos em junho deste ano.
Vou anotar a receita deste bolo e quando o for o aniversário do meu marido, eu preparo!!
Bjo

Anônimo disse...

Meu amor, estou emocionado com seu depoimento. Você é tudo pra mim. Cada dia ao seu lado é algo indescritível de tão maravilhoso. Você sempre faz meu aniversário ser algo mais do que especial. Você é a minha vida, minha linda!Te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Luna, o seu bolo está perfeito! Tão fofinho, fiquei com água na boca!

Na minha opinião, essa receita é muito boa justamente por se adaptar bem a qualquer recheio e cobertura. Eu usei doce de leite, ganache, já cobri com pasta americana e tb com marshmallow. A Valentina usou ganache e ficou ótimo tb.
A sua escolha foi excelente e prática - amiga, chocolate é manhoso mesmo, ele não gosta de calor!
O meu só não foi pra geladeira por causa da pasta americana.

Ficou ótimo! Chocolate e nozes combinam super bem!

Akemi disse...

Meus parabéns ao seu marido! Que linda declaração! E este bolo, dá para se ver como é macio e fofo! Já estava com vontade de fazer, agora então, só me atiçou mais ainda!

Lua Limaverde disse...

Eliana, obrigada, direi sim a ele (se bem que eu acho que ele já leu rs). Beijo.

Obrigada, Karen, que bom vê-la aqui. :)

Elvira, muito obrigadinha. :)

Sílvia, sua história é realmente bem parecida, nós namoramos por 10 anos e casamos este ano em abril. O legal é que depois de tanto tempo não há dúvidas, não é? A espera valeu a pena. Beijos!!!

Ric: :*

Patricia, mais uma vez obrigada pela receita, eu nunca tinha feito um bolo que depois que fosse pra geladeira continuasse fofinho, essa massa é ótima! Depois quero umas dicas suas sobre essas coisas já que não posso encomendar os seus bolos lindos!

Akemi, pode fazer, sendo receita da Patricia é garantido, tudo que fiz dela valeu muito a pena. Beijos.

Regina disse...

Luna, dê meus parabéns ao maridão!
E que muitos aniversários se sigam...bjs

Márcia disse...

Eita, receita ótima, post lindo e declaração de amor apaixonada agradecendo: não tem preço!!!
Parabéns ao maridex, pelo aniversário e pela esposa prendada, e a vc, pelo bolo maravilhoso e pelo marido que parece amá-la demais da conta!
Que vcs sejam muuuito felizes!
Bjos.

Lua Limaverde disse...

Regina, jé dei, ele ficou muito feliz com o carinho de vocês. Beijo.

Márcia, muito obrigada, nós somos um casal sortudo mesmo, desejo tudo em dobro pra ti também. Beijinho.

Anônimo disse...

Luna, você já tem o meu e-mail, pode ficar à vontade - adoro falar/escrever sobre comida e também sobre os meus bolos! :D

Lua Limaverde disse...

Patricia, pode deixar que vou usar e abusar hehehe. Beijos, querida.

Valentina disse...

Luna, que historia linda. Acho que nem todos na vida temos a 'graça' de viver uma historia bonita como esta. mas acredito nelas. e que lindo ler a tua historia.quanto ao bolo, ja fiz este bolo e realmente é muito bom.parabens para o ~Luno~.bjs

Lua Limaverde disse...

Pois é, Valentina, a maior benção da minha vida foi ter conhecido o Ric e conto pra todos não pra fazer inveja, mas pra mostrar que é possível. Beijos.